terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Quatro moradores de rua na missa de aniversário do Papa

A santidade está em deixar que o Senhor 

escreva a nossa história” 

Cidade do Vaticano (RV) - Na manhã desta terça-feira, dia do seu aniversário, o Santo Padre quis que na Missa matutina na Casa Santa Marta estivessem presentes as pessoas que vivem e trabalham na Casa Santa Marta, para viver a celebração numa atmosfera mais familiar.
O Evangelho de hoje sobre a genealogia de Jesus, rico em nomes dos seus antepassados, foi a ocasião para Francisco recordar afetuosamente na sua homilia, também os nomes de alguns dos funcionários presentes.
Celebrando o dom da vida
A Missa foi concelebrada pelo Decano do Colégio Cardinalício, Cardeal Angelo Sodano, representando o Colégio. Após a Missa, como de costume, o Papa saudou cada um dos presentes. O Secretário de Estado, Dom Pietro Parolin, fez as felicitações ao Papa também em nome dos seus colaboradores na Secretaria de Estado. Aos cumprimentos, uniu-se o Elemosineiro Pontifício, Dom Konrad Krajewski, que apresentou ao Papa quatro moradores de rua, que dormem nas proximidades do Vaticano.
Todos os presentes acompanharam as felicitações ao Papa com um canto e participaram do café da manhã no refeitório da Domus Sancta Martae.
Na homilia, o Papa inspirou-se no Evangelho do dia, que fala da genealogia de Jesus, para falar sobre a presença do Senhor na nossa vida:
Irmãos entre irmãos
“Alguém comentou uma vez: ‘Mas este trecho do Evangelho parece uma lista telefônica’! Mas não, é toda uma outra coisa: Este trecho do Evangelho é pura história e tem um argumento importante. É pura história, porque Deus, como dizia São Leão Papa, Deus enviou o seu Filho. E Jesus é consubstancial ao Pai, Deus, mas também consubstancial à Mãe, uma mulher. E esta é aquela consubstancialidade da Mãe. Deus se fez história. Deus quis fazer-se história. E conosco. Fez caminho conosco”.
“Após o primeiro pecado no Paraíso – sublinha o Papa – Ele teve esta idéia: fazer caminho conosco”. Chamou Abraão, “o primeiro nomeado nesta lista” e “o enviou a caminhar”. E Abraão “começou aquele caminho”. E depois Isaac, Jacó, Judas. “E assim segue este caminho na história”. “Deus – afirmou o Papa – caminha com o seu povo. Deus não quis vir salvar-nos sem história. Ele quis fazer história conosco”. Uma história – reiterou – que vai da santidade ao pecado. Nesta lista existem santos”, “mas neste elenco existem também pecadores”:
“Os pecadores de alto nível, que cometeram pecados grandes. E Deus fez história com eles. Pecadores, que não responderam a tudo aquilo que Deus pensava para eles. Pensemos a Salomão, tão grande, tão inteligente, e no final, pobrezinho, alí, que não sabia nem como se chamava! Mas Deus estava com ele. E isto é bonito, não? Deus nos é consubstancial. Faz história conosco. Mais ainda: quando Deus quer dizer quem é, diz ‘Eu sou o Deus de Abraão, de Isaac e Jacó’. Mas qual é o sobrenome de Deus? Somos nós, cada um de nós. Ele toma de nós o nome para fazê-lo seu sobrenome. ‘Eu sou o Deus de Abraão, de Isaac, de Jacó, de Pedro, de Marietta, de Armony, de Marisa, de Simone, de todos!’. De nós pega o sobrenome. O sobrenome de Deus é cada um de nós”.
“Ele, o nosso Deus – fez história conosco, pegou o sobrenome do nosso nome”, “deixou-se escrever a história de nós”. “Nós – foi a sua reflexão – escrevemos esta história de graça e pecado e ele vai atrás de nós”. Esta – frisou – é a humildade de Deus, a paciência de Deus, o amor de Deus. É nosso. E isto comove!”. “Tanto amor, tanta ternura, de ter um Deus assim”:
“A Sua alegria foi partilhar a sua vida conosco. O Livro da Sabedoria diz que a alegria do Senhor está entre os filhos do homem, como nós. A proximidade do Natal nos faz pensar: Se Ele fez a sua história conosco, se Ele pegou o sobrenome de nós, se Ele deixou que nós escrevêssemos a história, ao menos deixemos, nós, que Ele escreva a nossa história. E esta é a santidade: ‘Deixar que o Senhor escreva a nossa história’. E isto é um augúrio de Natal para todos nós. Que o Senhor escreva a tua história e que tu deixes que Ele a escreva para ti. Assim seja!”. (JE)
                                                                                                 Fonte: radiovaticana.va
....................................................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário