quarta-feira, 13 de abril de 2016

Papa Francisco:
Sem um coração arrependido, toda ação religiosa é ineficaz

Cidade do Vaticano (RV) – “Misericórdia é que eu quero, e não sacrifício”. Partindo desta máxima de Jesus no contexto bíblico da vocação de Mateus, o Papa afirmou durante a Audiência geral desta quarta-feira, (13/04), que qualquer atitude religiosa que não provenha do arrependimento é ineficaz. “Todos necessitamos da misericórdia de Deus, origem da nossa salvação”, disse Francisco.
Mateus era coletor de impostos e, por isso, um pecador público. Contudo, sua verdadeira vocação se confirma com o chamado do Mestre, porém isso não o torna perfeito.
“É verdade que ser cristão não nos faz impecáveis. Como Mateus, o publicano, cada um de nós se entrega à graça do Senhor apesar dos próprios pecados. Todos somos pecadores, todos pecamos. Uma vez, ouvi um provérbio tão bonito: não há santo sem passado, e não há pecador sem futuro. É bonito isso, isto é o que faz Jesus”, recordou o Pontífice.
Muro que nos separa de Deus
Todavia, recordou Francisco, é preciso superar uma barreira que nos afasta de Deus e que, por muitas vezes, parece intransponível:
Pastor e rebanho
“A vida cristã é uma escola de humildade que se abre à graça. Tal comportamento não é compreendido por quem tem a presunção de se achar ‘justo’ e melhor do que os outros. Soberba e orgulho não permitem que reconheçamos a nossa necessidade de salvação, aliás, impede de ver o rosto misericordioso de Deus e de agir com misericórdia. São um muro, a soberba e o orgulho, são um muro que impedem a relação com Deus”.
Os pecadores, todos, sem exclusão – reforçou o Papa – também têm a oportunidade de serem curados pelo poder “restaurador de Deus”  que não conhece limites. “E isso nos deve dar confiança para que Jesus venha e nos cure!”, exclamou o Pontífice.
Médico Divino
Francisco refletiu então sobre Jesus que se apresenta como Médico Divino, com dois medicamentos que restauram e nutrem: a Palavra e a Eucaristia.
“Com a Palavra, Ele se revela e nos convida a um diálogo entre amigos: Jesus não tinha medo de falar com os pecadores, os publicanos, as prostitutas. Não tinha medo, amava todos”, disse o Papa ao advertir:
“Às vezes, esta Palavra é dolorosa porque incide sobre as hipocrisias, desmascara as falsas desculpas, traz à tona as verdades escondidas; mas ao mesmo tempo ilumina e purifica, dá força e esperança, é um reconstituinte preciso no nosso caminho de fé”.
Religiosidade de fachada
O segundo bálsamo para o arrependimento sincero do coração cristão é a Eucaristia que “nos nutre com a própria vida de Jesus e, como um potentíssimo remédio, de maneira misteriosa renova continuadamente a graça do nosso Batismo”.
Ao concluir, Francisco voltou ao cenário de Jesus que dialoga com os fariseus para recordar que, apesar da aliança com Deus e da misericórdia, as orações de Israel eram incoerentes e cheias de palavras vazias, uma ‘religiosidade de fachada’:
“‘Misericórdia é que eu quero’, ou seja, a lealdade de um coração que reconhece os próprios pecados, que se arrepende e volta a ser fiel à aliança com Deus. ‘E não sacrifício’: sem um coração arrependido, toda ação religiosa é ineficaz”. (rb)
..............................................................................................................................................................
Francisco pede orações por sua visita a Lesbos

Ao final da Audiência Geral desta quarta-feira (13/04),  o Papa Francisco pediu a oração dos fiéis em vista da visita que fará à ilha de Lesbos, na Grécia.
“No próximo sábado (16/04), visitarei a ilha de Lesbos, onde nos meses passados transitaram inúmeros prófugos. Irei com os meus irmãos o Patriarca de Constantinopla, Bartolomeu, e o Arcebispo de Atenas e de toda a Grécia, Jerônimo, para expressar proximidade e solidariedade seja aos prófugos, seja aos cidadãos de Lesbos e a todo o povo grego, tão generoso no acolhimento. Peço por favor que me acompanhem com a oração, invocando a luz e a força do Espírito Santo e a materna intercessão da Virgem Maria.”
Casa temporária de imigrante em Lesbos
Como reiterou o Papa em seu pedido de oração, a visita à Grécia tem uma significativa dimensão ecumênica. A assistência aos refugiados na Ilha é feita sobretudo pelos ortodoxos, sendo a maioria da população, com grande sinergia com instituições católicas e de outras confissões cristãs.
Segundo dados divulgados na última terça-feira (12/04) pela Organização Internacional para Migrações, mais de 173.000 migrantes e refugiados chegaram à Grécia, Itália, Chipre e Espanha pelo Mar Mediterrâneo em 2016 (dados contabilizados entre 1º de janeiro e 11 de abril). O número de mortes na região subiu para 723.
Grécia
A organização calcula que somente na Grécia, mais de 153 mil pessoas entraram no país desde o início do ano. A OIM diz ainda que mais de 53 mil refugiados e migrantes estão sem ter como se locomover na Ilha. Boa parte deles está alojada em centros de acolhimento no norte do país.
Os sírios formam a maioria dos migrantes e refugiados que chegam à Grécia, seguidos pelos afegãos, iraquianos, paquistaneses e iranianos.
Radio Vaticana
A Rádio Vaticano transmitirá ao vivo a visita de Francisco a Lesbos, com comentários em português. (bf)
...........................................................................................................................................................
Papa nomeia bispo para prelazia de Lábrea (AM)
O papa Francisco aceitou, hoje, 13 de abril, a renúncia do bispo da prelazia de Lábrea (AM), dom Jesus Moraza Ruiz de Azúa, de acordo com o cânon 401, parágrafo segundo do Código de Direito Canônico. No mesmo ato, Francisco nomeou bispo da mesma diocese, frei Santiago Sánchez Sebastian. 
Dom Jesus Moraza, agora bispo emérito, nasceu em Araya, na Espanha. Foi ordenado presbítero em 07 de julho de 1969, em Marcilla e bispo, em 19 de março de 1994. O prelado escolheu por lema “Dá o que me pedes e pede-me o que me quiseres”. Dom Jesus atuou na prelazia de Lábrea por 22 anos.
Novo bispo
Frei Santiago
Frei Santiago Sánchez Sebastian é natural de Cortes, província de Navarra (Espanha). Nasceu em 25 de julho de 1957.  Até a data da nomeação, ocupava a função de delegado da província São Nicolau e pároco da paróquia Santa Rita de Cássia em Manaus. 
É membro da Ordem dos Agostinianos Recoletos (OAR). Recebeu a ordenação presbiteral em 26 de julho de 1980.  Atuou como professor de formação religiosa e como formador de seminaristas e do noviciado. Após mudar-se para o Brasil, exerceu a função de prior no Seminário Santo Agostinho em Fortaleza – CE, de 2006 a 2012.  
.................................................................................................................................
Fonte das duas primeiras matérias: radiovaticana.va   news.va    Terceira: cnbb.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário