quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

Belo depoimento do padre Zezinho:

Discípulo da Gaudium e Spes

Depoimento!

Pe. Zezinho, scj

||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||

______________________

Escolhi ser um padre atualizador

______________________

Encantou-me a catequese de 7 de dezembro de 1965. Assinada por Paulo VI e por cerca de três mil bispos, assim que foi exarada, decidi que tentaria viver aquilo. Eu tinha 24 anos. Seria ordenado padre em 1966.

Para mim ficou claro que eu seria um padre ATUALIZADOR DA FÉ e, se possível, atravessador de desertos. Eu entendia que nossa Igreja tinha que mudar!

Para mim a fé é dinâmica. Progride, atualiza, cria e dialoga. Cabia muito bem na minha mística de travessia do Neguebe da vida, depois das revelações do Monte Sinai.

Levei a sério os desafios da nossa Igreja que vinha de duas grandes guerras mundiais e várias ditaduras no continente. A mística do diálogo poderia mudar nosso povo! Valéria a pena tentar. Nem direita, nem esquerda, nem centro. DIÁLOGO COM TODOS! Doutrina SOCIAL E MAIS CHANCE PARA OS POBRES!

Ao mesmo tempo, já nos primeiros anos de sacerdócio, ficou claro que eu teria que dialogar com católicos CONSERVADORES. Para eles, a Igreja não tinha que mudar. Não se muda um farol de quase 2 mil anos!…

Mas há pessoas cujos horizontes não são os mesmos que os meus. Isto também fazia parte da psicopedagogia que eu seguia e sigo!

Ora, o fato de eu aceitar mudanças e apostar nelas não me dava o direito de ignorar os bispos, padres, colegas seminaristas e leigos que iam só até certo ponto nas mudanças que a Igreja propunha no Concílio Vaticano II.

O mundo deles não era o meu. Eu arriscaria mais! Eles, porém, estabeleciam limites, a começar pela liturgia, pela sociologia e até pela maneira de se vestir. O passado era sagrado para eles. Só que tem que para mim também as mudanças eram sagradas. Não tínhamos e não temos as mesmas perspectivas.

CONSERVAR fazia parte da essência deles. ATUALIZAR fazia parte da minha!

Tive grandes amigos bispos e padres conservadores. Nunca tive problemas de conversar com eles. Eram cultos e piedosos.

Também tive grandes amigos bispos e padres e leigos AVANÇADOS e ATUALIZADORES. Eram cultos e piedosos também.

Eu sempre segui o número 1642 da Gaudium et Spes. Fazia parte da minha mística. VOCAÇÃO: DIALOGAR COM O MUNDO!

Uma das experiências mais difíceis do catolicismo é o DIÁLOGO.

Discordar sem ofender. Concordar sem ser capacho. Prosseguir nas mudanças sem ofender quem não quer continuar!

As palavras são MUDAR sem perder a essência! CONSERVAR sem ficar marcando passo!

Parte dos hebreus se negou atravessar o deserto e a prosseguir no Neguebe . Ensaiaram uma volta para o Egito. Não valia a pena prosseguir. A escravidão no Egito, para eles, era melhor do que a falta de água e de comida.

Os líderes eram Datan, Coré e Abirão. A Terra os engoliu e nunca voltaram! Moisés venceu, mas ele mesmo nunca entrou na Terra Prometida. Mas o povo chegou lá! E era isto o que Moisés queria!

____________________________________________________________________________
                                                                                             Fonte: facebook.com/padrezezinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário