sexta-feira, 13 de maio de 2016

Algumas das atividades do Papa neste sábado

Francisco exorta Fundação Pontifícia a combater a pobreza

Cidade do Vaticano (RV) – O Papa recebeu no final da manhã desta sexta-feira, (13/5), cerca de 300 participantes na Conferência internacional da Fundação “Centesimus Annus – pro Pontifice”. O tema do encontro é “A iniciativa empresarial na luta contra a pobreza. Emergência refugiados, o nosso desafio”.
Em seu discurso, o Papa partiu do tema abordado pela Conferência em relação à contribuição da comunidade internacional na luta contra a pobreza, com referência particular à atual crise dos refugiados, uma obrigação moral e uma questão humanitária delicada:
Migrantes
Busquemos a justiça, que promoverá a paz
“A crise dos refugiados, cujas proporções estão aumentando dia a dia, é uma daquelas à qual me sinto bastante próximo. Na minha visita à Ilha de Lesbos fui testemunha das tristes experiências de sofrimento humano, sobretudo das famílias e das crianças. Por isso, a comunidade internacional é convidada a dar respostas políticas, sociais e econômicas a tais dramas que ultrapassam os confins nacionais e continentais”.
A luta contra a pobreza, frisou o Papa, não é somente um problema econômico, mas sobretudo moral, que apela a uma solidariedade global e ao desenvolvimento de inteiras populações. A atividade econômica deve estar a serviço da pessoa humana e do bem comum. E acrescentou:
Exclusão
“Uma economia de exclusão e de iniquidade levou a um grande número de pessoas deserdadas e descartadas como improdutivas e inúteis. Seus efeitos são percebidos até nas sociedades mais desenvolvidas, onde o crescimento da pobreza e da decadência social representam uma série ameaça às famílias e aos jovens”.
De fato, afirmou ainda o Santo Padre, o índice de desemprego juvenil é um escândalo e deve ser enfrentado com urgência como uma verdadeira epidemia social; é roubada a esperança da nossa juventude e esbanjadas as suas grandes energias, criatividades e intuições.
Francisco concluiu suas palavras expressando a sua esperança de que esta Conferência internacional possa contribuir para gerar novos modelos de progresso econômico orientados para o bem comum, à inclusão e desenvolvimento integral, o incremento do trabalho e investimento nos recursos humanos. A sua vocação é servir a dignidade humana, a construção de um mundo mais solidário e a civilização do amor, que abraça a justiça e a paz. (MT)
..............................................................................................................................................................
Papa faz visita surpresa à Comunidade 'Il Chicco'

O Papa Francisco fez uma visita surpresa, na tarde desta sexta-feira (13/05), à Comunidade “Il Chicco” (O grão), situada em Ciampino, nas proximidades de Roma. 
A visita papal se realizou no âmbito das iniciativas feitas nas ‘sextas-feiras da misericórdia’, neste Ano jubilar. A notícia foi publicada no site do Jubileu da Misericórdia. 
Acolhimento 
A Comunidade “Il Chicco” é uma associação pertencente à família ‘A Arca’, fundada por Jean Vanier, em 1964. A federação está presente em 30 países nos cinco continentes e, junto com a associação ‘Fé e Luz’, se dedica às pessoas frágeis e marginalizadas da sociedade. A comunidade foi a primeira criada na Itália, fundada em 1981, e acolhe hoje 18 pessoas com problemas mentais. Na estrutura de Ciampino existem duas casas-família: “Vigna” e “Ulivo”.
Outra estrutura se encontra em Bolonha, e a terceira será aberta na Sardenha. A ideia principal de ‘A Arca’ é ‘elogiar a imperfeição’, ou seja, conscientizar as pessoas de que ninguém deve ser discriminado por causa de uma deficiência. 
Ternura
O Papa Francisco quis dar mais um sinal contra a cultura do descarte. Ninguém tem o direito de discriminar com base em preconceitos que marginalizam e fecham na solidão famílias e associações. 
O Santo Padre sentou-se à mesa para merendar com os membros da comunidade e os voluntários, e ouviu as palavras simples proferidas por Nadia, Salvatore, Vittorio, Paolo, Maria Grazia e Danilo, partilhando com alegria e simplicidade este momento familiar. Francisco visitou os doentes mais graves dando sinais de grande afeto e ternura, em particular a Armando e Fabio que foram os primeiros a serem acolhidos na estrutura. 
Criatividade
A beleza da proximidade, da ternura e do carinho
Segundo a intuição do fundador de ‘A Arca’, os portadores de deficiência devem realizar trabalhos manuais, conforme a capacidade de cada um. O Papa Francisco visitou o laboratório onde cotidianamente são criados pequenos objetos de artesanato que expressam a criatividade e a fantasia dos membros da Comunidade  “Il Chicco”. 
De mãos dadas, eles rezaram com o Santo Padre na pequena capela e se abraçaram. 
Francisco retornou, ao Vaticano, por volta das 18h30 locais. 
A Comunidade “Il Chicco” vive de poucos subsídios regionais. Grande parte da ajuda necessária para a assistência é confiada à Providência Divina. O Papa Francisco, além de uma soma em dinheiro, levou também doces e frutas da estação, como cerejas e pêssego. O gesto foi acolhido por todos com aplauso e alegria.
Sinal concreto
O Santo Padre expressou com esta visita um dos traços mais salientes que expressam o seu pontificado: a atenção aos simples e vulneráveis. Levando-lhes ternura e afeto, o pontífice quis dar um sinal concreto de como viver o Ano da Misericórdia. 
No último dia 12, os dados oficiais do Ano Santo da Misericórdia falavam de mais de 7 milhões (7.133.256) de pessoas presentes nos eventos jubilares em Roma. O de hoje é o quinto sinal de misericórdia realizado pelo Papa Francisco durante o Jubileu. Em janeiro passado, visitou o abrigo para idosos e os doentes em estado vegetativo. Em fevereiro, visitou a Comunidade Terapêutica São Carlos, nas proximidades de Castelgandolfo. Em março, visitou o centro de acolhimento para refugiados em Castelnuovo di Porto, e, em abril, visitou à ilha de Lesbos, na Grécia. (MJ)
...................................................................................................................................
                                                                                                Fonte: radiovaticana.va

Nenhum comentário:

Postar um comentário