quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Nomeações episcopais para as

Dioceses da Campanha (MG) e de Paranaguá (PR)
O Papa Francisco aceitou, hoje, dia 25 de novembro, o pedido de renúncia do bispo de Campanha (MG), Dom Diamantino Prata de Carvalho, de acordo com o cânon 401, parágrafo primeiro do Código de Direito Canônico. No mesmo ato, Francisco nomeou o bispo Dom Pedro Cunha Cruz (à direita da foto), que até o momento era coadjutor de Campanha, como titular desta Igreja particular.
Também no dia de hoje, o papa Francisco nomeou para a diocese de Paranaguá (PR), que estava vacante, Dom Edmar Peron (à esquerda da foto), transferindo-o da sede titular de “Mattiana” e do ofício de bispo auxiliar da arquidiocese de São Paulo (SP).
A Santa Sé comunicou, também, o acolhimento da renúncia do bispo da diocese de Nazaré da Mata (PE), dom Severino Batista de França.
Os bispos
Dom Edmar Peron - Dom Pedro Cunha Cruz
Dom Pedro Cunha Cruz nasceu em 16 de junho de 1964, no Rio de Janeiro (RJ). Foi ordenado presbítero no dia 4 de agosto de 1990. Recebeu a ordenação episcopal aos 5 de fevereiro de 2011. Tem como lema: “Servo de Jesus Cristo (Rm 1,1)”.  Atuou como bispo auxiliar na arquidiocese do Rio de Janeiro e delegado do regional Leste 1 no Conselho Permanente da CNBB. Foi presidente do Centro de Estatística Religiosa e Investigações Sociais (Ceris); bispo referencial das Pastorais Sociais do regional Leste 1 e bispo responsável pela Pastoral Carcerária também no Leste 1.  Em 20 de maio deste ano, foi nomeado coadjutor da diocese de Campanha (MG).
Dom Edmar Peron nasceu no dia 4 de março de 1965. É natural de Maringá (PR). Foi nomeado bispo auxiliar de São Paulo em 30 de dezembro de 2009. Tem como lema episcopal “Eis que venho para fazer a tua vontade”. É mestre em Teologia Dogmática, com especialização em Teologia dos Sacramentos.  Desde 2011 é membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da CNBB.
........................................................................................................................
                                                      Fontes: arquidiocese-pa-org.br   cnbb.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário