terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Francisco preside

 primeira Missa do Galo de seu Pontificado

Cidade do Vaticano (RV) - O Papa Francisco começa hoje, presidindo a tradicional Missa do Galo a partir das 18h30 (hora de Brasília) a cumprir pela primeira vez o calendário litúrgico do Natal, no Vaticano, A RV transmite a cerimônia ao vivo da Basílica de São Pedro, com comentários em português, a partir das 18h20. Normalmente celebrada às 24h no Brasil, a Missa do Galo é programada às 21h30 no Vaticano para evitar o cansaço excessivo do Papa, que deve prosseguir na manhã do dia 25 os atos do Natal.
"Francisco 1223 - Francisco 2013"
Todos os cardeais, bispos e sacerdotes que quiserem poderão concelebrar com o Papa. A celebração será precedida pelo tradicional rito da Kalenda, canto da antiguidade cristã que anuncia solenemente o nascimento de Jesus.
O livro da celebração disponibilizado pela Santa Sé adianta que após o canto do ‘Glória’, serão tocados os sinos da Basílica de São Pedro. No final da celebração, Francisco vai levar uma imagem do Menino Jesus à manjedoura, onde haverá uma homenagem de 10 crianças, representando os cinco continentes, que depositarão flores.
Antes da Missa do Galo, o Papa deve acender o Círio da Paz na janela de seu escritório, no Palácio Pontifício. Não está previsto que o Francisco pronuncie um discurso; habitualmente o Pontífice reza alguns segundos pela paz no mundo. 
Ao mesmo tempo, milhares de fiéis presenciam a inauguração do presépio erguido diante do obelisco no centro da Praça São Pedro. Este ano, o presépio foi doado pelo Cardeal Crescenzio Sepe, arcebispo de Nápoles, e é composto por 16 figuras realizadas em argila com vestidos em tecido.  A composição cênica é intitulada "Francisco 1223 - Francisco 2013". (CM)
               Fonte: radiovaticana.va     news.va     (Texto com pequenas alterações formais)
.....................................................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário