terça-feira, 26 de março de 2024

Sábia reflexão do padre Zezinho:

Aquele tijolo que ninguém nota!

Pe. Zezinho, scj ||||||||||||||||||||||||||||||||

_____________________________

Veio no caminhão de tijolos. Os auxiliares descarregaram tudo e aquele tijolo estava entre eles. Um pedreiro o pegou e assentou numa parede.

Pronto! Está lá há 28 anos! Ninguém o nota. Silenciosamente ocupa o seu lugar. Mas ajuda a sustentar a parede do lado leste.

*****

Dias atrás um rapaz me perguntou se eu não me incomodava em ser esquecido depois de 50 anos. Ele acha que sou famoso. Mas nunca procurei isto.

Respondi: “Não me sinto esquecido. Sou mais lembrado do que mereço. Além disso, os tijolos deste santuário ocupam devidamente o seu lugar. Aqueles milhões de tijolos acharam o seu lugar! Eu também achei o meu”.

“Deus me colocou onde Ele quis. Não fui eu que me coloquei na Igreja. Fui colocado e aceitei onde me colocaram e precisaram de mim. Vocação é isto. Fui chamado, respondi com meus limites, e servi e sirvo onde posso! “

E conclui: “O fato de ser mais ou menos notado não mexe comigo. Sou um padre sereno e feliz. Meus pais e superiores me assentaram onde eu poderia servir.

Envelheci com grandes esperanças, mas sem grandes expectativas de sucesso! Se deu certo foi porque não tive carreira solo. Devo muito a quem agiu comigo!”

****

Para fim de conversa pus-lhe a mão na cabeça e disse: “Pastoral de um só pregador, não é pastoral. É solidão! A ‘juntice’ (ato de agir junto) é uma das coisas mais sadias da vida! E o mesmo acontece na Igreja.

A vocação cristã-católica é viver com os outros, ao lado de outros, pelos outros e por causa dos outros. Só depois a gente acha espaço para nossos quereres …

*****

Acho que ele entendeu. Deu-me um abraço fraterno e entrou no santuário! Há perguntas fáceis de responder. E esta foi uma delas!…

 ___________________________________________________________________________________

                                                                                                  Fonte: facebook.com/padrezezinhoscj

Nenhum comentário:

Postar um comentário