terça-feira, 1 de dezembro de 2020

Refletindo com Dom José Francisco

Inveja e Gratidão

A inveja é um sentimento que nos impede de ter acesso às coisas boas da vida. O invejoso é alguém que não consegue reconhecer as coisas boas que outra pessoa pode dar, e muitas vezes responde com agressividade e destruição àqueles que podem ajudá-lo, ou possuem algo que lhes dá admiração.

Dom José Francisco

No fundo da inveja existe uma profunda baixa estima, encouraçada por um orgulho, que visa a fornecer uma ilusão de onipotência. Essas pessoas se consideram as melhores, e acreditam que tudo o que tocam vira ouro. São pessoas normalmente classificadas como orgulhosas, arrogantes, onipotentes, e … solitárias.

A gratidão, ao contrário da inveja, é um sentimento que permite que se tenha acesso às coisas boas do outro. Aquele que é grato reconhece no outro algo que falta em si, e nem por isso tem uma baixa estima. Muito pelo contrário. Feliz aquele que sabe suas faltas e sabe buscar isso no outro, não de uma forma destrutiva, mas como resultado das trocas normais de um relacionamento.

Podemos dizer que gratidão é um sentimento de reconhecimento, uma emoção por saber que uma pessoa fez uma boa ação, em favor de outra. Gratidão é querer agradecer a outra pessoa por ter feito algo benéfico para ela.

A gratidão ocorre sempre que alguém faz algo que o outro gostaria que acontecesse, sem esperar nada mais em troca, e isso faz com que a pessoa que fez a ação se sinta feliz e a que recebeu também. A gratidão traz junto dela uma série de outros sentimentos, como amor, fidelidade, amizade e muito mais.

A sensação de gratidão pode estar relacionada a todos os acontecimentos da vida de uma pessoa, que pode sentir-se grata, também, por experiências ruins que lhe trouxeram algum aprendizado.

Somos agradecidos?

+ José Francisco Rezende Dias
Arcebispo Metropolitano de Niterói

Artigo publicado nos jornais O Fluminense e A Tribuna – 25 de novembro 2020

..............................................................................................................................................................
                                                                                                                                  Fonte: arqnit.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário