54ª edição dos Prêmios de Comunicação da CNBB
A Conferência
Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) informa que estão abertas até o dia 9 de
maio deste ano as inscrições à 54ª edição dos Prêmios de Comunicação da CNBB.
Podem se candidatar trabalhos em todas as categorias (Margarida de Prata –
cinema, Microfone
de Prata – produções radiofônicas, Clara de Assis –
televisão, Dom Helder Câmara – reportagens e trabalhos
jornalísticos, Dom
Luciano Mendes de Almeida – sites, blogs, aplicativos e redes sociais, Pastoral Kerigma –
trabalhos da Pascom-Brasil e Papa Francisco –
teses de doutorado e dissertações de mestrado), realizados entre 1 de janeiro e
31 de dezembro de 2021.
Além dos prêmios
tradicionais (Cinema, TV, Rádio, Internet/Redes Sociais e Imprensa), a novidade
desde a última edição foi a inclusão de duas novas categorias – o Prêmio Papa
Francisco (para teses de Doutorado e dissertações de Mestrado)
e o Prêmio Pastoral Kerigma (para trabalhos da Pastoral da
Comunicação).
A Comissão
Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, com aprovação da Presidência
da CNBB, poderá outorgar “Menção Honrosa
Irmã Doroty Stang” a pessoas ou trabalhos do mundo da comunicação que
se destacarem na promoção de valores humanos e cristãos.
Reconhecimento do
mérito
Em carta
publicada para divulgar a abertura do edital e das inscrições, a
presidência da CNBB afirma que, com a realização deste prêmio, os bispos do
Brasil querem reconhecer publicamente o mérito de trabalhos que dão voz a
realidades humanas que desafiam a nossa fé.
“Os trabalhos que
buscamos reconhecer com os prêmios denunciam situações que são contratestemunho
do Evangelho que pregamos. Os prêmios são expressão concreta da preocupação
profética da CNBB, e encontra respaldo nos ensinamentos do Papa Francisco, que
sonha com uma Igreja em saída”, expressou a presidência da CNBB.
Edital,
informações e inscrições
O edital, as
informações detalhadas de cada categoria, bem como as notícias das etapas da
premiação podem ser acompanhadas no site da 54ª Edição dos Prêmios (https://premios.cnbb.org.br),
e também no site e redes sociais da CNBB.
Os Prêmios de
Comunicação da CNBB
Os Prêmios de
Comunicação foram criados pela CNBB com o objetivo de oferecer um
reconhecimento público da Igreja Católica Apostólica Romana ao trabalho meritório
de profissionais da comunicação social nos diversos meios que apresentaram suas
obras e se distinguiram pelo serviço à dignidade humana e aos valores do
Evangelho.
Eles também têm
por objetivo estimular, fomentar e reconhecer as boas iniciativas de trabalho
jornalístico e cultural provenientes de todo o país nas áreas do Cinema, Rádio,
Televisão, Imprensa e Internet, bem como do campo da pesquisa acadêmica em
comunicação e iniciativas da Pastoral da Comunicação.
Concessão da
Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, os Prêmios têm caráter
exclusivamente cultural e não se vinculam a nenhuma modalidade de sorteio ou a
qualquer exigência de pagamento pelos concorrentes, tampouco estão
condicionados à aquisição ou ao uso de quaisquer bens, direitos ou serviços.
Eles serão entregues aos profissionais autores dos trabalhos que são
apresentados para a seleção.
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