quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Arcebispo Metropolitano emite

mensagem de Natal e Ano Novo


O Arcebispo Metropolitano de Pouso Alegre, Dom José Luiz Majella Delgado - C.Ss.R., emitiu na manhã desta quarta-feira (20) sua mensagem de Natal e Ano Novo a todos os fiéis, clero e religiosos(as) da Arquidiocese. Ele pede que essa mensagem seja lida em todas as comunidades paroquiais por ocasião das festividades de fim de ano. 
Aos padres, aos religiosos/as e outros Consagrados/as, seminaristas
A todos os fiéis leigos e leigas da Arquidiocese de Pouso Alegre
Celebrar o natal é abrirmo-nos à contemplação do maior de todos os mistérios que envolve o homem e a mulher e que se revela na Encarnação de Jesus de Nazaré, o Verbo Eterno de Deus que nasce na natureza humana. 
O Natal é um acontecimento feliz que aponta para um futuro melhor para a humanidade. Exorto pois, a todos, discípulos missionários de Jesus Cristo, que ofereçamos como gestos concretos a proposta libertadora aos que sofrem e são excluídos, os pobres, os migrantes e pessoas em situação de rua, que anseiam pela redenção de suas vidas; os andarilhos e o s que vivem nas "periferias" de nossas paróquias que anseiam pela dignidade humana e a todos os que se inquietam pela busca da verdade, que sejamos, através do testemunho, sinais de Deus a orientar o homem e a mulher no contexto do mundo atual, a percorrer os caminhos que levam até o presépio, onde se encontra o Menino Deus. 
Em 2018 convidamos a todos, enquanto pessoas de fé, a aprofundarmos a virtude da ESPERANÇA, vivendo o segundo ano do tríduo preparatório para a celebração do Jubileu dos 120 anos de criação de nossa Diocese. Somos convidados, em meio às realidades visíveis, a pensar nas invisíveis, com a esperança de chegar um dia a ver o que, agora, acreditamos com a virtude teologal da fé. As esperanças do verdadeiro cristão se concentram em Cristo, pois só n'Ele está a glória prometida pelo Pai aos seus filhos (cf. Cl 1, 27; 1Tm 1, 1). Trata-se de colocar Cristo, antes de mais nada, "no centro" de nossa vida pessoal e de nossa visão de mundo, no centro da esperança. Sejamaos anunciadores da esperança em uma socidade multifacetada como a nossa, sendo "uma Igreja em saída", e não fechada em si mesma, como tantos nos tem alertado o Papa Francisco. Neste Ano Arquidiocesano da Esperança, unidos também à Igreja no Brasil, que celebra o Ano do Laicato, renovemos a nossa busca de construir sempre mais a paz, e, com isso, irradiar a esperança.
Imploro do Menino Deus que a todos abençoe.
Com orações desejo um Feliz Natal e um próspero Ano Novo.
Dom José Luiz Majella Delgado - C.Ss.R.
.............................................................................................................................................................
Comissão apresenta 

propostas para a construção da "Casa do Clero"
A comissão constituída pelo Arcebispo Metropolitano para estudar e concretizar a construção da Casa do Clero apresentou nesta semana algumas propostas para que o sonho se tornasse realidade. 
A casa, que receberá o nome de "Residencial Monsenhor Júlio Perlatto", será construída no terreno do Seminário Arquidiocesano, no bairro São Carlos em Pouso Alegre, e oferecerá sala de fisioterapia, enfermaria, Capela, quartos, área de convivência, área de serviço e sala de visitas. (Na foto você pode ver a possível localização da futura construção)
Segundo um dos membros da comissão, Cônego Simão Cirineo Ferreira, essa casa quer dar dignidade e auxiliar os ministros ordenados idosos e doentes, segundo a caridade presbiteral e o espírito de uma Igreja samaritana.
"A casa quer proporcionar aos presbíteros, diáconos transitórios e bispos idosos um local digno de residência, além de oferecer um espaço próprio de acolhida, com uma infraestrutura de apoio que favoreça a comunhão no presbitério da Arquidiocese de Pouso Alegre".
Com a construção dessa casa, será possível também acolher os clérigos que estão em trânsito na sede da Arquidiocese para reuniões, trabalhos, lazer e cuidados com a saúde. O objetivo é inaugurar a casa no ano de 2020, quando a Arquidiocese de Pouso Alegre celebra os 120 anos de sua fundação. 
Como meios de captação de recursos, a comissão propõe ao clero:
- Doações diversas de padres registradas em testamento para esta finalidade;
- Contribuição individual de cada padre durante o período de construção;
- Contribuição de cada paróquia da Arquidiocese proveniente de arrecadações de festas ou eventos promovidos pela Paróquia para esta finalidade;
- Coleta solidária nas comunidades no primeiro domingo do mês de agosto;
- Mobilização setorial da Pastoral Presbiteral;
- Um carnê acolhendo contribuições mensais com sorteio de prêmios aos colaboradores;
- Doações espontâneas dos fiéis através de depósito bancário (Banco Itaú, agência 3135 - Conta Corrente: 36310-3 - Arquidiocese de Pouso Alegre);
............................................................................................................................................
                                                             Fonte: arq.mirade.com.br    Textos: Pe. Andrey Nicioli

Nenhum comentário:

Postar um comentário