terça-feira, 3 de novembro de 2015

Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016

 trata do saneamento básico

Com o tema  "Casa comum, nossa responsabilidade"  e o  lema  "Quero ver o direito brotar como fonte e
correr a justiça qual riacho que não seca" (Am 5.24), a Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE) de 2016 será realizada em parceria com o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic). A proposta está em sintonia com a Encíclica do papa Francisco, "Laudato Si".A proposta da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) é debater com a sociedade questões do saneamento básico a fim de garantir desenvolvimento, saúde integral e qualidade de vida aos cidadãos.
"Nesse tema e lema, duas dimensões básicas para a subsistência da vida são abarcadas a um só tempo: o cuidado com a criação e a luta pela justiça, sobretudo dos países pobres e vulneráveis. Nessa Campanha da Fraternidade Ecumênica, queremos instaurar processos de diálogos que contribuam para a reflexão crítica dos modelos de desenvolvimento que têm orientado a política e a economia", explica a coordenação geral, representada pelo bispo da Igreja Anglicana e presidente do Conic, dom Flávio Irala, e a secretária-geral, pastora Romi Márcia Bencke.
Meio ambiente
Na apresentação do texto-base, a organização diz que a reflexão da CEF 2016 será "a partir de um problema específico que afeta o meio ambiente e a vida de todos os seres vivos, que é a fragilidade e, em alguns lugares, a ausência dos serviços de saneamento básico em nosso país".
O texto-base está organizado em cinco partes, a partir do método ver, julgar e agir. Ao final, são apresentados os objetivos permanentes da Campanha, os temas anteriores e os gestos concretos previstos durante a Campanha 2016.
A CFE 2016 está em sintonia, também, com o Conselho Mundial das Igrejas e com o papa Francisco. Nesta edição da Campanha, integram a Comissão da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016: Igreja Católica Apostólica Romana, Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, Igreja Presbiteriana Unida do Brasil, Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia, Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular (Ceseep), Visão Mundial, Aliança de Batistas do Brasil, Diretoria do Conic, Misereor.
O Texto-Base está disponível na Loja CNPF
.................................................................................................................................
                                                Fonte: cnpf.org.br/CNBB com informações do Conic

Nenhum comentário:

Postar um comentário