segunda-feira, 4 de março de 2024

Reflexão muito oportuna:

Confissão Quaresmal!

Neste tempo sagrado da Quaresma, nos voltamos a Deus de todo o coração, reconhecendo nossas fraquezas e pecados, e buscando a reconciliação com Ele. Uma maneira poderosa de realizar isso é por meio do sacramento da confissão, que nos oferece a oportunidade de nos arrependermos sinceramente de nossos pecados e de recebermos o perdão misericordioso de Deus. 

A Palavra de Deus nos ensina sobre a importância da confissão e do arrependimento sincero. Em 1 João 1,9, lemos: “Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.” Essa passagem nos lembra do amor infinito de Deus, que está sempre pronto para nos perdoar quando nos aproximamos dele com um coração contrito. 

Além disso, Jesus mesmo instituiu o sacramento da Confissão quando disse aos seus discípulos em João 20,23: “A quem perdoardes os pecados, eles lhes são perdoados; a quem os retiverdes, eles lhes são retidos.” Essas palavras destacam o poder que Jesus concedeu à sua Igreja para perdoar os pecados em Seu nome, oferecendo-nos uma maneira concreta de recebermos o perdão de Deus. 

A confissão deve ser precedida de um acurado exame de consciência quando – de maneira didática – escrevemos num papel os nossos pecados para depois enumerá-los para o sacerdote no confessionário. Não devemos esquecer nenhum de nossos pecados. A confissão é completa de todos os pecados. 

Durante a Quaresma, somos convidados a nos aproximarmos do sacramento da confissão – de maneira auricular – ou seja, no confessionário, com humildade e sinceridade de coração. Devemos começar fazendo um exame de consciência, refletindo sobre nossas ações, palavras e pensamentos à luz dos mandamentos de Deus e da lei do amor ao próximo. 

Ao nos confessarmos, devemos nos arrepender sinceramente de nossos pecados, reconhecendo nossa necessidade do perdão de Deus e nosso desejo de mudar de vida. Devemos relatar nossos pecados ao sacerdote de maneira clara e honesta, sem omitir nada que seja grave. 

Após confessarmos nossos pecados, o sacerdote nos dará uma penitência para cumprir, como sinal de nosso arrependimento e disposição de reparar o mal que fizemos. Devemos realizar essa penitência com sinceridade e ter um firme propósito de emenda, buscando evitar os pecados no futuro. 

Por fim, ao recebermos a absolvição do sacerdote, experimentamos a maravilhosa graça do perdão de Deus, que nos reconcilia com Ele e com a comunidade cristã. Que possamos aproveitar este tempo da Quaresma para nos reconciliarmos com Deus por meio do sacramento da confissão, renovando nossa fé e nossa vida espiritual. 

Que Deus nos conceda a graça de nos aproximarmos do sacramento da confissão com humildade e sinceridade de coração, para que possamos experimentar a alegria do perdão e da reconciliação com Ele. Amém. 

Dom Anuar Battisti - Arcebispo Emérito de Maringá (PR) 

_____________________________________________________________________
                                                                 Fonte: cnbb.org.br     Foto: vaticannews.va  

Nenhum comentário:

Postar um comentário