quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Catedral Metropolitana recebe, nesta quinta (03),

imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida
Missa solene de entronização será às 19h,
celebrada pelo Arcebispo Dom Majella. Data também marca o aniversário da Catedral.


Depois de peregrinar pelas 68 paróquias da Arquidiocese de Pouso Alegre, a imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, será entronizada, nesta quinta-feira (03), na Catedral Metropolitana, onde permanecerá como marco dos 300 anos de seu no rio Paraíba. A missa solene de entronização da imagem peregrina será presidida pelo arcebispo Dom José Luiz Majella, com participação de todo o Clero.
Dom Majella conta que, durante a peregrinação, a imagem foi levada a asilos, hospitais e presídios. "Nós Procuramos levar esta imagem de Nossa Senhora Aparecida fora das nossas matrizes, não ficar só nas igreja matriz".
Em 2017, a Igreja Católica celebra o jubileu dos 300 anos em que pescadores encontraram a imagem de Nossa Senhora no rio Paraíba. Uma série de eventos e atividades foram organizados pelo Santuário Nacional de Aparecida para comemorar a data.
Vista da lateral da Catedral Metropolitana do Bom Jesus
Em fevereiro do ano passado, o Santuário entregou à Arquidiocese de Pouso Alegre, numa missa em Aparecida, a imagem fac símile da Padroeira para percorrer as paróquias daqui. Após cumprir esse percurso, a imagem foi doada à Arquidiocese.
Para Dom Majella, receber esta doação é uma grande graça. Essa imagem ficará no altar dedicado à Nossa Senhora na  Catedral. Irá substituir a que já existe, durante a missa solene de entronização. "Ela traz no seu manto,  ela traz no seu rosto, ela traz as mãos do nosso povo aqui do Sul de Minas. Todos aqueles que tocaram nessa imagem, que aproximaram dela com a sua devoção. então ela traz essa força, essa energia. Por isso, nós vamos introduzi-la na nossa igreja Catedral".
A data escolhida foi 3 de agosto porque é o aniversário da Catedral, dia em que o templo foi dedicado a Jesus Cristo e recebeu como padroeiro Senhor Bom Jesus.
A peregrinação da imagem de Nossa Senhora
Padre Rodrigo Carneiro, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, em Monte Sião, que organizou o cronograma da peregrinação da imagem, fala que a visita da imagem pelas paróquias foi um momento muito gratificante onde as pessoas puderam ter esse contato com esta imagem oficial do Santuário de Aparecida. "Ao peregrinar por todas as nossas paróquias, a imagem deixou um rastro de fé e devoção. E ao mesmo tempo um rastro do amor de Maria para com Deus, para com o próprio Cristo"
A última paróquia que recebeu a visita da imagem foi a de São José Operário, em Itajubá. O pároco João Batista Neto será responsável de levar a imagem peregrina até a Catedral e entregar ao arcebispo Dom Majella. Dois ônibus sairão de Itajubá com os padres e fiéis. "O pessoal está participando com muito carinho. Todo mundo animado, todo mundo na expectativa", conta padre João Batista.
A Missa de entronização da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida na Catedral metropolitana será às 19h. A celebração é aberta para toda a população.
............................................................................................................................................................
Em entrevista,
Dom Majella fala sobre imagem entronizada na Catedral


Em entrevista à Rádio Difusora Hd, pertencente à Arquidiocese de Pouso Alegre, o Arcebispo Metropolitano, Dom José Luiz Majella Delgado - C.Ss.R., falou sobre a imagem de Nossa Senhora Aparecida que será entronizada na Catedral nesta quinta-feira, 03. Ele ressaltou que a imagem traz o suor e esperança de todo o povo do Sul de Minas. 
Dom Majella ao receber a imagem no Santuário Nacional
"Portanto, essa imagem que será entronizada na nossa Igreja Catedral e que passou pelas nossas paróquias, tem o suor do nosso povo, que tocou, suplicou, que segurou. Ela está úmida do amor do povo. Este é o sentido dessa imagem para nós. Olhando para essa imagem nós sentimos a luta e a força do nosso povo dessa região do Sul de Minas. Portanto, essa imagem que será entronizada na nossa Igreja Catedral e que passou pelas nossas paróquias, tem o suor do nosso povo, que tocou, suplicou, que segurou. Ela está úmida do amor do povo. Este é o sentido dessa imagem para nós. Olhando para essa imagem nós sentimos a luta e a força do nosso povo dessa região do Sul de Minas", afirmou.
A entrevista é da jornalista Carla Ramos. Ouça aqui!
Leia trechos da entrevista:
"O contrato que o Santuário Nacional fez conosco, ao emprestar essa Imagem, foi que deveríamos devolve-la. Quando fomos devolver, comunicamos que devolveríamos no dia 2 de julho, dia da nossa peregrinação arquidiocesana. O reitor do Santuário, então, nos comunicou que a imagem poderia ficar, que ele estava doando essa imagem à Arquidiocese. Para nós foi um presente, uma grande graça. Dai nos perguntamos: ela percorreu todas as paróquias, percorreu os 45 municípios de nossa Arquidiocese e vamos fazer o que com essa imagem? A imagem vai ficar onde? Daí definimos, pelo Conselho de Pastoral, que ela ficaria na Catedral, que é nossa Igreja Mãe. 
Escolhemos o dia 3 de agosto, porque nesse a Igreja Catedral foi dedicada. O que é a dedicação de uma Igreja? É o aniversário da Igreja. Quando nós nos reunimos, na pessoa do nosso bispo, e dedicamos o Templo ao Senhor. Todas as Igrejas são dedicadas à Jesus Cristo. Em muitos dos nossos Templos, além da dedicação à Jesus Cristo, nós colocamos os padroeiros. A nossa Catedral é dedicada ao Bom Jesus. 
É muito importante termos a consciência que Maria não é Deus. Nós não adoramos uma imagem, não adoramos nossa senhora. Nós veneramos. A imagem de Nossa Senhora é um sinal para nós, sinal do dedo de Deus, da misericórdia de Deus.
Esses meses de peregrinação da imagem foram uma comunhão muito bela e muito profunda que realizamos em nossa Arquidiocese. Procuramos viver, com a presença da imagem de Nossa Senhora nas nossas paróquias, um momento forte de evangelização com uma vertente mariana. Um momento forte de evangelização lembrando sempre: à Cristo, por Maria. Maria é sempre a medianeira. Nossas paróquias e comunidades que receberam a imagem de Nossa Senhora, acredito, que foi realizada até uma memória da fé familiar, da devoção familiar. Na nossa região é muito transparente a presença de peregrinos ao Santuário Nacional. E é também uma tradição de famílias que vão anualmente à Aparecida fazer sua peregrinação.
Portanto, essa imagem que será entronizada na nossa Igreja Catedral e que passou pelas nossas paróquias, tem o suor do nosso povo, que tocou, suplicou, que segurou. Ela está úmida do amor do povo. Este é o sentido dessa imagem para nós. Olhando para essa imagem nós sentimos a luta e a força do nosso povo dessa região do Sul de Minas". 
.............................................................................................................................................
                                                                                                       Fonte: arq.mirade.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário