segunda-feira, 11 de março de 2024

Sábia reflexão:

A caridade é o centro da vida!

Queridos irmãos e irmãs em Cristo, 

Dom Anuar Batistti

Hoje nos reunimos mais uma vez para refletir sobre a quarta catequese quaresmal, o valor espiritual da caridade em nossas vidas. A caridade, também conhecida como amor ao próximo, é uma das virtudes mais nobres e essenciais do cristianismo, e é especialmente significativa durante a Quaresma, quando somos chamados a refletir sobre nosso relacionamento com Deus e com nossos semelhantes. 

A palavra caridade muitas vezes é associada à doação de bens materiais ou à assistência aos necessitados, e certamente essas são expressões importantes de amor ao próximo. No entanto, a verdadeira caridade vai além das ações externas e envolve uma atitude de amor, compaixão e generosidade em todos os aspectos de nossas vidas. 

Nas Escrituras, encontramos inúmeras passagens que nos exortam a praticar a caridade. Em 1 Coríntios 13,1-3, o apóstolo Paulo escreve: “Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o sino que ressoa ou como o prato que retine. Ainda que eu tenha o dom de profecia e saiba todos os mistérios e todo o conhecimento, e tenha uma fé capaz de mover montanhas, se não tiver amor, nada serei. Ainda que eu dê aos pobres tudo o que possuo e entregue o meu corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me valerá”

Essas palavras nos lembram que a caridade não é apenas uma questão de ações externas, mas de atitude de coração. Podemos fazer grandes feitos e sacrifícios, mas se não o fizermos com amor, não terá significado duradouro aos olhos de Deus. 

Além disso, Jesus nos deu um exemplo vivo de caridade durante seu ministério terreno. Em Mateus 25, 35-36, Ele diz: “Porque tive fome e me destes de comer; tive sede e me destes de beber; era estrangeiro, e me hospedastes; estava nu, e me vestistes; enfermo, e me visitastes; preso, e fostes ver-me”. Nessas palavras, Jesus nos lembra que quando servimos aos necessitados, estamos servindo a Ele mesmo. 

Durante esta Quaresma, que possamos redescobrir o verdadeiro significado da caridade em nossas vidas. Que possamos cultivar um coração generoso e compassivo, buscando oportunidades para amar e servir aos outros em todas as circunstâncias. Que possamos seguir o exemplo de Jesus, que deu sua vida por nós, demonstrando o amor mais profundo e verdadeiro. 

Uma das maneiras mais simples de fazer a caridade é socorrer os pobres com o que você economizou com o seu jejum nas sextas-feiras da Quaresma. O jejum só tem valor se destinamos o que economizamos em favor dos mais pobres, em matéria, de caridade efetiva. Muitos fazem discursos! E discursos bonitos! Mas a prática é “colocar a mão no bolso” e socorrer os que mais precisam. As pessoas que passam necessidade e fomes não podem esperar! 

Que o Espírito Santo nos guie e fortaleça neste caminho de caridade e amor ao próximo, para que possamos ser verdadeiras testemunhas do amor de Deus neste mundo. 

Que assim seja. Amém. 

_____________________________________________________________________
                                                                                                         Fonte: cnbb.org.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário