quarta-feira, 25 de maio de 2016

Papa Francisco:
Oração conserva a fé, não é varinha mágica

Cidade do Vaticano (RV) – A oração como fonte de misericórdia. Este foi o tema da Audiência Geral do Papa Francisco, nesta quarta-feira, (25/05).
Inspirado na parábola da viúva e do juiz iníquo, Francisco recordou que, no final, a perseverança da viúva prevaleceu até mesmo sobre a iniquidade de um juiz inescrupuloso.
“Nos fará bem escutar isso hoje”, enfatizou o Papa, ao destacar que a parábola contém um ensinamento importante:
Garotinha observa a cruz de Francisco
“‘A necessidade de rezar sempre, sem jamais esmorecer’. Portanto, não se trata de rezar às vezes, quando ‘estou a fim’. Não, Jesus diz que é preciso ‘rezar sempre, sem cessar’”.
Jesus nos assegura – afirmou Francisco – que, ao contrário do juiz desonesto, Deus atende prontamente seus filhos, mesmo que isso signifique que não o faça no tempo e da maneira que gostaríamos.
“A oração não é uma varinha mágica, não é uma varinha mágica. A oração ajuda a conservar a fé em Deus e a nos entregar a Ele mesmo quando não compreendemos a sua vontade. Nisto, Jesus – que rezava tanto! – é um exemplo para nós”, disse o Papa.
Francisco então argumentou que, à primeira vista, poderia parecer que Deus não teria escutado as orações de seu Filho, dado que Cristo morreu na cruz. Todavia, citando a Carta aos Hebreus, o Papa recordou que “Deus realmente salvou Jesus da morte concedendo-Lhe sobre essa a vitória completa, mas o caminho para conquistá-la passou pela própria morte”.
Na oração no Getsêmani, Jesus se entrega sem reservas ao Pai: que “não seja como eu quero, mas como tu queres”. A partir deste momento, tudo mudou:
“O objeto da oração passa a um segundo plano; o que importa antes de tudo é a relação com  o Pai. É isso o que a oração faz: transforma o desejo e modela-o segundo a vontade de Deus, seja qual essa for, porque quem reza quer, em primeiro lugar, unir-se a Deus, que é Amor misericordioso”, explicou.
Ao concluir, o Papa ressaltou que a parábola termina com um importante questionamento: “Mas quando o Filho do Homem voltar, encontrará a fé sobre a terra?”
“E com esta pergunta, estamos todos em alerta: não devemos desistir da oração mesmo que não seja correspondida. É a oração que conserva a fé, sem ela a fé vacila”, concluiu o Papa. 
..............................................................................................................................................................
Francisco pede orações pela Síria
Na Audiência Geral, o Papa fez um convite à oração pela Síria. Ele citou os ataques registrados segunda-feira passada, que provocaram a morte de cerca de 120 pessoas, em sua maioria civis.
Crianças sírias voltam à escola destruída
“Exorto todos a rezarem ao Pai misericordioso, a Nossa Senhora, para que conceda o eterno repouso às vítimas, a consolação aos familiares e converta o coração dos que semeiam morte e destruição”, disse Francisco, entoando um Ave-Maria com os fiéis na Praça.
Vários atentados foram registrados nas cidades de Tartus e Jableh, no noroeste da Síria. As duas cidades são consideradas redutos do regime do Presidente Assad. O Estado Islâmico reivindicou os atentados, que deixaram um número indeterminado de feridos.
Em Tartus, a série de ataques começou pela manhã, quando dois suicidas detonaram explosivos dentro de uma estação rodoviária, seguidos pela explosão de um carro-bomba do lado de fora.
Quinze minutos depois, outras explosões simultâneas ocorreram em Jableh, 60 km ao norte, em frente a uma estação rodoviária, a uma companhia de energia elétrica e em dois hospitais. (bf)
..............................................................................................................................................................
Papa evoca proteção no Dia das Crianças Desaparecidas

Ao final da Audiência Geral, o Papa Francisco recordou que esta quarta-feira, (25/05), celebra-se o Dia Internacional das Crianças Desaparecidas.
A pequena Madeleine MacCann, desparecida desde 2007
O Pontífice recordou que “é um dever de todos proteger as crianças, sobretudo aquelas expostas a um elevado risco de exploração, tráfico e condutas desviantes”.
“Faço votos de que as autoridades civis e religiosas possam despertar e sensibilizar as consciências, para evitar a indiferença diante da vulnerabilidade de crianças sós, exploradas e afastadas de suas famílias e de seu contexto social, crianças que não podem crescer serenamente e olhar com esperança para o futuro”, disse Francisco.
O Papa concluiu seu apelo convidando todos os fiéis à oração, para que a cada criança seja restituído o afeto de seus familiares.
Este Dia teve origem nos Estados Unidos, quando em 25 de maio de 1979 um menino de seis anos, Etan Patz, desapareceu em Nova Iorque. A data ganhou reconhecimento internacional em 1986.
Corpus Christi
Francisco recordou ainda que presidirá na próxima quinta-feira, 26 de maio, à tradicional procissão de Corpus Christi. O rito terá início às 19h (hora local) com a celebração da missa em São João de Latrão, depois da qual haverá a procissão até a Basílica de Santa Maria Maior. “Convido romanos e peregrinos a participarem deste solene ato público de fé e de amor a Jesus realmente presente na Eucaristia”, disse o Papa ao final da Audiência Geral.
A Rádio Vaticano transmite a cerimônia ao vivo, com comentários em português, a partir das 13h50 – horário de Brasília. (bf)
.................................................................................................................................
                                                                               Fonte: radiovaticana.va   news.va

Nenhum comentário:

Postar um comentário