segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Reflexões para o Tempo do Advento

Preparação para o encontro
Estamos iniciando o Tempo do Advento, e as quatro semanas que antecedem o Natal são de preparação, com uma intensa vida de oração e meditação, para vivermos, na fé, o encontro com o Senhor Jesus, o Filho de Deus que assume a natureza humana numa forma humilde e singela. Só com esta preparação, poderemos celebrar bem o nascimento de Cristo no santo Natal. 
Preparemos nosso coração e nossa vida para o Nascimento do Salvador!
Mesmo diante de uma sociedade ávida por consumo e muitas vezes indiferente à mensagem de paz, de amor, de solidariedade e de esperança do Natal, ele continua tocando o coração de muitas crianças e adultos, porque diante da alegria e do encanto de uma criança com os símbolos do Natal, nós adultos somos levados a refletir sobre as pequenas e belas coisas da vida que fomos perdendo no caminho percorrido. O significado do Natal pode ter ficado na memória de um passado distante, ou quem sabe, fomos abandonando sua mensagem, deixando-a agonizar à margem da nossa vida na medida em que os nossos passos e o tempo nos levaram para a realidade dos adultos. Perdemos o encanto de contemplar o brilho das estrelas, de contar pequenas estórias e falar das coisas do coração que fazem tão bem à nossa vida, à nossa alma, que nos enchem de esperança e ainda nos fazem sonhar, sem deixar de amar quem está ao nosso lado, porque alguém veio de muito longe para nos amar e nos falar de amor. Não um amor pequeno, mas um amor que tem a imensidão do universo e o sentido da eternidade, e está ao alcance do meu e do teu coração.
Por isso, creio ser importante recordar que o Advento significa “vinda” e a Igreja convida seus filhos e filhas a prepararem os corações para celebrar a vinda histórica de Cristo, lembrando a encarnação e a natividade. Mas para quem quer percorrer um caminho de crescimento espiritual, o Advento simboliza também o encontro pessoal com o Cristo Jesus na nossa vida. Podemos começar a nos preocupar com os presentes, esquecendo que este é o tempo em que nos preparamos interiormente para acolher o presente mais importante para a humanidade, Jesus, o Filho de Deus. Um presente não se pode pretender. Um presente se pode somente esperar.
Tende todos um bom domingo.
                                              Dom José Gislon - Bispo Diocesano de Erexim (RS)
........................................................................................................................................................
Chega a justiça
O Advento abre as portas do coração humano para deixar nele entrar o coração divino, que traz a justiça ao planeta terra. O ser humano, em sua sede de infinito, só é saciado quando viver a justiça misericordiosa de Deus. A justiça humana é muito falha e incompleta, mesmo quando funciona como esteio de sustentação da convivência com promoção de vida digna.
Iluminemos nosso caminho com a luz de Cristo!
O nascimento de Jesus entre nós, o Emanuel, ou Deus conosco, traz-nos a certeza de que o ser humano não está sozinho para solucionar seus desafios existenciais. O profeta lembra: “Naqueles dias, naquele tempo, farei brotar de Davi a semente da justiça, que fará valer a lei e a justiça na terra...  O Senhor é a nossa justiça” (Jeremias 33, 14). A característica da justiça divina é a da recompensa de quem é justo, com a permeação da misericórdia. A superação do “olho por olho, dente por dente” se dá no Filho de Deus. Ele vem nos ensinar a nova maneira de nos relacionarmos com o semelhante e formarmos verdadeira fraternidade. Os adversários não são inimigos. O diferente não é ameaça, mas valor com sabor não costumeiro para nós. Os sem nada são valorizados e colocados no centro da atenção para serem promovidos em sua dignidade. O dinheiro não compra tudo, nem é o principal agente de solução dos problemas humanos. A riqueza da justiça misericordiosa está na prática da alteridade que leva a pessoa a ser humana e compassiva para com o semelhante.  A subjetividade exagerada é cúmplice do descaso para com o outro.
O Natal de Jesus não é simplesmente um dia de festa, mas a celebração do acontecimento da intervenção de Deus na história humana, dando oportunidade à implantação de um novo sistema de convivência. Este está baseado na valorização da vida para ela produzir justiça, solidariedade, misericórdia e paz. Não se pode deixar passar em branco a celebração da vinda do Filho de Deus com a aceitação de sua presença em nossa gruta existencial. Teremos sua iluminação para encetarmos o novo caminho da vida de sentido. Nascemos para amar e dar vida como Jesus. Aceitando seu desafio de também ofertar nossa existência  para um convívio que marque nossa caminhada com a brasa do amor divino, consertamos nossa ação no planeta, com a nova mentalidade e a prática da justiça amorosa de Deus.
Neste tempo de expectativa e verdadeira preparação para a celebração do nascimento do Verbo Divino entre nós, somos convidados a meditar melhor na Palavra de Deus, a intensificar a oração e até fazer a novena do Natal em família ou em comunidade, além da conversão de vida com reforços espirituais. Isso nos enriquece como pessoas de valor humano e cristão. Temos, assim, meios para acentuarmos em nós a mentalidade e a prática do amor misericordioso e justo, trazido com o sabor divino de Cristo entre nós.
Abster-nos de excessos de coisas materiais nos envolve numa ascese ou exercitação na prática do bem, da caridade e da ternura. Assim nos relacionamos com o semelhante, através do sentido da vida assumido e ensinado pelo Filho de Deus.
                                            Dom José Alberto Moura - Arcebispo de Montes Claros
.....................................................................................................................................
              Fonte: cnbb.org.br    Banner: asj.org.br   Ilustrações: padresergio.com    itf.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário