sábado, 7 de dezembro de 2019

No Vaticano

exposição de 130 presépios do mundo inteiro
A mostra será inaugurada na tarde deste domingo, 8 de dezembro, pelo presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, dom Rino Fisichella, e pelo embaixador da Hungria junto à Santa Sé.
Cidade do Vaticano - Depois da visita do Papa Francisco, a Greccio, no último domingo (1º/12), onde assinou a Carta Apostólica “Admirável sinal” sobre o valor e o significado do presépio, haverá uma segunda iniciativa: os 100 presépios no Vaticano.
A mostra encontra-se na Sala Pio X na Via dell’Ospedale 1, em Roma, e hospeda mais de 130 presépios provenientes de cerca de 30 países do mundo. São presépios de grande valor. Cada um dos quais, à sua maneira, é uma obra de arte que contém uma história específica. Desde os presépios clássicos e preciosos da escola napolitana do século XVIII aos presépios em coral, aos presépios mais simples realizados por crianças das escolas de ensino fundamental ou presépios realizados pela comunidade do Centro de Saúde Mental (CSM) de Nicósia, Sicília, para pessoas com deficiência.
Inauguração
A mostra será inaugurada, neste domingo (08/12), às 16h locais, com a animação realizada pela Embaixada da Hungria junto à Santa Sé. Estarão presentes: o presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, dom Rino Fisichella, organizador do evento, junto com alguns membros do dicastério; o Embaixador da Hungria junto à Santa Sé, Eduard Habsburg-Lothringen, o bispo auxiliar de Esztergom-Budapeste, dom Ferenc Cserháti, com os membros da secretaria geral do Congresso Eucarístico Internacional de Budapeste, cidade que hospedará o congresso em 2020.
Também estarão presentes representantes diplomáticos de países como Burkina Faso, Croácia, Panamá, Polônia, Eslovênia, Espanha e Taiwan. A animação será feita pelo Coral da Câmara da Escola de Coro "Kodály" de Budapeste, dirigido por Borbála Márta Sapszon que fará uma recitação, reproduzindo o presépio  vivo da tradição húngara, junto com alguns cantos tradicionais de Natal.
A mostra ficará aberta até 12 de janeiro de 2020
A mostra dos 100 presépios, no Vaticano, pode ser visitada todos os dias até 12 de janeiro de 2020, de 10h às 20h. Nos dias 24 e 31 de dezembro, a mostra será fechada às 17h. Pode-se entrar para ver a mostra até uma hora antes do fechamento. A visita é totalmente gratuita.
Recomenda-se a escolas e grupos interessados a mandarem um e-mail ao endereço 100presepi@pcpne.va. As informações estão disponíveis no site www.100presepi.it.
..............................................................................................................................................................
Papa às ONGs católicas: 
Formação e educação são prioridades para uma Igreja
A Igreja conta com a colaboração das várias associações católicas internacionais. Por isso, o Papa propõe três meios para a sua ação concreta: “formação dos membros, meios materiais necessários e trabalho em equipe”.
Manoel Tavares - Cidade do Vaticano - O Santo Padre recebeu, na manhã deste sábado (07/12), na Sala do Consistório, no Vaticano, cerca 100 participantes no Fórum Mundial das ONGs – Organizações não Governamentais – de inspiração católica.
Em seu discurso aos presentes, o Papa cumprimentou os Representantes da Santa Sé, junto aos Organismos Internacionais, e os líderes e dirigentes das diversas ONGs, aos quais expressou sua satisfação por encontrá-los na Sé de Pedro, símbolo da comunhão com a Igreja Católica. A todos, manifestou sua gratidão, dizendo:
“Obrigado por virem, de vários países do mundo, para compartilhar experiências e reflexões sobre o tema da inclusão. Desta forma, vocês desejam dar um testemunho concreto em favor dos mais vulneráveis, para que sejam acolhidos e incluídos no mundo, nossa "Casa comum".
Muitos de vocês, disse Francisco, trabalham pelos direitos humanos e as condições de vida das pessoas: habitat, educação, desenvolvimento e outros problemas sociais. A Igreja, que "vive e atua neste mundo”, também conta com a colaboração das várias associações católicas internacionais, às quais propôs três meios para a sua ação concreta: “formação dos membros, meios materiais necessários e trabalho em equipe”. Falando sobre o primeiro, ou seja, “a formação”, disse:
“A complexidade do mundo e a crise antropológica, na qual estamos imersos, exigem um testemunho coerente de vida, através de um diálogo e uma reflexão positiva sobre a dignidade humana. Tal testemunho supõe uma grande fé e confiança e uma preparação profissional adequada em assuntos científicos e humanos na perspectiva cristã”.
Nesse sentido, afirmou Francisco, a Doutrina Social da Igreja oferece princípios eclesiais adequados para servir melhor a humanidade. A formação e a educação estão entre suas metas prioritárias. Por isso, o Papa fez seu apelo por um “Pacto Global sobre Educação”, para a construção da paz, justiça, acolhida dos povos e solidariedade universal, além do cuidado da nossa “Casa comum”. Para que isto seja possível, o Pontífice explicou o segundo ponto da sua reflexão: os “meios materiais necessários”:
“Os meios são importantes e necessários, mas, às vezes, não são suficientes para alcançar os objetivos propostos. No entanto, não devemos desanimar, sabendo que a Igreja sempre realizou grandes obras com poucos recursos”.
A Igreja, acrescentou Francisco, espera que coloquemos em prática nossos talentos, com a ajuda e o poder de Deus, para a realização das nossas boas obras. Aqui, apresentou sua terceira e última proposta: “compartilhar iniciativas e trabalhar em equipe”:
“Colaborar com os projetos comuns enaltece ainda mais o valor das obras, pois destaca as metas inatas da Igreja: a comunhão e caminhar juntos, na mesma missão, a serviço do bem comum, através da corresponsabilidade e contribuição de todos”.
Por fim, referindo-se ao tema central do Fórum Mundial das ONGs, o Papa afirmou: para a realização dos diversos projetos, é preciso unir as próprias forças às de outras Organizações católicas, em comunhão com seus Pastores e com os representantes da Santa Sé junto aos Organismos Internacionais. E concluiu:
“O mundo de hoje clama por uma nova audácia e uma nova imaginação para criar outras formas de diálogo e cooperação, a fim de favorecer uma maior cultura de encontro, onde a dignidade do ser humano, segundo o plano criador de Deus, seja colocada ao centro”.
..................................................................................................................................................
                                                                                                                 Fonte: vaticannews.va

Nenhum comentário:

Postar um comentário