sábado, 26 de dezembro de 2020

Festa da Sagrada Família:

A tarefa de fazer-se família

O ancião com o recém-nascido nos braços. Poderiam ser avô e neto num abraço fecundo capaz de envolver as diversas etapas da vida. Passado, presente e futuro integrados na simplicidade de um encontro que transmite ternura e esperança. Os extremos da existência revelando que o cuidado e a proximidade devem estar na essência do relacionamento humano. A festa da Sagrada Família, disposta com sabedoria no domingo imediatamente posterior à Solenidade do Natal, simboliza que a família, como lugar de acolhida e partilha, é figura central nos planos de Deus quando Ele decide vir ao encontro da fragilidade de seus filhos e filhas.

Maria, José e o Menino, com todos os apertos que passaram, testemunham que a família não é uma idealização, mas uma realidade construída com escolhas criativas diante das dificuldades e contradições. Mesmo que hajam os laços consanguíneos incanceláveis, fazer-se família é um esforço diário que exige empenho, renúncia e dedicação.

Na primeira leitura, por exemplo (Eclo 3,3-7.14-17), o autor sagrado apresenta uma série de instruções para filhos se façam família com seus pais, especialmente quando estes estiverem na velhice, necessitados de apoio e atenção. A caridade, a paciência e a compreensão certamente levarão estes filhos a fazer escolhas nem sempre conciliáveis com os planos de sucesso e bem-estar que poderiam ter traçado para si. No entanto, ao se deixarem conduzir pela generosidade e pela gratidão, serão capazes de ter o coração preenchido pela bênção de terem cumprido os apelos que Deus lhes apresentou na fragilidade de seus genitores.

Que a Sagrada Família nos inspire sempre a disponibilidade de empregarmos nossas melhores forças na construção da grande família humana, marcada pelo respeito, pela justiça, pela generosidade mútua e pela paz.

_______________________________________________________________________________

FREI GUSTAVO MEDELLA, OFM, é o atual Vigário Provincial e Secretário para a Evangelização da Província Franciscana da Imaculada Conceição. Fez a profissão solene na Ordem dos Frades Menores em 2010 e foi ordenado presbítero em 2 de julho de 2011.

...................................................................................................................................................................

Reflexão em vídeo de Frei Gustavo Medella

.......................................................................................................................................................
                                                                                                               Fontefranciscanos.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário