domingo, 10 de abril de 2016


Papa Francisco:
Somos chamados a proclamar a grandeza de seu amor e a riqueza da sua misericórdia

Cidade do Vaticano (RV) – A presença de Jesus ressuscitado transforma todas as coisas e a fé pascal traz uma nova esperança às nossas vidas. Como cristãos, somos todos chamados a fazer chegar um raio da luz de Cristo ressuscitado a todos. Em síntese, este foi o teor da reflexão do Papa Francisco neste III Domingo da Páscoa, ao encontrar milhares de fieis de todo o mundo na Praça São Pedro para a oração do Regina Coeli. Eis a íntegra de sua reflexão:
“Queridos irmãos e irmãs, bom dia!
O Evangelho de hoje narra a terceira aparição de Jesus ressuscitado aos discípulos, nas margens do Lago da Galiléia, com a descrição da pesca milagrosa (Cfr. Jo 21, 1-19). A narrativa é colocada no ambiente da vida cotidiana dos discípulos, que retornaram à sua terra e ao seu trabalho de pescadores, após os dias conturbados da paixão, morte e ressurreição do Senhor. Era difícil para eles compreender aquilo que havia ocorrido. Mas, quando tudo parecia terminado, é ainda Jesus que “busca” novamente os seus discípulos. Desta vez os encontra junto ao lago, onde eles passaram a noite na barca sem pescar nada. As redes vazias aparecem, num certo sentido, como o balanço da sua experiência com Jesus: o conheceram, haviam deixado tudo para segui-lo, cheios de esperança, e agora?
Sejamos misericordiosos no seguimento de Jesus
Mas eis que ao amanhecer Jesus se apresenta na margem do lago; eles, porém, não o reconheceram (cfr v. 4). Para aqueles pescadores cansados, desiludidos, o Senhor disse: “Joguem a rede do lado direito da barca e vocês acharão peixe” (v.6). Os discípulos confiaram em Jesus e o resultado foi uma pesca inacreditavelmente abundante. A este ponto, João se dirige a Pedro e diz: “É o Senhor!” (v. 7). E logo Pedro pula na água e nada até a margem, de encontro a Jesus. Naquela exclamação: “É o Senhor!”, há todo o entusiasmo da fé pascal, plena de alegria e de estupor, que contrasta fortemente com a perda, o desconforto, o sentimento de impotência, que haviam se acumulado na alma dos discípulos. A presença de Jesus ressuscitado transforma todas as coisas: a escuridão é vencida pela luz, o trabalho inútil torna-se novamente frutuoso e prometedor, o sentimento de cansaço e de abandono dá lugar a  um novo ímpeto e à certeza de que Ele está conosco.
Desde então, este mesmo sentimentos animam a Igreja, a Comunidade do Ressuscitado. Se num olhar superficial pode parecer às vezes que as trevas do mal e o cansaço do viver cotidiano tem a supremacia, a Igreja sabe com certeza, que sobre aqueles que seguem o Senhor Jesus, resplandece a luz da Páscoa que não se apaga mais. O grande anúncio da Ressurreição infunde nos corações dos fieis uma íntima alegria e uma esperança invencível. Cristo está realmente ressuscitado! Também hoje a Igreja continua a ecoar este anúncio festivo: a alegria e a esperança continuam a jorrar nos corações, nos rostos, nos gestos, nas palavras. Todos nós cristãos somos chamados a comunicar esta mensagem de ressurreição àqueles que encontramos, especialmente a quem sofre, a quem é solitário, a quem se encontra em condições precárias, aos doentes, aos marginalizados. A todos fazemos chegar um raio da luz de Cristo ressuscitado, um sinal de seu misericordioso poder.
Que ele, o Senhor, renove também em nós a fé pascal. Nos torne sempre mais conscientes da nossa missão a serviço do Evangelho e dos irmãos; nos preencha com seu Santo Espírito para que, apoiados pela intercessão de Maria, com toda a Igreja possamos proclamar a grandeza de seu amor e a riqueza da sua misericórdia”.
...................................................................................................................................
                                                                              Fonte: radiovaticana.va      news.va

Nenhum comentário:

Postar um comentário