quarta-feira, 14 de agosto de 2024

Aprendendo com o padre Zezinho:

O primeiro cisma da Igreja…

Pe. Zezinho, scj |||||||||||||||||||||||||||||||

________________________________

Anos 160 !

_______

Nova revelação. Nova profecia. Montano e Montanismo. Eis uma heresia que marcou a Igreja por quase 3 séculos .

Nos estudos de hoje ele seria um psicopata. Naquele tempo não havia as ciências da psicologia e da psiquiatria. Ao que tudo indica, Jesus sabia lidar com esses distúrbios. E sabia quem precisava de ajuda e quem tinha o coração endurecido a ponto de Jesus dizer que há um pecado quase impossível de resolver. A pessoa perdeu sua humanidade ! Tornou-se DESUMANA !

Montano era assim! Não foi o primeiro herege cristão, mas foi o mais louco entre eles.

Virou inimigo da hierarquia. Achava-se acima deles e superior a qualquer vidente, porque, ora encarnava o Pai e ora o Espírito Santo. A Nova Profecia não precisava de Bíblia. Achava que dera um passo adiante! Era o CARA...

Foi, talvez , o primeiro pentecostal da História. E com certeza foi um dos maiores fakes da fé. Não foi exemplo para os bons pentecostais. Dizia que Deus se encarnara nele! Faltava a humildade de quem realmente crê no Espírito Santo.

O Espírito Santo que ele pregava certamente não era o Espírito Santo que Jesus Cristo anunciou.

Autoritário, desequilibrado, combativo e colocava-se acima de tudo e de todos. Foi também um dos muito loucos que achavam que, com eles, viria a verdade verdadeira. Diálogo ? Por que se ele sabia tudo ? Não conhecia Jesus que sabia, mas dialogava com quem aceitava conversar com ele!

Montano vivia de frenesi e transes. Falava como se ele fosse , ao mesmo tempo Deus Pai ou Deus Espírito Santo. Não acreditava na Santíssima Trindade. Ao que tudo indica , achava que Jesus era inferior a ele!

Dizia-se semelhante uma lira que Deus tocava.

****

Chegou a dizer: “Eu sou o Senhor Deus nascido entre os homens. Não sou anjo nem sacerdote. Sou Deus Pai vindo até vocês.

****

Onde ia levava duas profetizas consigo: Priscila e Maximila. Inaugurou, perto dos anos 160, uma igreja pseudo carismática. Tinha tanta influência que até o leigo Tertuliano, teólogo de renome aderiu a ele.

Vivia de manifestações verbais sobrenaturais, do dom das línguas, de profecias diárias, de dons de cura, e dos sinais do Espírito Santo. Tudo fake! Sabia enganar pessoas simples.

Auto proclamou-se profeta e apóstolo e predizia para breve o fim do mundo. Para seus discípulos, a Nova Profecia era superior à Bíblia, ao Papa e aos bispos da época.

****

Montano até hoje tem discípulos que se proclamam carismáticos mas estão longe do verdadeiro Pentecostes. São a versão enlouquecida do pentecostalismo. A outra produz visíveis frutos de caridade e fraternidade!

Era rígido na prática da mortificação, mas , era também extremamente vaidoso e desobediente, o que era fácil de entender... Sendo “O” vidente e “O” porta voz de Deus só poderia obedecer a si mesmo!..

Conhece alguém com este grau de auto-afirmação na TV , na Internet e nas Igrejas de agora?... Existe um curso chamado ECLESIOLOGIA! Inclui os acertos e os erros das igrejas nestes 20 séculos . Muitos desses líderes machucaram muita gente ao passar por santos que não eram!…

Cabeça torta em geral é sinal de mente torta e coração torto!…

____________________________________________________________________________________
                                                                                                   Fonte: facebook.com/padrezezinhoscj

Nenhum comentário:

Postar um comentário