domingo, 18 de fevereiro de 2018

Reflexão para seu domingo

Fazer jejum
       Precisamos promover o verdadeiro jejum que nos faz abster de toda a má “gordura” anti-social e anti-ética.
Iniciamos o tempo da quaresma, preparando-nos, nesses quarenta dias, para a celebração da Páscoa da ressurreição de Jesus. Nele somos instados a fazer jejum, intensificar a oração e a penitência, praticar mais obras de caridade e solidariedade para com o próximo. A mudança de vida nos faz superar o egoísmo, a indiferença, as injustiças e a falta de colaboração para uma convivência mais fraterna e solidária.
Na quarta-feira de cinzas focalizamos nossos limites humanos e nossa vida terrestre passageira. Enquanto temos tempo revemos nossa caminhada para a direcionarmos adequadamente para o sentido da vida apresentada por Deus. Jesus Cristo vai à frente, indicando-nos um modo mais humano e fraterno. A Campanha da Fraternidade, promovida pela Igreja no Brasil a cada ano, durante este período, nos convida a viver uma fé comprometida com o bem do semelhante e de toda a sociedade. O tema deste ano faz-nos envolver na realidade da violência em que vivemos para tentar superá-la. Sozinhos não conseguimos. Unidos podemos assentar bases mais sólidas para tirarmos as causas de morte e agressões contra a vida e a dignidade humana. O lema da Campanha “Vós sois todos irmãos” (Mateus 23,8) no convida à união de esforço para considerarmos a vida humana como presente de Deus, que devemos cultivar com todo empenho pessoal e coletivo.
Uma agressão muito forte em que vivemos é o grande  massacre da ética nas relações e convivência social. O que deveria ser um bem público é privatizado de modo covarde e  ilícito moralmente. Por isso, precisamos fazer forte cruzada de promoção do respeito ao bem comum. A política e os políticos devem ser os primeiros a dar o exemplo na promoção das eleições e na prática de seus encargos. Mas os eleitores são os primeiros a saberem e atuarem para as eleições não corruptas. Saber escolher envolve a consciência ética e cidadã, como quem está aplicando bem o “dinheiro” no Banco do dever cívico!
Precisamos promover o verdadeiro jejum que nos faz abster de toda a má “gordura” anti-social e anti-ética. Não podemos nos eximir de fazer o esforço para nos interessarmos melhor e usar da reflexão para analisarmos esse momento da nossa história e contribuirmos com as boas eleições. Sabemos que não é fácil discernir. Os candidatos se apresentam como bons, embora saibamos que a mentira é uma grande força dos corruptos e corruptores. Precisamos usar o jejum da acomodação para nos comprometermos com a real cidadania da doação de cada um para melhorarmos o Brasil!
Este tempo quaresmal nos é muito propício para meditarmos e tomarmos consciência do porquê Deus nos deu a vida aqui e agora, para agirmos como pessoas do bem pessoal, familiar e comunitário e colaborarmos com seu melhor encaminhamento. A oração, a penitência e as obras de bem, de solidariedade com os empobrecidos e com todos os que sofrem por qualquer causa e motivo, nos ajudam a crescer espiritualmente e como seres humanos conscientes da missão que Deus nos deu gratuitamente.
Todos são convidados a usar os livrinhos da Campanha da Fraternidade, encontrados nas Paróquias, para usufruírem dos valores especialmente apresentados nesse tempo.
                               Dom José Alberto Moura - Arcebispo Metropolitano de Montes Claros
...............................................................................................................................................
                                      Fonte: www.cnbbleste2.org.br    Ilustração: www.paroquiadivino.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário