domingo, 6 de agosto de 2017

Cento e sessenta agentes pastorais

participam de Retiro Paroquial

Missão dos Cristãos Leigos e Leigas na família, na Igreja e na sociedade, este foi o tema norteador da reflexão da consagrada Maria aos aproximadamente cento e sessenta agentes de comunidades, pastorais e movimentos de nossa paróquia neste domingo.
Proposta de reflexão
O retiro paroquial iniciou-se às 8h30 com a acolhida, recepção e café. Logo em seguida, o pároco, Pe. Sebastião Márcio Maciel fez a apresentação da assessora, que, num primeiro momento, convidou os participantes ao silêncio interior, para que as sementes da Palavra de Deus e das reflexões pudessem germinar no coração e na vida dos presentes.
Após refletir sobre o que é ser leigo na Igreja, Maria Franco apresentou a técnica do contemplar-se no espelho para avaliar-se e avaliar as ações desenvolvidas no dia a dia.
Propôs, em seguida, alguns questionamentos aos diversos grupos e comunidades presentes, cujas conclusões foram partilhadas por alguns dos agentes.
Após o almoço, segunda exposição, seguida de nova troca de idéias entre participantes. Logo após, oração com metodologia proposta pelo Cardeal Bergoglio (hoje Papa Francisco), quando era arcebispo em Buenos Aires.
Celebração Eucarística
Às 15h30, iniciou-se a Celebração Eucarística, presidida por Francisco Ferreira da Silva, e concelebrada pelo Côn. Braz Tenório Rocha e pelos padres Sebastião Márcio Maciel e Tales Tadeu Ananias.
Após a oração final, Arlete Cintra Goulart, em nome da comunidade paroquial, fez uma homenagem aos sacerdotes pelo Dia do Padre. Depois, a mesma agente e o Pe. Sebastião agradeceram ao Pe. Chiquinho o trabalho desenvolvido em nossa paróquia por um ano e dez meses.
O sacerdote, filho de nossa cidade, que, a partir de agora, será exercerá a função de vigário na Paróquia São José em Congonhal (MG), agradeceu a acolhida e o carinho e as homenagens de seus irmãos sacerdotes e da comunidade paroquial local.
............................................................................................................................................................
Momentos








































...........................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário