segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Revista Jovens de Maria

Como estudar a Bíblia?

A Revista Jovens de Maria deu três dicas de como ler a Bíblia. Mas como tem muita gente que acha que ler e entender a Bíblia é muito difícil, o JM trouxe um plus pra você!
Entrevistamos o jovem João Cláudio Rufino, que já é mestre em Bíblia e professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).  Ele dá algumas dicas bem práticas de como podemos, não só ler, mas estudar melhor a Palavra de Deus.
- Tenha uma boa tradução da Bíblia - Existem diversas traduções e algumas, em especial, podem nos auxiliar com boas introduções e boas notas de rodapé. Então, antes de ler qualquer texto bíblico, você precisa ler essas informações, para que entenda o direcionamento geral que o autor está querendo trazer. 
- Procure um Curso Bíblico - Em muitas paróquias e dioceses existem cursos bíblicos e escolas de Teologia para Leigos, ou até mesmo, há cursos católicos na internet, que podem te ajudar a acessar aquelas informações de maneira mais profunda. 
- Tenha uma boa sequência de leitura - Leia em primeiro lugar os textos do Antigo Testamento, pois pra entender o Novo é preciso algumas informações do Antigo. Eu, como professor, costumo sugerir para meus alunos a seguinte sequência de leitura:
-  Início: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio;
- Ordem da história dos fatos na história de Israel: Josué, Juízes, Samuel I e II, Reis I e II, Lamentações, Esdras, Neemias e Macabeus I e II
- Novo Testamento: Evangelho de Marcos, Lucas, Mateus e João. Depois, Atos dos Apóstolos, cartas apostólicas e pastorais e Apocalipse.
.............................................................................................................................................
                                                                                                                     Fonte: a12.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário