quinta-feira, 19 de março de 2020

Reflexão para o Dia de São José:


Iguais a José
Um dos eventos religiosos mais queridos dos católicos paraisopolenses é sem dúvida a festa do padroeiro São José, com sua bem planejada novena preparatória. Nas celebrações a participação é muito grande, a Matriz fica pequena para acolher a multidão de fiéis, que cantam, rezam e acompanham as homilias e reflexões dos sacerdotes convidados.
Há décadas a Festa de São José é sempre dessa forma: muita fé, grande entusiasmo e intensa alegria expressam o carinho dos fiéis para com o esposo dedicado de Maria e pai amoroso de Jesus. E vale sempre ressaltar que importantes são os frutos que essa participação deve fazer nascer no coração e na vida das pessoas e da comunidade. Para isso refletir sobre a vida de São José é sempre oportuno.
Imagem do altar central
da Matriz de São José - Paraisópolis (MG)
Qual o motivo de nossos antepassados, desde a primeira capelinha, nos idos de 1820, terem se identificado e escolhido para seu padroeiro o pai terreno de Jesus? Que razões fundamentaram a permanência do esposo de Maria como o padroeiro da paróquia criada oficialmente no dia 31 de maio de 1850? Como explicar tão grande devoção de nossa gente ao carpinteiro de Nazaré nos dias de hoje? Diversas devem ser as respostas a esses questionamentos. Destacamos aqui uma delas, que julgamos ser importante para nossa reflexão e crescimento na fé e no compromisso com um mundo melhor: todos e todas somos bem semelhantes a São José.
José, homem simples, carpinteiro de profissão, sempre viveu do fruto de seu trabalho, do suor de cada dia. José, homem de fé, de profundo respeito a Deus, a quem amava acima de tudo. José, homem de seu tempo, cumpridor dos deveres familiares e civis. Tudo isso e muito mais poderia ser dito a respeito dele. O autor sagrado escolheu apenas uma palavra para sintetizar suas não poucas virtudes, o adjetivo justo. José era um “homem justo” (Mt 1,19).
Aqui residem exatamente alguns motivos da identificação de nossa gente com o seu Padroeiro. Todos aspiramos à justiça nas relações humanas. Nosso povo valoriza a simplicidade, a responsabilidade na profissão, a fé, o amor a Deus. Todos temos algo em comum com São José. Como ele, muitos já passaram por conflitos interiores, por dúvidas profundas, por sofrimentos, pela exclusão, pela perseguição. Somos, portanto, em muito semelhantes a São José.
Sua fidelidade e disponibilidade aos projetos divinos nos ensinam, educam e inspiram em nosso itinerário de crescimento na fé. Por isso, em 1870, foi declarado pelo Papa Pio IX, Patrono Universal da Igreja. Outros papas, entre os quais, Leão XIII e João Paulo II, exaltaram suas virtudes em encíclicas especiais. Benedito XV o proclamou patrono da justiça social. Pio XII instituiu uma segunda festa em sua homenagem, “São José, o trabalhador” no dia 1º de maio. 
Que os frutos dos dias da Novena que celebramos em homenagem ao nosso padroeiro ajudem a nos aproximarmos do modo de viver do Santo Carpinteiro de Nazaré, na humildade, no silêncio, na obediência e fidelidade a Deus, pois esse é o modo de viver de seu divino Filho Jesus, que cumpriu sempre a vontade do Pai. São José aponta o caminho, procuremos ser iguais a ele e seremos semelhantes a Jesus.
E que, junto de Deus, interceda por  paroquianos, pelos devotos do mundo todo e por toda a humanidade para que os difíceis dias que estamos vivendo passem logo e possamos todos juntos louvar ao Senhor da vida por nos ter dado um Patrono e protetor tão justo e santo!
                                                                                                    Luiz Gonzaga da Rosa
...............................................................................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário