quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Papa na catequese desta quarta-feira:
Por que ir à missa aos domingos?

Cidade do Vaticano (RV) - Quarta-feira, dia de audiência geral na Sala Paulo VI. Cerca de 7 mil pessoas participaram do encontro semanal com o Papa. Retomando o caminho de reflexões sobre a Missa, Francisco questionou hoje: ‘Por que ir à missa aos domingos?’
Foi no primeiro dia que Ele ressuscitou
Desde os primeiros tempos, os discípulos de Jesus celebravam o encontro eucarístico com o Senhor no dia que os judeus chamavam ‘o primeiro da semana’ e os romanos ‘o dia do sol’.
Depois da Páscoa, os discípulos de Jesus acostumaram-se a esperar a visita do seu divino Mestre no primeiro dia da semana; foi nesse dia que Ele ressuscitou e veio encontrar-Se com eles no Cenáculo, falando e comendo com eles e dando-lhes o Espírito Santo. Este encontro se repetiria oito dias depois, já com a presença de Tomé.
Domingo, dia do Senhor: é Ele que nos encontra
E assim, aos poucos, o primeiro dia da semana passou a ser chamado pelos cristãos ‘o dia do Senhor’, ou seja, o domingo.
“A celebração dominical da Eucaristia está no centro da vida da Igreja: nós vamos à missa para encontramos o Senhor ressuscitado, ou melhor, para nos deixarmos encontrar por ele”, disse o Papa, explicando:
É a missa que faz cristão o domingo
“Ouvir a sua palavra, alimentar-nos à sua mesa e assim, nos tornarmos Igreja, o seu corpo místico vivo hoje no mundo. Por isso, o domingo é  para nós um dia santo: santificado pela celebração eucarística, presença viva do Senhor para nós e entre nós. É a Missa que faz cristão o domingo”.
Proximidade do Papa aos fiéis na Sala Paulo VI
Entretanto, recordou o Papa:
“Infelizmente há comunidades cristãs que não podem ter Missa todos os domingos; mas também elas são chamadas a recolher-se em oração, nesse dia, ouvindo a Palavra de Deus e mantendo vivo o desejo da Eucaristia”.
“Sem Cristo, estamos condenados a ser dominados pelo cansaço do dia-a-dia com as suas preocupações e pelo medo do futuro. O encontro dominical com Jesus dá-nos a força de que necessitamos para viver com coragem e esperança os nossos dias”.
A conclusão
Concluindo, por que ir à missa aos domingos?
“Não é suficiente responder que isto é um preceito da Igreja. Nós cristãos precisamos participar da missa dominical porque somente com a graça de Jesus, com a sua presença viva em nós e entre nós, podemos colocar em prática o seu mandamento e sermos testemunhas críveis”.
Mais ainda, a comunhão eucarística com Jesus ressuscitado antecipa aquele domingo sem ocaso em que toda a humanidade entrará no repouso de Deus.
...............................................................................................................................................................
Reunião do C9:
A Cúria como instrumento de evangelização
Cidade do Vaticano (RV) -  O Papa Francisco participou do encontro do Conselho dos 9 Cardeais (C9), reunidos no Vaticano desde segunda-feira, 11, até esta quarta-feira, para dar prosseguimento à reflexão sobre a Cúria como instrumento de evangelização e de serviço para o Papa e para as igrejas locais.
Neste XXII encontro, os Cardeais aprofundaram questões relativas a quatro dicastérios: do Clero, da Evangelização dos Povos, da Educação Católica e da Cultura.
Leigos, Família e Vida
Parte relevante dos trabalhos foi dedicada aos relatórios apresentados pelos Superiores do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida; da Secretaria para a Comunicação e da Seção Migrantes e Refugiados do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral.
O Prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida - Cardeal Kevin Farrel – ilustrou a formação do novo Dicastério, instituído em 1º de setembro de 2016, com uma atenção especial á relação do Dicastério com os jovens.
Secretaria para a Comunicação
Já o Prefeito da Secretaria para a Comunicação, Mons. Dario Viganò, apresentou as últimas iniciativas relativas à reforma da mídia vaticana, mostrando o organograma do Dicastério e das diferentes Direções, a partir da qual será elaborada a tabela orgânica do novo Dicastério, que será submetida à Secretaria de Estado.
Papa Francisco e Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Greg Burke
Ademais, foi ressaltado que os prazos e as propostas iniciais de redução de pessoal e de custos foram cumpridos.
Também foram apresentadas as novas modalidades de produção multimídia, com a apresentação do novo site que nos próximos dias será apresentado na versão beta e que representa “uma primeira expressão visível e concreta” da reforma.
Foi reiterado aos cardeais que a Secretaria para a Comunicação não é um departamento mas um Dicastério da Santa Sé, do qual passará a fazer parte, a partir de 1º de janeiro de 2018, também a Tipografia Vaticana, da qual fazem parte o L’Osservatore Romano e o Serviço Fotográfico Vaticano.
Desenvolvimento Humano Integral
Após os Cardeais ouviram as exposições dos dois subsecretários da seção Migrantes e Refugiados do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, que explicaram o processo de organização deste setor, submetido diretamente ao Santo Padre.
O objetivo deste setor é assistir as Igrejas locais na elaboração e realização de uma resposta pastoral eficaz e adequada aos desafios do mundo contemporâneo, concernentes aos migrantes, refugiados e vítimas do tráfico.
Proteção de Menores
O Cardeal Sean Patrick O’malley, por sua vez, atualizou os outros membros do Conselho sobre os trabalhos da Pontifícia Comissão para a Proteção dos Menores, especialmente em relação aos trabalho em assistir as Igrejas locais.
A próxima reunião do Conselho de Cardeais terá lugar nos dias 26, 27 e 28 de fevereiro de 2018.
.............................................................................................................................................................
Saiba o que irá mudar na mídia vaticana
Cidade do Vaticano (RV)O sistema da mídia vaticana adota um novo modelo produtivo, baseado na integração e gestão unitária, em plena sintonia com a reforma desejada pelo Papa Francisco.
O anúncio é da Secretaria para a Comunicação da Santa Sé, um dia após ter ilustrado o projeto aos Cardeais do C9, na sua XXII reunião, concluída esta quarta-feira.
Em nome de um maior “jogo de equipe” para responder às exigências da missão da Igreja diante dos desafios do ambiente digital contemporâneo, a mudança conflui em uma reorganização do trabalho, também graças a um vasto programa de formação implementado pelo Dicastério no decorrer deste ano.
Uma solução para valorizar o profissionalismo interno, que encontra inspiração nas palavras do Papa Francisco pronunciadas no discurso da primeira plenária da Secretaria para a Comunicação.
“Reforma – disse na ocasião – não é passar um pouco de tinta nas coisas: reforma é dar outra forma às coisas, organizá-las de outra forma”.
O Centro Editorial Multimédia
O fulcro do sistema, fruto de um processo de consolidação no plano econômico e técnico, é presentado por um Centro Editorial Multimédia: uma estrutura unificada para a produção cotidiana de qualquer tipo de conteúdo (áudio, textos, vídeo, gráfica) em modalidades multilínguística e multicanal, que age somente sob a guia da Direção Editorial, e em coordenação com outros grupos de apoio.
Reforma busca adaptação aos novos tempos
Em seu interior, confluirão progressivamente cerca de 350 unidades entre redatores e técnicos provenientes de todas as 40 redações linguísticas e das 9 instituições que compõem a Secretaria para a Comunicação.
A partir de 10 de janeiro o percurso será completado com a inclusão do L’Osservatore Romano, do Serviço Fotográfico e da Tipografia Vaticana.
Parte-se de um grupo de 70 pessoas divididas em 6 seções linguísticas: italiano, português, espanhol, alemão, francês e inglês e em quatro áreas temáticas: Papa, Vaticano, Igreja, Mundo.
A difusão dos conteúdos acontece segundo uma abordagem complementar às mídias, definido em seu complexo junto ao “Accenture Interactive”, como “global experience agency”, que apoiou a Secretaria para a Comunicação na definição e na realização do novo ecossistema unificado.
Tal abordagem, típica de toda empresa moderna de comunicação, prevê o emprego de cada plataforma tecnológica à disposição.
Novo site e marca unificada
Entre estas, figura o novo site que estará online a partir dos próximos dias no link www.vaticannews.va, na sua versão beta, em substituição aos sites de caráter informativo utilizados precedentemente.
Vatican News torna-se também o novo logotipo que representa grande parte do sistema comunicativo, na intenção de simplificar a imagem e de superar a pulverização das marcas do passado.
Em particular, sempre a partir dos próximos dias, a marca identificará também as redes sociais: Twitter, Facebook e Youtube, para cada uma das redações linguísticas e Instagram, com um perfil comum a todas as línguas.
A nova imagem compreende também a marca Vatican Media, que coincide com tudo aquilo que diz respeito à produção multimídia, independentemente do meio de transmissão: dos documentários até as transmissões radiofônicas e televisivas das cerimônias papais.
A Rádio Vaticano Itália completa o quadro, com difusão em nível nacional disponível em DAB+, digital terrestre e FM na área romana que cobre a informação vaticana e comenta a atualidade com os olhos da Igreja.
.............................................................................................................................................................
"Good News",
o noticiário do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida
Cidade do Vaticano (RV) – “Good News” é o nome do noticiário disponível em cinco línguas no canal youtube do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, também acessível pelo site em cinco línguas do dicastério (italiano, inglês, francês, espanhol e português).
Logotipo do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida
Um noticiário mensal, feito de palavras e imagens, com o objetivo de divulgar as “boas notícias”. Esta primeira edição, do mês de dezembro,  traz um noticiário com alguns eventos, como a visita do Papa Francisco ao Dicastério, os compromissos do prefeito Kevin Farrell, as atividades do secretário Pe. Alexandre Awi Mello, além da nomeação das subsecretárias e as missões oficiais.
“É um pequeno instrumento de comunicação – explica o Prefeito do dicastério, cardeal Kevin Farell no vídeo de boas-vindas. Se encontrará acolhida e simpatia, será possível colocar em movimento um circuito virtuoso de troca de informação e formação sobre boas práticas do povo de Deus, com uma atenção privilegiada às famílias e ao complexo tema da vida, da sua concepção até a morte natural”.
“Todas boas notícias. Não por acaso “Good News” é o título que escolhemos – explica – agrupadas em um noticiário de vozes e imagens”: das visitas ‘ad limina’ dos bispos de todo o mundo, às novidades da galáxia de associações e dos movimentos. No centro, tudo aquilo que diz respeito à família”.
............................................................................................................................................
                                                                                              Fonte: radiovaticana.va   news

Nenhum comentário:

Postar um comentário