domingo, 7 de julho de 2024

Reflita com o padre Zezinho:

ABRA ESPAÇO NO SEU CORAÇÃO.
Não acolha somente os do seu gueto e da sua patota!

 Pe. Zezinho, scj |||||||||||||||||||||||||||||||

_____________________________

Ele tinha 47 anos. Pediu que eu explicasse a SSma Trindade: UM SÓ DEUS E TRÊS PESSOAS.

Pediu que eu também explicasse Jesus Cristo, e como ele podia ser DEUS E ser HOMEM.

E eu respondi:

- CREIO neste dogma, mas não posso explicar para você. Para mim isto também é um mistério.

Li o NOVO TESTAMENTO, estudei e estudo Teologia, li mais de 300 livros sobre Deus e sobre Jesus e não sei explicar a divina-humanidade dele.

Mas consigo e quero crer, como os apóstolos fizeram. Para os discípulos de Jesus isto também era difícil entender.

Mas eles creram em Jesus e aos poucos Ele ensinou este dogma: DEUS EXISTE E ELE É TRINDADE: PAI, FILHO E ESPÍRITO.

São pessoas divinas e infinitas, mas o Filho assumiu-se também como pessoa humana. Ele era Deus e era Homem.

Não vou criticar quem não crê como eu.

Se é difícil para mim que creio, imagino que seja ainda mais difícil para você que não crê.

Creio porque não sei explicar este mistério. Se soubesse eu não precisaria de fé. Seria evidência. E evidência a gente vê ou entende.

Para mim, algumas coisas são evidentes. Outras não são. Aí que entra minha fé.

****

Sou padre cristão e católico porque, crendo em Jesus, aceito o que ele ensinava e transmitiu aos apóstolos.

Os evangelhos e as epístolas revelaram um conceito de Deus que faz sentido para mim, mas não faz sentido para você.

Se eu não acreditasse em Jesus talvez eu ainda seria um crente judeu, muçulmano ou seguidor de outras religiões ou igrejas. Creria só no Deus Uno. Não creria no Deus Uno e Trino. Levou 400 anos para os cristãos assumirem este dogma. Esta verdade cristã nunca foi evidente.

Mas hoje há católicos, ortodoxos e evangélicos também professam a fé no DEUS UNO E TRINO.

Sou religioso, e creio no Jesus mostrado pelo cristianismo e, no cristianismo, mostrado pela Igreja Católica. E é por isso que sou pregador católico! Tenho outros conceitos de teologia e cristologia que algumas igrejas não aceitam. Um deles é que Jesus se presente na missa. Para nós não é só simbologia: isto acontece mesmo!

Os outros crentes?

Não creem como eu creio, mas minha igreja me diz que devo respeitá-los. Faz tempo que aprendi a discordar destes irmãos, sem ofendê-los.

E quando algum deles me ofende, eu me lembro que sou padre católico. E padre católico não esfrega sua fé na cara dos outros.

“Kat- holos (católico) (para todos) “significa que devo ter espaço para todos no meu coração, não importa se não são católicos como eu!… Por isso dialogo, sem esfregar minha fé na cara dos outros crentes. Somos irmãos que aceitam Jesus, mas não concluímos do mesmo jeito.

Aquele senhor de 47 anos disse: “DESSE JEITO FAZ SENTIDO. Não entendemos tudo, mas somos irmãos nesta busca de mais luzes.”…

Naquele café no shopping Ibirapuera ganhei mais um amigo! Pz

Somos todos navegantes e emigrantes e imigrantes no barco da vida. E, às vezes, fica difícil crer que acharemos um território que nos acolha! …

____________________________________________________________________________________
                                                                                                   Fonte: facebook.com/padrezezinhoscj

Nenhum comentário:

Postar um comentário