domingo, 15 de dezembro de 2013

Reflexão para este

3º Domingo do Advento

No Evangelho de hoje, Jesus responde aos discípulos de João Batista. Ao fazer isso, não realiza um discurso teórico e abstrato. Jesus não é afeito às grandes elaborações filosóficas, como fomos acostumados, para falar de Deus e de sua atividade. O Senhor se define pelo que Ele realiza concretamente. Por isso, Deus fala de suas ações libertadoras: os coxos andam, os cegos veem, os prisioneiros são libertos... Portanto, para participarmos desta graça devemos nos abrir ao Reino, do contrário seremos ainda escravos, cegos e mudos. Será necessário o despojamento de João Batista, sua pobreza. Não há outro caminho, senão o do desapego dos cárceres deste mundo, fundados no poder e no acúmulo dos bens. Nossa libertação depende da aceitação da proposta de Jesus. Esta certeza não elimina nossos limites, mas nos coloca na estrada da esperança do Reino.
As ações de Jesus falam por Ele
A primeira leitura fala, igualmente, de uma proposta concreta de salvação. O povo de Deus no Antigo Testamento vivia na esperança de tempos melhores. Vivia escravo, longe de seu país, na pior. Mas não perdeu a esperança, porque Deus prometeu a restauração (Is 35). Nós também, como o povo da Bíblia, desejamos o mundo prometido por Deus: reino de paz, justiça e amor. Ao mesmo tempo, também vivemos momentos de escravidão: nossos medos, vazios, doenças, a saudade, a morte... Também queremos que Deus venha e ponha fim ao mal, destrua o que nos perturba.
A espera da vitória de Deus proclamada pelo Profeta Isaías são um convite ao ânimo e a alegria: “Alegre-se a terra que era deserta...” (Is 35,1). “Dizei as pessoas deprimidas (os corações abatidos): Criai ânimo! Não tenhais medo!” O nosso mundo está mergulhado no desânimo, na falta de sentido, na angústia e na ansiedade... Talvez em nenhuma outra época, as palavras do profeta Isaías foram tão atuais. Os homens e mulheres deste tempo precisam acolher esta palavra, remédio contra os dramas psíquicos tão presentes. Para isso, será necessário reavivar a confiança no Senhor que vem com amor.
Ele virá, Ele vencerá. Mas, precisamos esperar como o agricultor, na paciência. A paciência exige firmeza: “Firmai os joelhos debilitados...” (Is 35,3). “Ficai firmes e fortalecei vossos corações, porque a vinda do Senhor está próxima.” (Tg 5,8). O sofrimento e a paciência são quase sinônimos. Seguir na esperança é seguir com paciência e sem lamúrias, como insiste o Papa Francisco: “Uma das tentações mais sérias que sufoca o fervor e a ousadia é a sensação de derrota que nos transforma em pessimistas lamurientos e desencantados com cara de vinagre. Ninguém pode empreender uma luta, se de antemão não está plenamente confiado no triunfo. Quem começa sem confiança, perdeu de antemão metade da batalha e enterra os seus talentos. Embora com a dolorosa consciência das próprias fraquezas, há que seguir em frente, sem se dar por vencido, e recordar o que disse o Senhor a São Paulo: ‘Basta-te a minha graça, porque a força manifesta-se na fraqueza’ (2Cor 12,9). O triunfo cristão é sempre uma cruz, mas cruz que é, simultaneamente, estandarte de vitória, que se empunha com ternura batalhadora contra as investidas do mal. O mau espírito da derrota é irmão da tentação de separar prematuramente o trigo do joio, resultado de uma desconfiança ansiosa e egocêntrica” (Evangelii Gaudium 85).
                                                                                            Padre Roberto Nentwig
Fonte: catequeseebiblia.blogspot.com.br     Ilustraçãocapelansaparecida.blogspot.com.br
...................................................................................................................................                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário