quarta-feira, 16 de agosto de 2017

CAL emite orientações

sobre o uso de data-show nas celebrações

A Comissão Arquidiocesana de Liturgia (CAL) emitiu na última semana, orientações sobre o uso do projetor multimídia (data-show) nas celebrações litúrgicas. Segundo o coordenador da subcomissão de música litúrgica da Arquidiocese de Pouso Alegre, Adriano Geraldo, apesar de ser um meio prático, ainda há muitos excessos dentro das missas e celebrações nas comunidades. O uso de fotos dentro das apresentações, como fundo coloridos dos slides não são recomendados. 
Imagem: divulgação internet
"Todos somos conscientes do imenso benefício que o mesmo aparelho traz às nossas celebrações, mas somos conscientes ainda de que em muitas de nossas comunidades, o mesmo tem sido utilizado de modo incorreto, prejudicando a plena participação dos fiéis na liturgia, de modo a tirar o foco do altar, centro das ações litúrgicas. Esperamos com este texto, uma vez mais, contribuir para que nossas celebrações se tornem mais vivas e produzam frutos em nossas comunidades", afirmou.
As orientações da CAL estão embasadas em reflexões da própria Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) de 2010. Em nenhum momento se desconsidera os pontos positivos sobre o uso do data-show, mas a centralidade do mistério Pascal de Cristo na celebração, o qual se desdobra nas mesas da Palavra e da Eucaristia, não pode ser perdida. 
Assim, as orientações apresentadas são:
- Como já foi afirmado anteriormente, sabendo da centralidade de Cristo e seu mistério na celebração litúrgica, e sabendo que a ação principal da liturgia desdobra-se nas mesas da Palavra e da Eucaristia, para as quais devem estar voltados os olhares de todos os participantes da celebração (presidente, concelebrantes, ministros, fiéis), a apresentação de slides a ser utilizada no projetor multimídia (data-show) deve ser a mais simples possível. Neste sentido, orienta-se a compilar a apresentação de slides em fundo branco ou preto (e não sobre cores, o que facilmente distrai a assembleia), e fonte de cor branca ou preta, de acordo com o fundo. 
- Sejam expostas apenas as letras dos cantos a serem executados na celebração. Caso os cantos sejam conhecidos da grande maioria da assembleia, evite-se colocar suas letras na apresentação, de tal modo que os participantes possam cantar com os olhos e o coração voltados para o altar. 
- Seria interessante que as partes fixas da missa (ato penitencial, glória, santo e cordeiro) não tivessem suas letras na apresentação de slides, uma vez que, sendo partes fixas da missa, suas letras não mudam e já são conhecidas de todos os fiéis. Aqui, vale ressaltar que existem orientações para que os grupos de canto sejam fiéis aos textos litúrgicos, evitando cantar atos penitenciais, glórias, santos e cordeiros que não fazem parte da liturgia. É preciso bom senso. 
- Orienta-se a não colocar na apresentação de slides as orações da missa (oração da coleta, pós-comunhão, prefácio e oração eucarística), leituras, salmos, evangelho, respostas da oração dos fiéis, aclamações da Oração Eucarística e outros textos. Como já afirmado anteriormente, apenas os cantos a serem cantados e cuja letra é desconhecida dos fiéis.  
- Orienta-se a não colocar na apresentação de slides desenhos, fotos, figuras ou vídeos, uma vez que facilmente tiram a atenção da assembleia orante.
- Não sejam colocadas propagandas ou anúncios de eventos da paróquia nos slides durante a celebração. Reserve tais anúncios para o final da celebração, de modo que o presidente ou outra pessoa apresente os avisos, de forma oral. Em hipótese alguma os slides devem servir de outdoor de propagandas.
- O responsável pela preparação da apresentação de slides esteja em profunda comunhão com a equipe de canto, para que não ocorram desencontros e seja cantada uma música cuja letra é diferente da exposta na apresentação de slides.
- Orienta-se o responsável pela execução da apresentação a não realizar correção de slides durante a celebração, o que também aumenta a distração da assembleia orante. Antes da celebração, deve ser feita uma boa correção ortográfica e de conteúdo, para que a apresentação seja digna e respeite o espírito da liturgia.  
- Havendo necessidade, seja entregue aos ministros do altar uma folha contendo os cantos, para que não aconteça de os mesmos ficarem a celebração toda com a cabeça voltada para o telão com os slides, deixando de voltar-se para o altar, centro do espaço e da ação litúrgica.  
- Nas Igrejas onde o projetor multimídia (data-show) não é fixo, organize-se de tal modo que a fiação e os cabos não interfiram na estética do espaço litúrgico.  
- Orienta-se a não utilizar efeitos de transição na apresentação de slides, para que não ocorra a distração da assembleia devido a esses efeitos.
- Orienta-se a não projetar imagens ou vídeos durante a homilia e oração eucarística. 
.............................................................................................................................................
                                                                                                        Fonte: arq.mirade.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário