sábado, 16 de junho de 2018

Papa às Irmãs Teatinas:

O mundo tem necessidade de testemunhos de transcendência
"Junto às pessoas em condições de pobreza material, existem tantos que perderam o sentido da vida, corações ressequidos e sedentos de um bom pão e água viva, que mesmo sem saber, esperam encontrar com Jesus", disse o Papa Francisco às religiosas.

Cidade do Vaticano Respondam "com criatividade ao clamor dos pobres e de tantos famintos e sedentos de Deus". Esta foi a exortação do Papa Francisco às 100 irmãs Teatinas, recebidas em audiência na manhã  deste sábado, na Sala do Consistório, no Vaticano, por ocasião do IV Centenário de morte da fundadora, a Venerável Úrsula Benincasa.
"Encontrem vida - explica o Pontífice - doando vida, encontrem esperança, doando esperança, encontrem a razão de ser de vocês na Igreja e no mundo, amando e vivendo sempre segundo a lógica do dom, a lógica do Evangelho".
Testemunhas de transcendência
O caminho indicado por Francisco às religiosas, particularmente envolvidas nos campos da educação e da formação das novas gerações, é o das periferias existenciais:
Encorajo vocês a serem, no exemplo de sua fundadora, mestres de conhecimento experiencial de Deus. O mundo de hoje tem necessidade de testemunhos de transcendência, de pessoas que sejam sal da terra e luz do mundo (cf. Mt 5, 13-14), que sejam fermento na massa (cf. Mt 13,33). Não privem os homens e as mulheres de hoje deste alimento, tão necessário quanto o pão material. Junto às pessoas em condições de pobreza material, existem tantos que perderam o sentido da vida, corações ressequidos e sedentos de um bom pão e água viva, que mesmo sem saber, esperam encontrar  Jesus.
A espiritualidade de viver juntos
O Papa também indica outro pilar da vida consagrada: "a espiritualidade de viver juntos". A vida fraterna - acrescenta o Pontífice - "não é fácil", "há sempre algum motivo para brigar, para falar mal" do outro. "Mas existe um remédio, um remédio muito bom – recorda - para não falar mal: morder a própria língua. Ela incha, mas não fala mal".
"O caminho comunitário - acrescenta - torna-se uma santa peregrinação":
Afastar as críticas, fofocas, rivalidades, e praticar ao invés disto a acolhida e a atenção recíproca, a partilha de bens materiais, o respeito pelas pessoas mais vulneráveis. Isto é muito importante: cuidar dos idosos. Eles são a memória da Congregação. Não os deixem ali na enfermaria, abandonados, não. Ir até eles, fazer com que falem - eles são a memória - fazer um carinho neles. Não se esqueçam dos idosos.
As irmãs Teatinas
A Congregação das Irmãs da Imaculada Conceição Teatinas - difundida na América, na África e na Europa - foi fundada em 1583 em Nápoles pela Venerável Úrsula Benincasa, sempre animada por um único desejo: "a glória de Deus e a salvação das almas" . Este - escreveu ela - é o meu testamento: "Amem o Senhor e amem-se mutuamente".
..............................................................................................................................................................
Papa Francisco:
O amor entre homem e mulher os tornam cooperadores do Criador
"O nosso mundo, muitas vezes, tentado e guiado por lógicas individualistas e egoístas, leva, quase sempre, a perder o sentido e a beleza das uniões estáveis. Por isso, torna-se difícil entender o valor da família", disse o Papa à Delegação do Fórum da Família.

Cidade do VaticanoO Papa Francisco concluiu sua série de audiências na manhã deste sábado, 16, recebendo na Sala Clementina uma Delegação de 150 membros das Associações Familiares, fundadas há 25 anos, que compreende mais de 500 centros de comunhão e força de partilha. Trata-se, disse, de uma “família de famílias”, que busca viver juntos na alegria e no bem comum.
O "fator familiar" constitui um "elemento de avaliação política e operacional, multiplicador da riqueza humana, econômica e social", diz o Papa, no texto foi entregue, tendo preferido falar de improviso, tocando em temas de várias naturezas.
Antes de tudo, ele reitera que a família é uma só, à imagem de Deus, a união entre um homem e uma mulher. E que, para continuar este elo de ligação ao longo do tempo, é preciso paciência, acima de tudo, diante de uma traição.
Entre os tópicos abordados, também o do aborto e da abertura à vida, que é sempre preciosa e inviolável. Com brincadeiras e histórias pessoais, o Papa Bergoglio não esquece de analisar a relação entre pais e filhos, muitas vezes penalizada pela urgência do trabalho ou pela falta do mesmo.
“A família que, em vários modos vocês promovem, está ao centro do projeto de Deus, segundo a história da salvação”, afirmou.
“Por um misterioso desígnio divino, a complementariedade e o amor, entre o homem e a mulher, os tornam cooperadores do Criador, que lhes confia a tarefa de gerar novas criaturas, dando-lhes assistência no crescimento e na educação”.
A família, sagrada e indissolúvel, afirmou Francisco, é berço da vida e primeiro lugar da acolhida e do amor. Ela tem um papel essencial na vocação do homem, é uma janela que se abre para o mistério do Amor, na unidade e Trindade de Deus. E recordou no texto:
“O nosso mundo, muitas vezes, tentado e guiado por lógicas individualistas e egoístas, leva, quase sempre, a perder o sentido e a beleza das uniões estáveis. Por isso, torna-se difícil entender o valor da família. O apoio às famílias e a sua valorização depende de uma incansável obra de sensibilização e diálogo: eis o objetivo do seu Fórum, através de inúmeras iniciativas, em colaboração com as Instituições”.
Por isso, o Santo Padre animou as Associações Familiares a dar testemunho da alegria do amor, recordado no documento pós-sinodal sobre a família.
Por fim, o Papa agradeceu à Delegação pelo seu compromisso “em participar, de modo ativo e responsável, da vida das famílias, em ambiente cultural, social, escolar e político e os incentivou a promover políticas para sustentar o crescimento da natalidade, apesar da pobreza e da falta de assistência familiar.
.................................................................................................................................................
                                                                                                                Fonte: vaticannews.va

Nenhum comentário:

Postar um comentário