terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

Quarta-feira de Cinzas

Sentido da cinza que o fiel recebe
Nesta quarta-feira, dia 14, acontece a Missa da Quarta-Feira de Cinzas em toda a Igreja. A celebração marca o início da Quaresma, período de preparação para a Páscoa, quando é celebrada a ressurreição de Jesus Cristo.
A cinza lembra o cristão da sua origem e o seu fim, no momento da imposição das cinzas o celebrante diz a cada fiel uma das seguintes expressões: ‘Convertei-vos e crede no Evangelho’ ou ‘Lembra-te que és pó, e ao pó te hás de voltar’. A primeira expressão, retirada do Evangelho de Marcos 1, 15, refere-se ao início da pregação de Jesus e lembra que a vida cristã se inicia com a conversão. A segunda expressão inspira-se em Gênesis 3, 19 e lembra a situação de fragilidade humana.
Este sinal propõe ao fiel um caminho de conversão interior com o desejo de seguir o Cristo crucificado e ressuscitado, praticando as virtudes da Quaresma: a oração, o jejum e a esmola.
Neste dia também acontece à abertura da Campanha da Fraternidade, que nesse ano tem o tema “Fraternidade e superação da violência” e lema “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8). A iniciativa pretende motivar os católicos a recuperar o significado central da fé cristã: o amor.
................................................................................................................................................
                                               Fonte: www.a12.com      Ilustração: www.catolicodigital.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário