domingo, 22 de maio de 2016


Papa Francisco:
Deus é família aberta, não devemos nos fechar

Cidade do Vaticano (RV) – A dimensão trinitária nos “ensina que Deus é uma ‘família’ de três pessoas que se amam tanto de modo a formar uma só coisa. Esta ‘família divina’ não é fechada em si mesma, mas é aberta, comunica-se na criação e na história e entrou no mundo dos homens para chamar todos a fazerem parte”: foi o que disse o Papa Francisco neste domingo, antes do Angelus com os fiéis e peregrinos reunidos na Praça São Pedro. Na sua reflexão antes da oração mariana, o Santo Padre falou do mistério trinitário, mistério da fé cristã, na Solenidade da Santíssima Trindade.
Imagem e semelhança de Deus
Somos imagem e testemunhas da Trindade
Um “horizonte” de comunhão – continuou o Papa – “que envolve todos e nos estimula a viver no amor e na partilha fraterna, certos de que onde há amor, há Deus”:
“O nosso ser, criados à imagem e semelhança de Deus-comunhão nos chama a compreender nós mesmos como seres-em-relação e a viver as relações interpessoais na solidariedade e no amor recíproco. Tais relações são reproduzidas, em primeiro lugar, no âmbito de nossas comunidades eclesiais, para que seja sempre mais clara a imagem da Igreja ícone da Trindade”.
Solenidade da Santíssima Trindade
Mas se reproduzem também – continuou o Papa – “em todas as relações sociais, da família até as amizades no ambiente de trabalho: são oportunidades concretas que são oferecidas para construir relações sempre mais humanamente ricas, capazes de respeito mútuo e amor altruísta”.
“A festa da Santíssima Trindade nos convida a nos comprometermos nos eventos diários para sermos fermento de comunhão, de consolação e de misericórdia. Nesta missão, somos sustentados pelo poder que o Espírito Santo nos dá: ele cuida da carne da humanidade ferida pela injustiça, pela opressão, pelo ódio e pela ganância”.
O Papa Francisco concluiu recordando a Virgem Maria, que “na sua humildade, aceitou a vontade do Pai e concebeu o Filho por obra do Espírito Santo. Que ela nos ajude, espelho da Trindade, a fortalecer a nossa fé no Mistério trinitário e encarná-la com escolhas e atitudes de amor e unidade”. (SP)
..............................................................................................................................................................
Papa à Cúpula de Istambul:
Salvar a vida de cada ser humano

“Conflitos, problemas ambientais e extrema pobreza”, estão provocando sempre mais no mundo “dramáticas situações humanitárias” que precisam de medidas adequadas de ajuda. Foi o que recordou neste domingo, após a Oração do Angelus, o Papa Francisco, aos fiéis e peregrinos presentes na Praça São Pedro.
Sejamos justos e solidários
O Papa quis lembrar que nesta segunda-feira tem início em Istambul, na Turquia, a Primeira reunião de Cúpula Humanitária Mundial:
“Amanhã vai começar em Istambul, Turquia, a Primeira reunião de Cúpula Humanitária Mundial, com o objetivo de refletir sobre as medidas a serem tomadas para responder as dramáticas situações humanitárias causadas por conflitos, problemas ambientais e extrema pobreza. Vamos acompanhar com a oração os participantes deste encontro, para que eles se empenhem a fundo a realizar o objetivo humanitário principal: salvar a vida de cada ser humano, sem exceção, especialmente os inocentes e os mais indefesos".
O Santo Padre recordou ainda que também a Santa Sé participará do encontro com o Secretário de Estado, Cardeal Pietro Parolin. (SP)
..............................................................................................................................................................
Papa pede orações pelos cristãos na China:
Sejam sinal de reconciliação

“Neste Ano Santo da Misericórdia possam os católicos chineses, junto com aqueles que seguem outras nobres tradições religiosas, tornarem-se sinal concreto de caridade e reconciliação. Desta forma, eles vão promover uma autêntica cultura do encontro e a harmonia de toda a sociedade”. Foi o que disse o Papa Francisco na conclusão do Angelus deste domingo na Praça São Pedro acrescentando:
Construam a comunhão
“Terça-feira, 24 de maio, vamos nos unir espiritualmente aos fiéis católicos na China, que naquele dia irão celebrar com especial devoção a memória de Nossa Senhora “Ajuda dos Cristãos”, venerada no Santuário de Sheshan, em Xangai. Peçamos a Maria para dar aos seus filhos na China a capacidade de discernir em todas as situações os sinais da presença amorosa de Deus, que sempre acolhe e perdoa”.
Papa Francisco pediu ainda à multidão de fiéis na Praça São Pedro “um aplauso aos muitos bons sacerdotes que existem aqui na Itália”. Fez isso depois de ter recordado que ontem, em Cosenza, foi beatificado Francesco Maria Greco, sacerdote diocesano, fundador das Irmãs Pequenas Operárias dos Sagrados Corações.
“Entre o século XIX e século XX foi animador da vida religiosa e social da sua cidade, Acri, onde exerceu todo o seu fecundo ministério. Demos graças a Deus por este sacerdote exemplar”, finalizou. (SP)
.................................................................................................................................
                                                                               Fonte: radiovaticana.va   news.va

Nenhum comentário:

Postar um comentário