domingo, 24 de setembro de 2017

Reflexão para seu domingo

Caminhos de Deus
O profeta Isaías lembra que os pensamentos e os caminhos de Deus não são como os dos seres humanos (Cf. Isaías 55,8-9).

O profeta Isaías lembra que os pensamentos e os caminhos de Deus não são como os dos seres humanos (Cf. Isaías 55,8-9). Desde o começo da humanidade neste planeta, o Criador inoculou na consciência humana a noção do bem. Aliás, Ele nos criou à sua imagem e semelhança, ou seja, assim como Deus criou e cuida de todo o universo, fomos criados com a incumbência de cuidarmos da terra, com tudo o que ela contém, utilizando a vida  e todos os nossos talentos com carinho e amor. Porém, o êxito dessa nossa missão depende de estarmos em sintonia com os pensamentos e caminhos divinos.
A Bíblia revela justamente a orientação de Deus para fazermos bom uso da vida e  cuidarmos dela, de sua dignidade e do planeta com tudo o que nele existe. Mostra, assim, a razão de ser de nossa vida terrestre, focalizada no Criador. Desta forma, caminhamos com Ele e O temos como objetivo último dessa vida, desembocada na eternidade plenamente realizadora. A liberdade humana tem sido usada e praticada, desde sua origem, em contraste com Deus. As consequências são danosas para o ser humano e todos os que estão na terra. Vemos o mau uso da inteligência humana para o mal físico, ético  e moral. Presenciamos muito na nossa sociedade o tecido ético e moral deteriorar-se pelo egoísmo desumano. Forma-se mal a família, que é base de sustentação do bem e da justiça para todos. As consequências negativas acontecem: concentração de riqueza e os frutos do desenvolvimento da economia, do uso do solo, da técnica, da ciência, da saúde e tudo o mais concentrados nas mãos de elites nem sempre solidárias com as maiorias. Guerras, marginalização social, desrespeito à dignidade humana e outras mazelas vão surgindo.
Se todos respeitassem a Palavra divina teríamos mais solidariedade, respeito ao meio ambiente e à vida, a partir dos mais fragilizados. Essa Palavra é fruto da revelação divina ao ser humano, falada dentro das culturas das épocas em que foi-se experimentando a ligação do humano com Deus. Culmina com a realização do que fora prometido na época de patriarcas, profetas e outras pessoas abertas à experiência religiosa, com a vinda do Messias. Ele apresenta a revelação total de Deus a nós. Não fosse sua ressurreição, poderíamos tê-lo apenas como um fundador humano e líder religioso a mais. Sua divindade nos garante que, seguir sua pessoa com o que Ele diz, coloca seus seguidores no caminho da justiça e da promoção da vida de sentido e de salvação para todos. Seu caminho é o da promoção da existência plenamente realizadora para todos. Assim seus seguidores assumirão a missão original de imagem e semelhança de Deus.
Conforme a parábola da vinha, Jesus chama a todos para trabalhar na sua plantação. Uns são convocados cedo. Outros mais tarde e ainda outros já no fim do dia. Todos recebem o mesmo salário. Deus dá abundantemente a vida realizada. Basta escutar seu chamado e fazer sua parte no cultivo correto da vida. Ouvi-lo  é nossa salvação!
                              Dom José Alberto Moura - Arcebispo Metropolitano de Montes Claros
.............................................................................................................................................
                                                                                                          Fonte: cnbbleste2.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário