quarta-feira, 21 de agosto de 2024

Aprendendo com o padre Zezinho:

Pergunta justa e pertinente

Pe. Zezinho, scj |||||||||||||||||||||||||||||||

________________________________

A pergunta foi: “O padre também reza o terço?

***

Tenho três rosários em casa. Um à cabeceira, outro entre meus livros e outro na parede do meu escritório. Além das cruzes e a imagem de Jesus e Maria, sempre vejo estes sinais para onde eu olho.

Mas não me sinto obrigado a rezar o Rosário todos os dias. É uma proposta, mas não é obrigação. Alguns padres e leigos se escandalizam porque haja padres que não rezam o Rosário todos os dias!

A resposta é simples: É CONSELHO, MAS NÃO É OBRIGATÓRIO! Ninguém deve ser xingado de mau católico porque não rezou o terço diário! Até porque há católicos de “terço diário” que não abrem sua Bíblia há meses e não leem o Catecismo e os documentos da Igreja há anos!…

***

Em compensação medito todos dias as leituras da liturgia; estudo quatro horas por dia enquanto nossos alunos estudam quatro aulas por dia; e escrevo livros e artigos por mais três horas.

Minhas enfermidades não me permitem fazer tudo o que fiz por quase 50 anos, mas não estou parado. Padre não pode parar, a menos que a enfermidade impeça!

***

Por que dividido meu tempo assim? Porque tenho outros deveres. Mas quando entro no meu quarto vejo a cruz, o quadro de Maria e o Rosário. E às vezes ligo os “terços” de Aparecida, da Canção Nova e da Século 21.

***

Mas os estudos da fé ocupam bastante o meu tempo. Entendo que estudar Teologia, Ciências e os Documentos da Igreja também são formas de orar! Quero saber mais sobre Deus e sobre nossa Igreja!

Saber mais ajuda a orar mais! Tudo depende da espiritualidade da pessoa!

Mas está na hora de achar que todo católico tem que rezar o “terço diário” para ser abençoado por Nossa Senhora. Há outros deveres que todo católico deve cumprir. Maria também tinha afazeres da casa!

O terço diário não é o maior dever de um católico. Mas, sem dúvida, é uma das devoções mais recomendadas, não como dever, mas como exercício de espiritualidade!

Mas quem julga os outros por não rezar três ou um rosário diário, corre o risco de pecar por calúnia ou por julgar outros irmãos católicos.

Respeitar e ajudar os outros é um dever diário.

Mas Rezar o terço diário é uma louvável opção, porém ninguém deve ser forçado a praticar diariamente tal devoção! Feliz de quem descobriu o Rosário Mariano. Mas não se julga quem não reza todos os dias! Nem sempre é desrespeito para com Maria.

Os outros quase 30 “terços” devocionais-não-Marianos atuais, correm por conta de quem aderiu a algum grupo que propõe este novo jeito de praticar sua fé.

Não sendo contra a Bíblia e o Catecismo da Nossa Igreja, até o “terço das almas mais abandonadas” pode fazer algum bem … Eu nem sabia que existe tal “terço”.

Se algum bispo aprovar, será mais uma nova devoção!…. Devoção não se impõe! Aconselha-se!

____________________________________________________________________________________
                                                                                                   Fonte: facebook.com/padrezezinhoscj

Nenhum comentário:

Postar um comentário