sábado, 2 de agosto de 2025

O arcebispo dom Majella confere o diaconato permanente

a 19 senhores, entre os quais
Roger Faria Caetano de nossa paróquia

Foto gentilmente cedida pelo Pe. Carlos César

Na manhã deste sábado, na Catedral do Bom Jesus, na missa das 9h, o arcebispo metropolitano de Pouso Alegre, dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R., ordenou os primeiros diáconos permanentes formados pela Escola Diaconal Santa Dulce dos Pobres.

Os diaconado permanente pode ser conferido a homens casados, solteiros ou viúvos. No caso desses dois últimos devem apresentar o compromisso de se tornarem celibatários.

"Os diáconos participam de modo especial na missão e na graça de Cristo. O sacramento da Ordem marca-os com um selo ('caráter') que ninguém pode fazer desaparecer e que os configura com Cristo, que se fez 'diácono', isto é, o servo de todos. Entre outros serviços, pertence aos diáconos assistir o bispo e os sacerdotes na celebração dos divinos mistérios, sobretudo da Eucaristia, distribuí-la, assistir ao Matrimônio e abençoá-lo, proclamar o Evangelho e pregar, presidir aos funerais e consagrar-se aos diversos serviços da caridade, e também o Ministro do Batismo." (Catecismo da Igreja Católica, 1570).

De nossa paróquia, recebeu o primeiro grau do sacramento da Ordem Roger Faria Caetano. Ele e os demais diáconos permanentes ordenados poderão batizar, abençoar matrimônios, assistir os enfermos com o viático, celebrar a Liturgia da Palavra, expor o Santíssimo Sacramento, pregar, evangelizar, catequizar, fazer a homilia, abençoar, dar palestras e cursos de formação.

Nossos cumprimentos ao diácono Roger!
Que Deus abençoe seu ministério de serviço a Deus e a nossa família paroquial!

__________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário