terça-feira, 8 de novembro de 2016

Arquidiocese de Pouso Alegre

 terá Ano Jubilar em 2020


Durante a reunião do Conselho Arquidiocesano de Pastoral (CAP) realizado na manhã do último sábado, 05, o coordenador de Pastoral da Arquidiocese de Pouso Alegre, padre Mauro Ricardo de Freitas, juntamente com o Vigário Geral, Cônego Wilson Mário de Morais, apresentaram a proposta para celebração dos 120 anos da Arquidiocese a ser celebrado em 2020.
Reunião do CAP
O ano jubilar é tempo oportuno para o povo recordar e celebrar a soberania de Deus sobre todas as coisas e sua presença de salvação na história.
“A comemoração do jubileu se realiza através das celebrações litúrgicas e gestos concretos de gratuidade, de reconciliação e da prática da justiça social para o bem de todos como sinal do Reino definitivo. É celebração do tempo de Deus anunciado por Jesus, tempo de graça, tempo de promoção da vida (Cf. Lc 4, 18-19)”, dizia a proposta apresentada aos participantes.
Obedecendo sempre a estrutura Virtude Teologal, Símbolo, Sacramentos, Enfoque pastoral, Enfoque litúrgico e sugestões de atividades, a proposta é realizar um triênio em preparação ao jubileu, sendo cada ano dedicado a uma virtude teologal, sendo que a abertura se dará na Festa da Epifania do Senhor de 2017.
Em 2017 será refletida a , tendo como símbolo a vela. Os sacramentos destacados serão os da iniciação cristã (Batismo, Crisma e Eucaristia) e o enfoque pastoral serão os catequistas e setor juventude (crismandos e crismados). Como enfoque litúrgico, o primeiro ano do triênio preparatório dará destaque à Epifania, Batismo do Senhor, Páscoa, Pentecostes, Corpus Christi, ,Missa do Crisma e Dia das Missões. Entre as sugestões de atividades destacam-se: Crismafest, concentração dos catequistas do batismo, concentração de catequistas, jornada missionária, Semana Arquidiocesana de Liturgia, Concentração dos Mece’s, revisão do Diretório dos Sacramentos da Iniciação Cristã, Horas Santas e bênçãos do Santíssimo.
Brasão da Arquidiocese
Já o segundo ano do triênio preparatório, em 2018, a Arquidiocese se propõe a refletir a virtude teologal da Esperança, tendo a âncora como símbolo. Os sacramentos em destaque serão a Reconciliação e Unção dos Enfermos, dando enfoque pastoral à Pastoral da Saúde, Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística, Pastoral da Esperança, Cursilho, RCC, TLC, Jovisa e enfermos. O enfoque litúrgico se dará sobre as Exéquias, dia do enfermo, semana da saúde, 24 horas com o Senhor, Domingo da misericórdia, 1ª sexta-feira de cada mês. Como sugestões de atividades destacam-se: Subsídios para Mutirão de Confissões, Peregrinação a um Santuário, Reavivar a pastoral da Esperança, subsídios para Exéquias, dia dedicado aos enfermos na novena do Padroeiro, visitas aos hospitais e presídios, subsídio para celebração de Finados, Revisão do Diretório dos Sacramentos da Reconciliação e da Unção dos Enfermos.
Por fim, em 2019, último dia do ano deste triênio preparatório para o jubileu arquidiocesano, a virtude teologal refletida será a Caridade. O símbolo será a imagem do Lava-pés e os sacramentos destacados serão o Matrimônio e a Ordem. Terão um enfoque pastoral as pastorais Familiar, Vocacional, Sociais e Presbiteral, além do ECC, OVISA, ENS, Religiosas e o DNJ Arquidiocesano. O enfoque litúrgico se dará sobre a Semana Nacional da Família, dia dos pais, dia das mães, dia do padre, dia dos religiosos, Ordenações e Matrimônios. Como sugestões de atividades se tem: a Semana Nacional da Família, Semana Vocacional, Concentração dos religiosos (as) e comunidades de vida, subsídios para os dias dos pais, das mães, do padre e dos religiosos, Jubileu para o Seminário Arquidiocesano, Promulgação do projeto formativo para o Seminário Arquidiocesano de Pouso Alegre, Ordenações, Matrimônios, gesto concreto arquidiocesano a serviço da vida e revisão do Diretório dos Sacramentos da Ordem e do Matrimônio.
No ano jubilar, 2020, se dará um destaque ao Te Deum, focando como símbolo o Brasão da Arquidiocese. O enfoque litúrgico será a festa de São Sebastião, padroeiro arquidiocesano. Como atividades, se priorizará uma romaria da Arquidiocese ao Santuário Nacional de Aparecida, Celebrações Jubilares setoriais com a imagem de São Sebastião, Marco comemorativo no Centro de Pouso Alegre, Memória dos Falecidos que marcaram a caminhada das paróquias e Arquidiocese, grande celebração com padres, bispos e religiosos filhos da Arquidiocese no dia de São Sebastião.
.....................................................................................................................................................
                                                                                                          Fonte: arquidiocese-pa.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário