quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

Arquidiocese de Pouso Alegre:

Comunicados do Governo Arquidiocesano


O novo Conselho Presbiteral da Arquidiocese de Pouso Alegre teve sua primeira reunião nesta terça-feira (4), na Cúria Metropolitana. Presidido pelo arcebispo, dom José Luiz Majella Delgado – C.Ss.R., o Conselho com seus seis membros natos, nove eleitos e dois nomeados pelo próprio arcebispo, refletiu sua missão e realizou a votação para a escolha do coordenador, do secretário e do representante no Conselho Econômico e alguns outros assuntos. 
Vale lembrar que a eleição dos novos membros ocorreu em outubro deste ano, durante reunião de atualização do clero. 
A formação do Conselho Presbiteral:
Os membros nomeados são: Pe. Eduardo Rodrigues da Silva (Paróquia Bom Jesus em Córrego do Bom Jesus) e Pe. Francisco Nunes, religioso Claretiano (Paróquia Imaculado Coração de Maria em Pouso Alegre).
Os membros natos são:  Côn. Wilson Mário de Morais (Vigário Geral); Pe. Juliano de Almeida Oliveira (Vigário Judicial); Pe. Jésus Andrade Guimarães (Chanceler); Pe. Ivan Paulo Moreira (Reitor do Seminário); Pe. Mauro Ricardo de Freitas (Coordenação de Pastoral); Pe. Fabiano José Pereira (Representante dos Presbíteros).
Os membros eleitos são: Pe. Benedito Ferreira da Costa; Pe. Heraldo José dos Reis; Côn. Vonilton Augusto Ferreiro; Pe. Thiago de Oliveira Raymundo; Côn. Simão Cirineo Ferreira; Pe. Benedito Francisco Lopes; Pe. Paulo Roberto de Andrade; Pe. Marcos Vinícius da Silva; Pe. Benedito Luciano Rosa.
Pela eleição, a coordenação ficou assim definida: Pe. Heraldo José dos Reis (coordenador); Pe. Eduardo Rodrigues da Silva (Secretário); e Pe. Benedito Ferreira da Costa (Representante junto ao Conselho Administrativo).
Padre Paulo Adolfo Simões passa a auxiliar a CNBB
O padre Paulo Adolfo Simões, até então pároco da paróquia Santo Antônio em Piragunçu, passa a residir em Brasília (DF) onde exercerá seu ministério junto à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), como Secretário Executivo do Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmara (CEFEP).  
A Arquidiocese de Pouso Alegre agradece a vida e vocação do padre Paulo Adolfo e o agradece pelos trabalhos realizados até então e lhe deseja toda sorte nos novos trabalhos assumidos. Como disse o Papa Francisco aos jovens sacerdotes em junho de 2017, “A vida sacerdotal não é um escritório burocrático ou um conjunto de práticas religiosas ou litúrgicas para atender. Ser sacerdote significa arriscar a vida pelo Senhor e pelos irmãos, carregando na própria carne as alegrias e angústias do povo, dedicando tempo e escuta para curar as feridas dos outros, oferecendo a todos a ternura do Pai”.
A presença do padre Paulo Adolfo em Brasília deve ser de 4 anos. 
Acolhida de novos padres na Arquidiocese
O pedido do Pe. Juarês Martins da Silva, diocese de Campo Limpo (SP), para realizar uma experiência pastoral em nossa arquidiocese, que vinha sendo analisado durante este segundo semestre, teve seu aceite concluído e as providências canônicas serão efetivadas para o ano de 2019. 
O pedido do Pe. Maicon Vinícius Leal Silva, membro do Mosteiro da Trindade em Monte Sião, incardinado em nossa arquidiocese pela sua ordenação, para fazer uma experiência pastoral em paróquia, foi analisado ao longo deste semestre e concluída sua aceitação com a acolhida dos conselheiros e as providências canônicas serão efetivadas para o ano de 2019.
Distrito de Pintos Negreiros passa a ser atendido pela paróquia de Maria da Fé
Foi analisado e acatado o pedido de Dom Pedro, Bispo da Campanha, que o Distrito de Pintos Negreiros, no município de Maria da Fé, com atendimento religioso pela paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Dom Viçoso(MG), fosse anexada eclesialmente  como capela da paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Maria da Fé(MG). O pedido foi aceito com a ressalva de que seja, inicialmente, uma experiência por três anos e, depois de avaliada, deliberado definitivamente conforme resultado da experiência.
Celebrações 
Nesta quinta-feira, 6 de dezembro, a arquidiocese de Pouso Alegre celebra os 60 anos de vida presbiteral de Monsenhor João Aparecido de Faria. A Eucaristia será celebrada no Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora Auxiliadora às 17h. Monsenhor João foi ordenado padre no dia 14 de dezembro de 1958 em Paraisópolis. Atualmente ele reside no Seminário arquidiocesano.
No dia 20 de dezembro, às 19h, a arquidiocese de Pouso Alegre fará uma homenagem póstuma ao padre Sebastião Pereira Dal Poggeto, data na qual ele celebraria 60 anos de vida presbiteral. A concentração ocorrerá na Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio, em Caldas. Padre Poggeto faleceu no dia 7 de março de 2018, também em Caldas. 
As missas serão presididas pelo arcebispo metropolitano, Dom José Luiz Majella Delgado – C.Ss.R.
.....................................................................................................................................................
                                                                                                                        Fonte: cnbb.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário