domingo, 10 de dezembro de 2017

Reflexão para seu domingo

Preparar o caminho
A vinda do Filho de Deus, semelhante a um de nós, faz-nos mover-nos para uma vida de esforço individual e coletivo para tentarmos um caminho de mais compreensão, ajuda mútua e colaboração.
Esperamos por uma nova humanidade, em que reine a justiça para todos. Para alcançarmos esse objetivo temos que fazer nossa parte. Contamos com a bondosa ação divina para fazer dar resultado nosso esforço de promovermos o entendimento e a conjunção da boa vontade de todos para mudarmos nossa realidade. A continuarmos no status quo, ou na mesmice de não cooperação para tentarmos uma convivência mais solidária, não conseguiremos um resultado promissor em nosso convívio pouco animador.
A vinda do Filho de Deus, semelhante a um de nós, faz-nos mover-nos para uma vida de esforço individual e coletivo para tentarmos um caminho de mais compreensão, ajuda mútua e colaboração.  Teremos, então, nosso modo de nos relacionar em relação ao que fazemos do planeta e entre nós para uma vida de entendimento, de inclusão social e de promoção da cidadania para todos e da paz.
O profeta grita por dias melhores: “Preparai no deserto o caminho do Senhor, aplainai na solidão a estrada de nosso Deus” (Isaías 40,3). Essa mesma voz é repetida pelo precursor de Jesus, que grita para o ser humano lembrar-se de que, se não mudar de conduta e não se converter, não poderá ter parte na vida nova do Messias (Cf. Marcos 1,1-8).
O Natal de Jesus não é apenas anunciado para nos alegrar exteriormente  e sim para a nossa mudança de mentalidade e convivência na terra. Só participa de sua celebração quem aceita as coordenadas de Deus na vida, cooperando para a promoção da solidariedade, da justiça e do amor.  Ao invés da concentração das riquezas haverá mais distribuição de possibilidades de vida digna para todos. Assim se superam a fome, a miséria, a falta de moradia, a concentração da terra nas mãos de poucos, a superação da degradação da família e do meio ambiente, todo tipo de discriminação, guerras, má política, mau uso da comunicação e todo o ódio.
O Filho de Deus se propõe a mudar o coração de quem o  receber com o propósito de se tornar realmente morada divina. Assim nos deixamos conduzir com o intuito de sermos agentes transformadores e incentivadores de uma vida mais solidária com quem é deixado de lado do convívio social justo e solidário. Convertemo-nos como Zaqueu quando hospedou Jesus em sua casa e fez promessa de uma vida nova, de acordo com os ditames de Jesus (Cf. Lucas 19,1-10).
Sem mudança de vida para os valores do Messias não conseguiremos mudança e restauração da vida plena, realizada e realizadora no nosso planeta. Sem a efetivação do projeto divino em nossa convivência não realizaremos nosso intento de democracia e vida digna para todos. Jesus nos apresenta sobejamente o que fazer para termos justiça e fraternidade. Sem elas o ódio, a ruptura com os valores éticos, morais e verdadeiramente humanos se esvaem. O Divino Mestre nos ensina a prática da justiça misericordiosa em que o ser humano será capaz de dar de si pela promoção da verdadeira cidadania para todos. Preparar o coração para o Natal requer aceitar suas coordenadas.
                            Dom José Alberto Moura - Arcebispo Metropolitano de Montes Claros
............................................................................................................................................
                                            Fonte: cnbbleste2.org.br    Banner: portalterradesantacruz.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário