quarta-feira, 11 de maio de 2016

Papa Francisco:
Ao errar, não deixamos de ser filhos de Deus

Cidade do Vaticano (RV) – A parábola do Pai Misericordioso foi o tema da Audiência Geral nesta quarta-feira, (11/05), de tempo instável na capital italiana.
Devido às ameaças de chuva, os doentes foram acomodados na Sala Paulo VI, a quem o Pontífice dirigiu uma saudação antes de ingressar na Praça S. Pedro.
Já na presença dos fiéis, o Papa comentou o trecho extraído do Evangelho de Lucas, que fala de um pai, cuja misericórdia é infinita, e de seus dois filhos.
O filho mais novo vai embora de casa. Ao voltar, o pai não se mostra ressentido pela grave ofensa mas, ao contrário, tem somente sentimentos de alegria por recuperar o filho perdido. Isso, ressaltou Francisco, nos ensina que a nossa condição de filhos de Deus não depende dos nossos erros ou acertos, mas é fruto do amor do coração do Pai.
Amor incondicional
O amor de Deus por nós é infinito e incondicional
“Penso nas mães e nos pais apreensivos quando veem os filhos se afastarem por estradas perigosas. Penso nos párocos e nos catequistas que, às vezes, se perguntam se o seu trabalho foi em vão. Mas penso também em que se encontra na prisão e pensa que sua vida acabou; aos que fizeram escolhas erradas e não conseguem olhar para o futuro; a todos aqueles que têm fome de misericórdia e de perdão e acreditam não merecê-la… Em qualquer situação da vida, não devo esquecer que jamais deixarei de ser filho de Deus, de um Pai que me ama e aguarda o meu retorno.”
Já o filho mais velho se vangloria de ter ficado ao lado do pai e tê-lo servido; mas não viveu com alegria esta proximidade. Mostra que a lógica da recompensa nos faz ignorar que não permanecemos na casa do pai para que se obtenha algum benefício, mas por termos a dignidade de filhos que compartilham as responsabilidades do pai.
Lógica de Cristo
O filho menor pensa que merece um castigo por causa dos próprios pecados, já o filho maior esperava uma recompensa pelos seus serviços. Os dois irmãos não falam entre si, vivem histórias diferentes, mas raciocinam ambos segundo uma lógica estranha a Jesus: comportando-se bem, recebe um prêmio, comportando-se mal, é punido. “Esta não é a lógica de Jesus”, recordou o Papa.
Esta lógica é subvertida pelas palavras do pai: é preciso fazer festa porque teu irmão voltou. Sem o menor, também o filho maior deixa de ser um “irmão”. “A maior alegria de um pai é ver que os seus filhos se reconhecem irmãos”, disse Francisco, que concluiu:
“Os filhos podem decidir se unirem-se à alegria do pai ou rejeitar. E a parábola termina deixando o final suspenso: não sabemos o que o filho maior decidiu. E este é um estímulo para nós. Este Evangelho nos ensina que todos necessitamos entrar na casa do Pai e participar da sua alegria, da festa da misericórdia e da fraternidade. Abramos o nosso coração, para ser “misericordiosos como o Pai!"
..............................................................................................................................................................
Fátima:
Papa se une à celebração de 13 de maio

Fátima (RV) – “O meu espírito alegra-se em Deus, meu Salvador”: este é o tema da peregrinação internacional no dia de Nossa Senhora de Fátima, 13 de maio.
No Santuário, haverá dois momentos em destaque: o acolhimento da Imagem Peregrina e a consagração das dioceses portuguesas a Nossa Senhora de Fátima.
Na Audiência Geral da última quarta-feira (11/05), o Papa Francisco associou-se à celebração do 13 de maio, na Cova da Iria, e recordou a devoção de São João Paulo II por Nossa Senhora de Fátima.
Conversão
Nossa Senhora de Fátima, abençoai-nos!
“Esta sexta-feira celebra-se a memória litúrgica da Bem-aventurada Maria Virgem de Fátima. Nesta aparição, Maria convida-nos mais uma vez à oração, à penitência e à conversão”, disse o Pontífice perante milhares de pessoas reunidas na Praça de São Pedro.
Na saudação aos peregrinos poloneses, o Papa lembrou a figura de São João Paulo II (1920-2005), “grande devoto de Nossa Senhora de Fátima”. “Coloquemo-nos em atenta escuta da Mãe de Deus e supliquemos a paz para o mundo”, pediu ainda Francisco.
Visita a Portugal
A Conferência Episcopal Portuguesa e o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, entregaram convites formais ao Papa para que este visite Portugal em 2017, por ocasião da celebração do centenário das Aparições.
Francisco já manifestou a sua intenção de estar em Fátima na peregrinação internacional do 13 de maio do próximo ano – vontade que foi transmitida aos bispos de Portugal em setembro de 2015, no início da visita 'ad Limina'. (BF/Ecclesia)
.............................................................................................................................................................
Papa ao Brasil:
Harmonia, paz, oração e diálogo na dificuldade

Ao final da catequese desta quarta-feira, (11/05), o Papa fez uma saudação especial aos brasileiros, que vivem momentos políticos conturbados:
Que o Brasil encontre o caminho da reconciliação e da justiça social
“Ao saudar vocês, peregrinos brasileiros, o meu pensamento vai à sua amada nação. Nesses dias em que nos preparamos para Pentecostes, peço ao Senhor que derrame abundantemente os dons do Espírito Santo para que, nesses momentos de dificuldade, o país caminhe pelas sendas da harmonia e da paz com a ajuda da oração e do diálogo. Que a proximidade de Nossa Senhora Aparecida – que como uma boa mãe jamais abandona seus filhos – seja defesa e guia no caminho”.
O Papa Francisco está informado e acompanha a situação política brasileira por meio dos bispos da CNBB. Ao final da Assembleia, realizada em Aparecida em abril, a entidade emitiu uma nota a respeito.
Na Audiência Geral da semana passada, o Arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, teve a oportunidade de falar com o Pontífice sobre o tema. Dom Orani pedira ao Papa que rezasse pelo Brasil. Em resposta, Francisco disse que reza sempre pelo nosso país.
A crise também esteve na pauta da audiência privada que o Papa concedeu na terça-feira, (10/05), à atriz Letícia Sabatella e à juíza substituta do Tribunal de Justiça de São Paulo, Kenarik Boujikian.
O Senado brasileiro vota nesta quarta-feira o parecer pela admissibilidade do processo de impeachment que, se aprovado, afastará a Presidente Dilma Rousseff temporariamente por 180 dias. (bf)
..................................................................................................................................................
                                                                                               Fonte: radiovaticana.va    news.va
Papa Francisco nomeia bispo auxiliar de Goiânia
Acolhendo a solicitação do arcebispo de Goiânia, dom Washington Cruz, o papa Francisco nomeou hoje, 11 de maio, padre Moacir Silva Arantes como bispo titular de“Tituli di Numidia” e auxiliar na arquidiocese de Goiânia. Atualmente, padre Moacir é assessor nacional da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e membro do clero da diocese de Divinópolis (MG).
Pe.  Moacir Silva Arantes
Natural de Itapecerica (MG), padre Moacir nasceu em 03 de junho de 1969. Foi ordenado diácono em fevereiro de 1999 e sacerdote em agosto do mesmo ano.
É formado em Filosofia e Teologia pela PUC de Belo Horizonte (MG). Em sua trajetória sacerdotal, padre Moacir foi assessor diocesano da Pastoral da Juventude, em 1995; coordenador da Pastoral Vocacional(2001 a 2003); reitor do Seminário Diocesano (2000 a 2003); representante dos presbíteros (2004 a 2005); diretor Espiritual no Seminário de Teologia (2010 a 2014); assessor eclesiástico diocesano da Pastoral Familiar (2004 a 2014); membro do Conselho Presbiteral da diocese (2000 a 2014); membro do Conselho Diocesano de Pastoral (2001 a 2014); membro do Conselho Diocesano de Formação Sacerdotal (2000 a 2014); Conselheiro nas Equipes de Nossa Senhora – ENS (1999 a 2016).
Na CNBB, padre Moacir, foi assessor eclesiástico da Pastoral Familiar do regional leste 2 (2011 a 2015). Atualmente exerce a função de assessor nacional da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família.
...................................................................................................................................
                                                                                                       Fonte: cnbb.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário