segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

Em andamento, no Vaticano,

nova reunião do Conselho dos Cardeais
Trata-se da 32ª Reunião do organismo querido pelo Papa Francisco como instrumento de auxílio no governo universal da Igreja. Os trabalhos prosseguirão até esta quarta-feira, 4 de dezembro, tendo ao centro a nova Constituição Apostólica sobre a Cúria Romana.
Cidade do Vaticano - Teve início na manhã desta segunda-feira (02/12) no Vaticano, na presença do Papa, a 32ª Reunião do Conselho dos Cardeais, instituído por Francisco com o Quirógrafo de 28 de setembro de 2013, como instrumento de conselho no governo universal da Igreja e com a tarefa de estudar um projeto de nova Constituição apostólica sobre a Cúria.
Trabalho sobre a nova Constituição
No centro da última reunião, realizada entre os dias 17 e 19 de setembro passado, esteve propriamente a primeira “releitura” e a “modificação” do esboço da nova Constituição, cujo título provisório é “Praedicate evangelium”, baseado “nas muitas contribuições provenientes das Conferências episcopais, das observações dos dicastérios da Cúria romana e das sugestões dadas pelas entidades em questão”.
Segundo referiu a Sala de Imprensa da Santa Sé, a primeira releitura foi uma “passagem de escuta e de reflexão” em resposta às indicações do Pontífice “no sentido da comunhão e da sinodalidade”.
O novo texto
A nova Constituição Apostólica é chamada a substituir a “Pastor Bonus” de São João Paulo II, em vigor desde 28 de junho de 1988, composta por 193 Artigos, 2 Adnexum e sucessivas modificações de Bento XVI e Francisco.
Segundo as previsões feitas em junho passado pelo secretário do Conselho, dom Marcello Semeraro, o texto, após uma intensa atividade de consulta e escuta, em sua redação final poderá chegar às mãos do Papa para a aprovação definitiva “no máximo no final deste ano”.
A missionariedade
O ímpeto missionário, fortemente querido pelo Papa Francisco e já descrito na Evangelii Gaudium – sempre nas palavras do secretário – é evidente no esboço do texto em que ressoa aquele “ide e pregai no mundo inteiro”, presente no Evangelho segundo São Marcos, que hoje mais do que nunca deve ser lido no contexto em contínua transformação em que o anúncio da Boa Nova deve saber colocar-se.
Os trabalhos da 32ª Reunião do Conselho dos Cardeais prosseguirão até esta quarta-feira, 4 de dezembro.
..................................................................................................................................................
                                                                                                                 Fonte: vaticannews.va

Nenhum comentário:

Postar um comentário