terça-feira, 19 de janeiro de 2021

Mensagem de Dom Majella

para o dia de São Sebastião, padroeiro arquidiocesano

"Amados irmãos e irmãs, recordo que no próximo dia 20 de janeiro, nossa arquidiocese celebra seu santo padroeiro, São Sebastião. Em vida, São Sebastião esteve rodeado de mártires a quem confortava pela assistência que dava aos cristãos perseguidos. Seu zelo em socorrer os cristãos prisioneiros e exortá-los a se manterem fiéis à Cristo até o martírio, não passou despercebido. E alguém, talvez por inveja, o denunciou ao imperador Deocleciano.

Vivemos uma situação difícil com essa pandemia. Vários municípios da arquidiocese de Pouso Alegre, com aumento do número dos casos da Covid-19, estão decretando o fechamento as atividades não essenciais. São inúmeras paróquias que fecharam as portas e outras restringiram ainda mais o número de fiéis no espaço celebrativo, tentando reduzir ao máximo o contágio no período que durar o confinamento.

Imagem de São Sebastião

Com a dor que esta medida nos provoca e que provocará ao povo de Deus por nós servido, pedimos desculpas pelos incômodos e transtornos que essa medida acarreta. Acreditamos que estamos dando o contributo possível para que juntos, como comunidade humana, ultrapassemos as tormentas que somos sujeitos.

Com o Plano de Retomada Gradual das Atividades Litúrgicas e Pastorais da nossa arquidiocese em tempos de pandemia da Covid-19, de 3 de julho de 2020, assumimos caminhar com as orientações da Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária de cada município.

Nesta situação difícil, não queremos esquecer aqueles que neste tempo particularmente difícil, sofrem e são atingidos pela pandemia. As vítimas mortais, os que estão doentes, os profissionais da saúde e todos aqueles que sentem de forma dramática as consequências desta pandemia. Não posso deixar de manifestar minha preocupação com as pessoas que estão sofrendo com a crise sanitária no Amazonas, sobretudo em Manaus.

São Sebastião falou de Jesus e conduziu muitos encarcerados até Ele. Se somos cristãos, é porque alguém nos falou de Jesus e nos conduziu até Ele. Alguém nos apontou o caminho, nos apontou Jesus. Como católicos, precisamos acompanhar quem está sendo mais afetado pela atual crise desta pandemia, mesmo que fisicamente confinados, há muitas maneiras de chegar aos outros.

Peço a todos os cristãos que realizem gestos de solidariedade e caridade cristã para que ninguém se sinta só. Intensifiquemos as iniciativas individuais, familiares e comunitárias aos mais atingidos por este tempo particularmente difícil que se vive com a pandemia da Covid-19. Todos nós estamos travando arduamente a luta contra a pandemia. Precisamos passar pelo processo de imunização, administrado por meio da vacina. A respeito de apoias as ações de combate à covid-19, o Papa Francisco declara: “não é opção, é ética”. Temos que nos salvaguardar. A vacina já chegou entre nós.

Que o Senhor abençoe a todos e que a Santa Mãe de Deus, Maria, nos ajude a viver o dom da unidade. Invoquemos São Sebastião, para que possamos dar passos significativos em direção ao primeiro Sínodo Diocesano, com o tema: “Igreja, caminho de comunhão para a missão”. Abraçamos essa beleza de caminharmos juntos em Cristo.

A todos concedo, de coração, a bênção. Fiquem na paz!

..........................................................................................................................................................................

Áudio com a mensagem

..............................................................................................................................................................
                                                                                                           Fonte: arquidiocese-pa-org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário