Desde o final do ano passado, a Igreja conta com o trabalho do um Observatório da Comunicação Religiosa no Brasil. Trata-se de uma iniciativa que foi puxada pela Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), com a adesão da Comissão Brasileira de Justiça e Paz (CBJP). Este observatório está a serviço da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Reunião do Observatório da Comunicação Religiosa no Brasil, dia 26 de
outubro de 2020. Neste encontro, a equipe foi oficialmente confirmada. Foto:
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O órgão é composto por uma equipe de reflexão permanente e conta com a
participação de religiosos, religiosas, leigos e leigas. O trabalho está sob a
coordenação da irmã Neusa dos Santos, doutora em Comunicação e Semiótica, do
padre Dário Dário Bossi, provincial dos Missionários Combonianos e do professor
emérito da Faculdade de Comunicação da Unb, em Brasília-DF, Venício A. de Lima,
também pesquisador e autor de vários livros referenciais sobre o diálogo no
campo de comunicação.
As reuniões do observatório contarão, em momentos específicos, com a
presença da presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), irmã
Maria Inês Ribeiro, e do bispo auxiliar de Belo Horizonte (MG) e presidente da
Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, dom Joaquim Mol.
Segundo a irmã Neusa dos Santos, membro da
coordenação, este Observatório inspira-se no valor da comunicação como processo
evangelizador a serviço de uma autêntica cultura do encontro e quer contribuir
para qualificar sempre mais a comunicação da Igreja Católica no País.
Tem por objetivo oferecer à Comissão Episcopal Pastoral para a
Comunicação e à Assessoria de Comunicação da CNBB uma análise permanente e
concreta das diversas formas e meios de comunicação da Igreja no Brasil,
incluindo os veículos de massa (Televisão, Rádio e Jornal), as mídias sociais e
analisando também a interação da comunicação religiosa com a sociedade.
O Observatório proporá um calendário de ações voltada para a Comunicação
da Igreja Católica em suas diversas esferas, oferecendo à Comissão para a Comunicação
da CNBB e ao Conselho Permanente da entidade uma análise de mídia ou de tema de
aprofundamento ao longo do ano.
Membros do Observatório de Comunicação
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