terça-feira, 30 de julho de 2024

Padre Zezinho esclarece:

Não tivemos os mesmos mestres

Pe. Zezinho, scj |||||||||||||||||||||||||||||||

________________________________

GVL escreveu comparando as letras das minhas canções que serão publicadas e refletidas em livro de 1800 canções e as canções que se cantam hoje!

A comparação não é justa porque são duas vertentes e duas perspectivas. Eles optaram pela catequese do LOUVOR e eu pela Catequese SOCIOPOLÍTICA. Ambas estão na Bíblia e nos documentos da Igreja.

E, se alguém canta louvores, isto não significa que ele é direitista e conservador, da mesma forma que quem canta doutrina social não significa que ele é esquerdista ou marxista. A GVL errou na análise.

É fácil explicar. Alguns vivem para LOUVAR. Isto está nos salmos e nos hinos da Bíbli . Encaram isto como seu chamado e vocação.

Seus mestres ensinaram isto: LOUVEM E CANTEM LOUVORES.

****

No meu caso, fui ordenado padre um ano depois do Concílio, em 1966, meus mestres me ensinaram a mística da REPARAÇÃO e a proposta do Concílio que está na “Gaudium et Spes (Alegrias e esperanças dos povos).

Este documento propõe diálogo com todas as correntes políticas e religiosas e ecumênicas. É, pois, um documento sociopolítico, mas está longe de ser um documento comunista. É totalmente catequista! Escolhi este caminho, que também está na Bíblia e no CONCILIO Vaticano II.

Mas eu também componho louvores, contudo, por vocação, miro as alegrias e esperanças dos carregadores da própria cruz e da cruz dos outros.

****

Sigo a DSI, Doutrina Social da Igreja, e me inspiro nas 40 encíclicas sociais; desde a RERUM NOVARUM, de Leão XIII, a Mater et Magistra de João XXIII, a Populorum Progressio de Paulo VI e nas 7 encíclicas sociais de João Paulo II, e também as cinco encíclicas sociais do Papa Francisco. Estudei todas elas para compor minhas canções.

Mas é escolha deles compor e cantar o LOUVOR e é escolha minha cantar A DOR E A ESPERANÇA do povo.

****

Tivemos outros mestres e estudamos outros livros. Santa Tereza D’Avila e São João da Cruz e São Pio de Petralcina e alguns videntes também me fazem pensar, mas, para compor, eu me inspiro em documentos e encíclicas sociais e na espiritualidade de Santa Margarida Maria Alacocque, que pregava reparação pelas ofensas a Jesus. Tenho minhas fontes de inspiração e os outros compositores seguem outras fontes.

*****

Então é claro que os textos serão diferentes. Eles bebem da fonte do louvor e eu da fonte da alteridade.

***

As letras deles celebram o louvor e, em geral, mostram as comunidades ALELUIÁTICAS (alel-alelu-ia) (LOUVO-LOUVAI a JAVÉ) LOUVEMOS O SENHOR.

***

Eu fui formado na pregação aos GO-EL, OS DESAMPARADOS, os que não tem ninguém por eles e só tem EL, só tem DEUS por eles porque nem orar sabem.

Seguem esta espiritualidade: São Vicente de Paula, Madre Teresa de Calcutá, Irmã Dulce, Dom Helder e Dom Pedro Casaldáliga, Dom Paulo Arns, Dom Luciano Mendes e centenas de santos, santas, bispos e padres e leigos que pregam a ascensão dos pobres do mundo. Tudo isto também está nos salmos e em toda a Bíblia!

Sigo a REPARAÇÃO, a REDENÇÃO dos feridos pela vida, e canto estas dores do povo, como as dos Salmos 7 e 10 , 12 , 17 e 22 e o Miserere (Sl 51).

Eles cantam os salmos 8, 9, 15, 19 e cerca de 20 ou 30, e os salmos de Glória e Louvor e de 145 - 150.

Mas 130 deles alternam entre o LOUVOR, A DOR e a LIBERTAÇÃO DOS OPRIMIDOS.

***

Então os autores escolhem o que cantar. E cada qual escolhe o que musicar de acordo com a sua espiritualidade. São caminhos de espiritualidade. Mas todos apontam para o Céu e todos passam por Mateus 7,15-21 e Mateus 25,31-46.

Cantar só o louvor não significa que o cantor não ajuda os oprimidos e carentes. Cantar a libertação do oprimido não significa que o cantor não louva o Senhor!... Parece que alguns críticos católicos não perceberam isto!

Estamos no mesmo navio da fé, mas a depender do salão, os cantos não serão os mesmos. São escolhas dos maestros, compositores e cantores! Entendamos o que é Louvar e Dar Esperanças! Pz

____________________________________________________________________________________
                                                                                                   Fonte: facebook.com/padrezezinhoscj

Nenhum comentário:

Postar um comentário