domingo, 1 de maio de 2016

Papa Francisco:
O egoísmo impede de nos amarmos como irmãos

Cidade do Vaticano (RV) - O Papa Francisco conduziu a oração mariana do Regina Coeli, deste domingo (1º/05), com os fieis e peregrinos provenientes de várias partes do mundo que se reuniram na Praça São Pedro.
“O Evangelho deste domingo nos conduz ao cenáculo”, disse o pontífice que enfatizou dois aspectos da missão do Espírito Santo.
“Durante a última ceia, antes de sofrer a Paixão e Morte na cruz, Jesus promete aos Apóstolos o dom do Espírito Santo, que terá a tarefa de ensinar e recordar as suas palavras à comunidade dos discípulos. Jesus mesmo diz: ‘O Defensor, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, ele lhes ensinará todas as coisas e fará vocês lembrarem tudo o que eu lhes disse’. “Ensinar e recordar. É o que faz o Espírito Santo em nossos corações”, frisou o Santo Padre.
Amemos fraternalmente a todos!
“No momento em que Ele está para retornar ao Pai, Jesus preanuncia a vinda do Espírito que primeiramente ensinará aos discípulos a compreender cada vez mais plenamente o Evangelho, a acolhê-lo em sua existência e a fazê-lo vivo e operante com o testemunho”, sublinhou o Papa.
“Enquanto está para confiar aos Apóstolos, que significa ‘enviados’, a missão de levar o anúncio do Evangelho a todo o mundo, Jesus promete que não estarão sozinhos: Estará com eles o Espírito Santo, o Paráclito, que ficará ao lado deles, aliás, estará neles, para defendê-los e sustentá-los. Jesus retorna ao Pai, mas continua  acompanhando e ensinando os seus discípulos por meio do dom Espírito.”
O segundo aspecto da missão do Espírito Santo consiste em ajudar os apóstolos a recordar as palavras de Jesus. “O Espírito tem a tarefa de despertar a memória, recordar as palavras de Jesus”, disse o pontífice.
“O divino Mestre já comunicou tudo aquilo que pretendia confiar aos Apóstolos: Com Ele, Verbo encarnado, a revelação é completa. O Espírito recordará os ensinamentos de Jesus nas diversas circunstâncias concretas da vida para que sejam colocados em prática. Isto acontece ainda hoje na Igreja, guiada pela luz e pela forca do Espírito Santo, para que possa levar a todos o dom da salvação, isto é, o amor e a misericórdia de Deus. Por exemplo, quando vocês lerem um trecho, uma passagem do Evangelho, peçam ao Espírito Santo que está em nossos corações: ‘Que eu entenda e me lembre estas palavras de Jesus.”
“Nós não estamos sozinhos: Jesus esta perto de nós, no meio de nós, dentro de nós! A sua nova presença na história se realiza mediante o Espírito Santo, através do qual e possível instaurar uma relação viva com Ele, o Senhor Ressuscitado. O Espírito, derramado em nós com os Sacramentos do Batismo e da Crisma, age na nossa vida. Ele nos guia no modo de pensar, de agir, de distinguir aquilo que é bem e o que e mal, nos ajuda a praticar a caridade de Jesus, o seu doar-se aos outros, especialmente aos mais necessitados”, disse ainda o Santo Padre.
“Não estamos sós”, repetiu o Papa. “E o sinal da presença do Espírito Santo é também a paz que Jesus doa aos seus discípulos: ‘Eu lhes dou a minha paz’. Essa paz é diferente daquela que os homens se desejam e tentam realizar. A paz de Jesus jorra da vitória sobre o pecado, sobre o egoísmo que nos impede de nos amar como irmãos. É dom de Deus e sinal da sua presença. Cada discípulo, chamado hoje a seguir Jesus levando a cruz, recebe em si a paz do Senhor Ressuscitado na certeza da sua vitória e na espera de sua vinda definitiva.”
“Que a Virgem Maria nos ajude a acolher o Espírito Santo com docilidade, como Mestre interior e como Memória viva de Cristo no caminho cotidiano”, concluiu Francisco. (MJ/FB)
...............................................................................................................................................................
Papa recorda a Síria, os trabalhadores
e pede punição para quem abusa de menores

Depois da oração mariana do Regina Coeli, o Papa recordou os irmãos das Igrejas do Oriente que celebram a Páscoa, neste domingo. “O Senhor Ressuscitado leve a todos os dons de sua luz e sua paz”, disse Francisco.
Lembrando a situação de conflito na Síria o Papa disse:
“Recebo com profundo pesar as notícias dramáticas provenientes da Síria, sobre a espiral de violência que continua piorando a desesperada situação humanitária do país, sobretudo na cidade de Aleppo, e ceifando vítimas inocentes, até mesmo entre as crianças, os doentes e aqueles que, com grande sacrifício, estão comprometidos em prestar ajuda ao próximo. Exorto todas as partes envolvidas no conflito a respeitar o cessar das hostilidades e a reforçar o diálogo em andamento, único caminho que conduz à paz.”
Peçamos a Deus que mova os corações para a paz!
A seguir, o Papa disse que terá início nesta segunda-feira (02/05), em Roma, a Conferência Internacional sobre o tema “O desenvolvimento sustentável e as formas mais vulneráveis de trabalho”. “Desejo que o evento possa sensibilizar as autoridades, as instituições políticas e econômicas e a sociedade civil a fim de que se promova um modelo de desenvolvimento que considere a dignidade humana, no respeito pleno das normativas sobre o trabalho e o ambiente”, frisou Francisco.
O Santo Padre saudou os peregrinos provenientes da Itália, e os de Madri e Barcelona, na Espanha, os de Varsóvia, na Polônia, como também a Comunidade Abraão, engajada em projetos de evangelização na Europa.
Francisco saudou a Associação “Meter” que há vários anos luta contra toda forma de abuso infantil. “Isto é uma tragédia! Não devemos tolerar abusos contra menores! Temos de defender as crianças e devemos punir severamente quem abusa dos menores”, disse o Papa que agradeceu a associação pelo seu compromisso e a exortou a continuar este trabalho com coragem. (MJ)
...................................................................................................................................
                                                                              Fonte: radiovaticana.va      news.va

Nenhum comentário:

Postar um comentário