sábado, 3 de agosto de 2024

Catequese necessária:

Demônios e anticristos

Pe. Zezinho, scj |||||||||||||||||||||||||||||||

________________________________

Pedem que lhes fale de modo claro e inteligível sobre o “demônio” e sobre o “anticristo”.

Receio que muitos não aceitarão minha catequese. São tantas as interpretações radicais sobre estes dois temas, que a maioria dos católicos: anda, ou segura demais, ou confusa demais. Eu não tenho respostas cabais sobre o diabo e o anticristo. O que está na Bíblia me basta, mas não posso fantasiar sobre este tema.

Há pregadores que imaginam e até dão datas e locais para o aparecimento do anti Cristo. Um deles, culto, mas fanático ousou dizer que o anticristo vai aparecer no Vaticano. Imagine se um católico, também fanático, dissesse que ele ou ela seria uma mulher da Igreja dele, já que a palavra pode ser masculina ou feminina!…

Sobre isto minha catequese é bem mais serena e moderada!

Já fui xingado por isto por parte dos radicais católicos e pentecostais. Mas tento ser sereno sobre o que li e estudei. E afirmo que não sei o suficiente sobre isto!

Mas tenho fé no verdadeiro Cristo e afirmo que nem o demônio, nem o anti Cristo me assustam. Creio em Jesus “libertador”. E digo e ensino que Jesus nos “liberta do medo ou da ignorância”! É por aí que sigo.

Nunca fui peremptório sobre estes dois temas, simplesmente porque não sei o suficiente sobre o anticristo ou sobre o diabo.

Leio na internet e na rede social, que há pregadores de todas as igrejas afirmando que sabem. Vivem falando do demônio ou do anticristo. Eu prefiro falar de Jesus Cristo. São pregadores que garantem que conhecem os truques do diabo e sabem combatê-lo. Outros garantem que o anticristo já está no mundo.

Não sou profeta, nem futurista, mas tento ser lógico e sereno, por isso “não falo do fim do mundo” porque Jesus disse que ninguém sabe quando será (Mt 11,27).

E também não falo do anticristo, porque não sei como será, nem quando se manifestará. (1Jo 2,18) (1Jo 2,22) (2Jo 1,7 )

Jesus também falou do fim dos tempos! Ele disse que ninguém sabe! Só disse que virá! Mas não disse quando.

É minha praxe não conversar com o demônio, porque prefiro falar com Jesus. Há pregadores que, no palco, falam com o demônio. Impressionam, mas é demônio de palco...

Também não passo medo nas pessoas, porque sigo a pedagogia de Jesus que vivia dizendo NÃO TEMAIS. (Lc 12,8) (Lc 12,32). E o tempo todo Jesus dava e oferecia a sua paz (Jo 14,27)

Então, por que ter medo do diabo ou do anticristo, se Jesus dizia para não termos medo de viver. Bastaria confiar nele! (Jo 14,1)

Jesus sabia dominar e expulsar demônios de verdade. Mas o que mais vejo na rede social é gente garantindo que sabe expulsá-lo.

Até acredito na sinceridade de alguns, porque Jesus disse aos apóstolos lhes daria este poder. Mas a maioria dos pregadores de internet brinca de saber o que realmente não sabe.

+*+

Sobre o anticristo só posso dizer que há muita confusão sobre o tema. Penso nos judeus e cristãos do tempo de Jesus. O Cristo estava lá, vivendo ao lado e perto deles, mas a maioria não sabia que o esperado pelos judeus Cristo era Jesus de Nazaré.

E até hoje há bilhões que acham ele que foi um grande profeta, mas não era o Cristo! Hoje há milhões de crentes que garantem que conhecem Jesus, mas a maioria deles sequer leu os evangelhos e as epístolas.

Ouviram dizer isto, sem refletir na seriedade do que ouvem na TV; e há muitos deles, famosos por suas certezas, que pregam que o anticristo já está atuando. Mas será que eles sabem o que pregam?

A Bíblia garante que ele virá, mas o resto é mistério!

Minha fé me diz que Jesus já veio e está entre nós. Mas o demônio é difícil de ser visto. É que ele se disfarça de muitas maneiras.

Meus estudos e minha fé me pedem que eu seja prudente ao falar deste assunto. Não tenho a mesma certeza que eles têm.

Oro e peço luzes, mas não me arrisco a ensinar o que para mim ainda é mistério!

Por isso prefiro falar mais de Jesus do que do diabo e do anticristo. Eu continuo estudando isto! Mas, neste assunto prefiro não garantir que é ou será assim! Aprendi isto com meus mestres em Teologia! Bons teólogos sabem o que está e o que não está na Bíblia. Quem inventa não é bom teólogo, nem bom pregador!

____________________________________________________________________________________
                                                                                                   Fonte: facebook.com/padrezezinhoscj

Nenhum comentário:

Postar um comentário