quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Papa no Angelus deste Dia de Finados:
“O homem está destinado a uma vida sem limites, 
que tem a sua raiz e sua realização em Deus”

Cidade del Vaticano (RV) – O Papa Francisco recordou hoje, Dia de Finados, na alocução que precedeu a Oração mariana do Angleus, as vítimas das guerras e das violências, as pessoas mortas por serem cristãs e as que sacrificaram suas vidas para servir o próximo. 
“Hoje somos chamados a recordar todos, também aqueles que ninguém lembra. Recordamos as vítimas das guerras e das violências; tantos "pequenos" esmagados pela fome e pela pobreza. Lembramos os irmãos e irmãs mortos, porque cristãos; e aqueles que sacrificaram suas vidas para servir aos outros. Confiamos ao Senhor, especialmente aqueles que nos deixaram ao longo do último ano".
Papa abençoa fiéis durante Angelus
O Papa Francisco insistiu que “a morte não é a última palavra sobre o destino do ser humano, pois o homem está destinado a uma vida sem limites, que tem a sua raiz e sua realização em Deus”. 
"Entre ontem e hoje muitos fazem uma visita ao cemitério, que, como diz essa mesma palavra, é o "lugar do descanso", na espera do despertar final. O próprio Jesus revelou que a morte do corpo é como um sono do qual Ele nos desperta. Com esta fé nós paramos – também espiritualmente – junto aos túmulos de nossos entes queridos, daqueles que nos quiseram bem e nos fizeram o bem".
A tradição da Igreja sempre exortou a rezar pelos defuntos, em particular, oferecendo-lhes a Celebração da Eucaristia: essa é a melhor ajuda espiritual que podemos dar às suas almas, especialmente aos mais abandonados, disse o Papa. 
Na conclusão o Papa pediu a Nossa Senhora, “Porta do Céu, que nos ajude a compreender cada vez mais o valor da oração pelos defuntos. Ajude-nos na nossa peregrinação cotidiana sobre a terra e nos ajude a não perder jamais de vista o objetivo final da vida, que é o Paraíso”. E concedeu a todos a sua Benção Apostólica.
Nas saudações finais o Papa dirigiu palavras ao grupo de voluntários de Oppeano e Granzette que realizam a terapia do sorriso nos hospitais.
Na tarde de hoje às 18 horas locais o Papa Francisco rezará pelos Sumos Pontíficie e pelos defuntos, em privado, nas Grutas da Basílica de São Pedro, no Vaticano. Ali se encontram sepultados Pontífices como João Paulo I, Paulo VI, Pio XII, Pio XI ou Bento XV, entre outros. (SP) 
...............................................................................................................................................................
Francisco na missa em cemitério da periferia de Roma:
   A esperança da ressurreição não decepciona      

Cidade do Vaticano (RV) – Neste Dia de Finados, o Papa Francisco presidiu à Santa Missa no Cemitério de Prima Porta, na periferia de Roma.
Papa Francisco em cemitério romano
Em sua homilia, o Papa refletiu sobre a figura de Jó que estava na escuridão, na porta da morte. Naquele momento de angústia, de dor e sofrimento, Jó proclama a esperança: “Sei que o meu redentor está vivo, eu o verei e meus olhos o contemplarão”.
“O Dia de Finados tem esse duplo sentido: primeiro, o sentido da tristeza. O cemitério é triste, nos lembra os nossos entes queridos  que morreram e nos recorda o futuro: a morte. A esta tristeza nós trazemos flores como sinal de esperança”, segundo sentido.
“Esta tristeza se mistura com a esperança. É o que todos nós sentimos hoje nesta celebração. A recordação de nossos entes queridos e a esperança”, disse Francisco. 
“Mas também sentimos que essa esperança se ajuda porque também nós devemos fazer este caminho, todos nós, antes ou depois, mas todos. Com dor, mais dor ou menos dor, mas com a flor da esperança. Com aquele fio forte ancorado ao lado de lá. Esta âncora, a esperança da ressurreição não decepciona.”
"Quem percorreu primeiro este caminho foi Jesus. Nós percorremos o caminho que Ele percorreu. Com a sua Cruz ele nos abriu a porta da esperança, nos abriu a porta para entrar onde contemplaremos Deus”.
“Voltemos para casa hoje com esta recordação do passado, de nossos entes queridos que morreram, mas com um olhar para o futuro, para onde iremos, confiantes nas palavras de Jesus: “Eu o ressuscitarei no último dia”, concluiu Francisco.
Depois da missa, ao regressar ao Vaticano, Francisco se dirigiu à Cripta vaticana para um momento de oração particular pelos Pontífices falecidos.
Já na sexta-feira (04/11), o Papa celebrará no Altar da Cátedra da Basílica vaticana a Santa Missa em sufrágio dos Cardeais e Bispos mortos no decorrer do último ano. Esta celebração não será transmitida pela Rádio Vaticano. (BF/MJ)
Assista:
..............................................................................................................................................
                                                                                            Fonte: radiovaticana.va    news.va

Nenhum comentário:

Postar um comentário