quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Papa rumo à Colômbia:

Esperança de paz e reconciliação

Cidade do Vaticano (RV) – O Papa Francisco está a caminho da Colômbia, para sua 20° viagem apostólica internacional.
Papa despede-se antes de embarcar para mais uma viagem internacional
O Pontífice embarcou na manhã desta quarta-feira (11h13, hora local - 6h13 no horário de Brasília) e sua chegada está prevista em Bogotá à tarde (18h30, horário de Brasília).
Na breve cerimônia de boas-vindas no aeroporto o Papa será acolhido pelo Presidente colombiano, Juan Manuel Santos Calderón. Também participam da cerimônia autoridades políticas e civis, bispos e cerca de mil fiéis.
Após mais de 12 horas de voo, do aeroporto o Papa se transfere de papamóvel diretamente à Nunciatura Apostólica. Ali, o aguarda um grupo de fiéis, com cantos e danças tradicionais. Na capela, oferecerá flores a Nossa Senhora, concluindo assim seu primeiro dia de viagem.
Até domingo, estão previstos 12 discursos em quatro cidades diferentes: Bogotá, Villavicencio, Medellín e Cartagena.
Reconciliação
Em videomensagem divulgada na segunda-feira (04/09) para saudar o povo colombiano, o Papa afirmou que visita o país como peregrino de esperança e de paz, sob o lema “Façamos o primeiro passo”.
“A paz é o que a Colômbia busca e para qual trabalha há muito tempo. Uma paz estável, duradoura, para que possamos nos ver e nos tratar como irmãos, não como inimigos. A paz nos recorda que somos todos filhos do mesmo Pai que nos ama e nos conforta.”
O Pontífice declara-se “honrado” em visitar a Colômbia, “terra rica de história, cultura, fé, homens e mulheres que trabalharam com determinação e perseverança para torná-la um local em que reine a harmonia e a fraternidade, em que o Evangelho é conhecido e amado.
Proteger o meio ambiente da exploração selvagem
Para Francisco, o mundo de hoje necessita de conselheiros de paz e de diálogo e também a Igreja é chamada a esta tarefa, “para promover a reconciliação com o Senhor e com os irmãos, mas também a reconciliação com o meio ambiente, que é uma criação de Deus e que estamos explorando de modo selvagem”.
Que esta visita, conclui o Papa, seja um abraço fraterno a cada colombiano. “Eu os abraço com afeto e peço ao Senhor que os abençoe, que proteja o país e lhe conceda a paz. E peço à Nossa Mãe, a Virgem Santa, que cuide de vocês. Não se esqueçam de rezar por mim. Obrigado e até logo.”
Tradição
Um dia antes de partir, como de costume, Francisco foi à Basílica de Santa Maria Maior para rezar diante da imagem da Virgem Salus Populi Romani. Já na manhã desta quarta, ainda na sua residência na Casa Santa Marta, o Papa saudou duas famílias (no total de 10 pessoas) que tiveram suas casas destruídas por um incêndio na periferia de Roma durante o verão. As famílias estão recebendo um auxílio, em nome do Santo Padre, da Esmolaria Apostólica.
............................................................................................................................................................
Papa na Colômbia:
Um abraço de 700 mil pessoas

Bogotá (RV) – O Papa Francisco já se encontra em território colombiano. O avião com a comitiva papal aterrissou por volta das 16h15 locais, depois de cerca de 12 horas de voo.
Segundo informações oficiais do Vaticano, a aeronave mudou de rota para evitar o furacão Irma, de categoria 5, que está sobre o Caribe. Ao invés de sobrevoar o território estadunidense de Porto Rico, o avião se deslocou mais ao sul, entrando no espaço aéreo das ilhas de Barbados, Granada e Trinidad e Tobago.
Boas-vindas
No Aeroporto internacional El Dorado da capital, Bogotá, o Pontífice foi recebido pelo Presidente do país, Juan Carlos Santos, e sua esposa.
Papa já se encontra na Colômbia
O Núncio Apostólico na Colômbia, Dom Ettore Balestreto, assim como alguns Bispos da Conferência Episcopal local, também estavam presentes no aeroporto. Não obstante a longa viagem, o Pontífice estava sorridente, saudou inúmeras crianças, autoridades civis e políticas e assistiu a uma breve apresentação de artistas com danças e músicas do folclore colombiano.
Depois da austera cerimônia de boas-vindas, o Papa se transferiu à Nunciatura Apostólica de papamóvel. Cerca de 700 mil pessoas acompanharam o trajeto de 15 quilômetros.
Evento histórico
No meio do rebanho
A mídia local analisa a visita do Pontífice como um evento “histórico” depois de mais de 50 anos de guerra, para além da tradição religiosa, mas “fundamental pela influência política do Papa na consolidação da paz no país”.
Segundo estatísticas do Anuário Estatístico da Igreja, mais de 45 dos 48 milhões de colombianos se declaram católicos. 
Para acompanhar a visita do Papa Francisco à Colômbia, sintonize a Rádio Vaticano.
..............................................................................................................................................................
Assista:
.............................................................................................................................................
                                                                                           Fonte: radiovaticana.va   news.va

Nenhum comentário:

Postar um comentário