sábado, 8 de dezembro de 2018

Leituras do

2º Domingo do Advento

1ª Leitura: Br 5,1-9
Leitura do Livro do Profeta Baruc
Despe, Jerusalém, tua roupa de luto e de dor, reveste para sempre a beleza da glória de Deus. Envolve-te no manto da justiça de Deus, põe na cabeça o diadema glorioso do Eterno! Pois Deus quer mostrar o teu esplendor a todo o universo debaixo do céu. Deus te imporá para sempre o nome: “Paz da justiça” e “Glória da Piedade”. Levanta-te, Jerusalém, vai ao alto, olha para o Oriente e vê teus filhos reunidos, pela palavra do Santo, desde o Poente até o Oriente: alegram-se, pois Deus se lembrou deles. Partiram de ti a pé, levados pelos inimigos, mas Deus os reconduz para ti, cheios de glória como trono real. Deus decidiu abaixar todo monte elevado e colinas eternas, e encher os vales e aplanar a terra, para Israel andar firme sob a glória de Deus. Os bosques e as árvores aromáticas dão sombra a Israel por ordem de Deus. Deus conduzirá Israel na alegria à luz da sua glória, com misericórdia e justiça.
...............................................................................................................................................................
Salmo: 125
Sim, por nós fez maravilhas, e de alegria exultávamos!
Sim, por nós fez maravilhas, e de alegria exultávamos!

Quando o Senhor a Sião reconduzia os cativos, estar sonhando pensávamos. Tínhamos risos na boca e em nossos lábios, canções.
Entre as nações exclamavam: “Deus fez por eles prodígios!”. Sim, por nós fez maravilhas, e de alegria exultávamos!
Muda, Senhor, nossa sorte, como as torrentes do Sul: Os que semeiam chorando colham a messe entre cânticos!
Saindo embora a chorar quem leva sua semente, possa voltar, entre hinos, trazendo os feixes colhidos!
.........................................................................................................................................................
2ª Leitura: Fl 1,4-6.8-11
Carta de São Paulo aos Filipenses
Irmãos: sempre, em cada oração por vós todos, é com alegria que eu rezo. Porque vós estais em comunhão na evangelização, desde o primeiro dia até agora. Estou certo de que aquele que começou em vós esta obra excelente vai levá-la adiante até o dia de Cristo Jesus. Deus é testemunha da ternura com que vos amo a todos no coração de Cristo Jesus! E o que eu peço a ele é que a vossa caridade cresça cada vez mais em ciência e em todo conhecimento, para que tenhais o discernimento do que mais vos convém, de modo que estejais puros e irrepreensíveis, quando soar o dia de Cristo, e carregados de frutos de justiça, que nos vêm por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus. lória de Deus. Os bosques e as árvores aromáticas dão sombra a Israel por ordem de Deus. Deus conduzirá Israel na alegria à luz da sua glória, com misericórdia e justiça.
...............................................................................................................................................................
Evangelho: Lc 3,1-6
Evangelho de São Lucas:
No décimo quinto ano do reinado de Tibério César, sendo Pôncio Pilatos governador da Judeia, Herodes, governador da Galileia, seu irmão Filipe, governador da Itureia e da Traconítide e Lisânias, governador de Abilene, sob o pontificado de Anás e de Caifás, a palavra de Deus foi dirigida a João, filho de Zacarias, no deserto. Ele começou a percorrer toda a região do Jordão, pregando o batismo de conversão para a remissão dos pecados. De fato, assim está escrito no livro dos oráculos do profeta Isaías: Voz de alguém que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitar suas trilhas; todo vale seja aterrado; toda montanha ou colina seja nivelada;os caminhos tortos sejam retificados e os atalhos acidentados se tornem planos. E todo homem verá a Salvação de Deus!


...............................................................................................................................................................
Reflexão:
João Batista continua propondo a conversão!
Podemos situar o tema deste domingo à volta da missão profética. Ela é um apelo à conversão, à renovação, no sentido de eliminar todos os obstáculos que impedem a chegada do Senhor ao nosso mundo e ao coração dos homens. Esta missão é uma exigência que é feita a todos os batizados, chamados – neste tempo em especial – a dar testemunho da salvação/libertação que Jesus Cristo veio trazer.
Dom Eurico dos Santos Veloso
O Evangelho (cf. Lc 3,1-6) apresenta-nos o profeta João Batista, que convida os homens a uma transformação total quanto à forma de pensar e de agir, quanto aos valores e às prioridades da vida. Para que Jesus possa caminhar ao encontro de cada homem e apresentar-lhe uma proposta de salvação, é necessário que os corações estejam livres e disponíveis para acolher a Boa Nova do Reino. É esta missão profética que Deus continua, hoje, a confiar-nos.
A primeira leitura (cf. Br 5,1-9) sugere que este “caminho” de conversão é um verdadeiro êxodo da terra da escravidão para a terra da felicidade e da liberdade. Durante o percurso, somos convidados a despir-nos de todas as cadeias que nos impedem de acolher a proposta libertadora que Deus nos faz. A leitura convida-nos, ainda, a viver este tempo numa serena alegria, confiantes no Deus que não desiste de nos apresentar uma proposta de salvação, apesar dos nossos erros e dificuldades.
A segunda leitura (cf. Fl 1,4-6.8-11) chama a atenção para o fato de a comunidade se dever preocupar com o anúncio profético e dever manifestar, em concreto, a sua solidariedade para com todos aqueles que fazem sua a causa do Evangelho. Sugere, também, que a comunidade deve dar um verdadeiro testemunho de caridade, banindo as divisões e os conflitos: só assim ela dará testemunho do Senhor que vem. 
                Dom Eurico dos Santos Veloso - Arcebispo Emérito de Juiz de Fora (MG)
..........................................................................................................................................
             Reflexão: cnbbleste2.org.br     Banner: cnbb.org.br     Ilustração: franciscanos.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário