quarta-feira, 3 de junho de 2020

Comissão Arquidiocesana de Liturgia divulga

Roteiro para celebração de Corpus Christi em família


Além das orientações divulgadas na última semana, a Comissão Arquidiocesana para a Liturgia (CAL) da arquidiocese de Pouso Alegre apresenta um roteiro para que as pessoas possam celebrar Corpus Christi em família. A Solenidade ocorre no dia 11 de junho. 
"A celebração é para ser realizada com as pessoas da família que residem na mesma casa. Deve ser celebrada em horário diferente das celebrações de sua Paróquia que serão transmitidas, pelo rádio, internet, TV ou redes sociais. É bom que todos os membros da família participem da preparação do ambiente e que as funções de dirigente e leitores sejam divididas entre os membros da família que desejarem e puderem participar", traz a apresentação do material.
A Celebração de Corpus Christi recorda a Instituição da Eucaristia, na Quinta-feira Santa, quando Jesus, sabendo de tudo o que estava para acontecer, quis comer a Páscoa com seus apóstolos. Durante a ceia, Jesus tomou o Pão e o Vinho, os abençoou e deu aos seus discípulos, selando a aliança de Deus com a humanidade por meio do seu Corpo que seria entregue e do seu Sangue que seria derramado. Esta celebração é um convite à manifestação da fé e devoção a este Sacramento de piedade, sinal de unidade, vínculo de caridade. Um dia especial para festejar a presença viva de Jesus Cristo Ressuscitado na Eucaristia.
"A Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo nos faz experimentar, de forma mística e concreta, o mistério da entrega de Jesus. O Senhor alimentou seu povo com a flor, o trigo e com mel do rochedo o saciou! Comer da carne e beber do sangue de Cristo na Eucaristia significa assumir sua vida, doada por amor até a cruz na solidariedade com os irmãos. Alimentar-se continuamente de Jesus leva ao compromisso com a vida digna de todos, na busca de saciar a fome de justiça".
.............................................................................................................................................................
                                                                                                           Fonte: arquidiocese-pa.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário