domingo, 23 de dezembro de 2018

Reflexão para seu domingo:

Preparando o Natal
O Natal é uma festa espiritual, é o aniversário do nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo. O Filho de Deus se fez homem e habitou entre nós. A alegria e a esperança do Natal são expressões da certeza da proximidade de Deus entre nós. A humanidade não está abandonada a sí mesma, mas o próprio Deus vem ao encontro do seus filhos e filhas para nos salvar e libertar-nos do mal e da morte.
Dom Sevilha, OCD
Quando vamos receber uma visita em nossa casa, a primeira coisa a fazer é dar uma arrumada na casa. Não se recebe uma visita com um latão de lixo no centro da sala. No Natal vamos receber o divino hóspede Jesus. É preciso dar uma arrumada na casa da própria vida. É preciso jogar fora os lixos da alma: raiva, ressentimento, mágoa, desejos de vingança, pirraça, falta de paciência, orgulho, egoísmo, vaidade, inveja, materialismo-consumismo, desonestidade nos negócios, amor ao dinheiro, malícia, adultério, pornografia, gula, alcoolismo, uso de droga, preguiça, desânimo, tristeza profunda, pessimismo, falta de fé…
Não adianta usar uma roupa nova e bonita se o coração estiver feio e sujo. Não adianta enfeitar a casa com milhares de luzinhas e dentro dela habitar uma família feia, briguenta e rancorosa. Não adianta enfeitar a cidade se a sociedade vive a feia realidade da miséria, violência e corrupção.
Cuidemos para não paganizarmos o Natal, esquecendo-nos do aniversariante Jesus e preocupando-nos somente com as coisas materiais: presentes, ceia, viagens, etc. É costume dar um presente para o aniversariante. Neste Natal qual presente você vai dar para Jesus? Ele vai mostrar o que Ele quer de você. Um presente que certamente alegrará o coração de Jesus é fazermos o sincero propósito de oferecer-Lhe uma alma mais verdadeira, mais limpa e mais nobre. Para alguns Jesus vai pedir que cultivem mais a fé, que está muito fraca, e aproximem-se mais de Deus. Para outros pedirá que larguem algum vício. Alguns devem perdoar o mal recebido e se reconciliar com as pessoas para as quais o coração está fechado.
O Papa Francisco diz que “nós podemos fazer milagres com a generosidade. A generosidade das pequenas coisas, poucas coisas. Mas há hoje a doença contra a generosidade: a doença do consumismo. Doença que consiste em comprar sempre coisas. Uma doença séria, a do consumismo, de hoje! Eu não digo que todos nós fazemos isso, não. Mas o consumismo, o gastar mais do que precisamos, uma falta de austeridade de vida: este é um inimigo da generosidade. E a generosidade material – pensar nos pobres, ‘isso posso dar para que possam comer, para que se vistam’ – essas coisas, tem outra consequência: alarga o coração e o leva à magnanimidade.
Trata-se, portanto, de ter um coração magnânimo onde todos entram. Devemos percorrer o caminho da generosidade, iniciando com um ‘controle em casa’, isto é, pensando naquilo que não me serve, que servirá a outra pessoa, tendo um pouco de austeridade. É preciso pedir ao Senhor para que nos liberte daquele mal tão perigoso que é o consumismo, que nos torna escravos, gera uma dependência do gastar. É uma doença psiquiátrica. Peçamos esta graça ao Senhor: a generosidade, que alarga o nosso coração e nos leva à magnanimidade”.
Seria, portanto, uma ofensa a Deus usarmos o Santo Natal como pretexto para o consumismo, em vez de crescermos na simplicidade e generosidade que o Natal inspira. Preparemos a casa do nosso coração com uma boa confissão dos nossos pecados que é como um banho na alma, que nos purifica e revigora com a água generosa que é misericórdia infinita do amor de Deus derramado sobre nós.
Neste Natal, abra as portas do seu coração e deixe a luz de Deus entrar. Feliz Natal!
                                                             Dom Sevilha, OCD, bispo da Diocese de Bauru (SP)
.................................................................................................................................................
                                                                                                             Fonte: cnbbsul1.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário