quinta-feira, 24 de agosto de 2023

“Catequizar é fazer ecoar a Palavra de Deus”,

afirma Dom Leomar Brustolin,
em homenagem ao Dia do Catequista

Por ocasião do Dia do Catequista, celebrado no dia 27 de agosto, último domingo do mês vocacional, o arcebispo de Santa Maria e presidente da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Leomar Antônio Brustolin, dirigiu uma palavra de gratidão e reconhecimento, por meio de um vídeo, a todos aqueles que se dedicam ao serviço de transmissão da fé, sobretudo às novas gerações.

“Catequizar é fazer ecoar a Palavra de Deus, por isso discípulos são os catequistas. Primeiro, nós acolhemos a Palavra para depois poder comunicá-la, explicá-la. Ser catequista é explicar a Palavra, mas a forma mais eloquente para explicar essa Palavra é o testemunho de vida. Se a Palavra convence, o testemunho arrasta”.

Dom Leomar reconhece que a missão do catequista não é fácil, mas é uma missão muito feliz. “É uma missão feliz porque é a missão de plantar, não é de colher. É colocar sementes que, talvez, não vejamos os frutos, mas eles vão aparecer na hora certa”, destaca.

“Que você se sinta totalmente renovado. Espante qualquer cansaço, qualquer preocupação porque se Deus está conosco, se é ele o dono da Messe, se ele é o divino semeador, certamente, nós podemos trabalhar com serenidade e paz”.

O arcebispo convoca os catequistas a celebrar o dia com uma grande ação de graças, relembrando o chamado do Ano Vocacional, para que se sintam renovados e digam mais uma vez “sim” ao Senhor. “Foi Ele quem lhe chamou por várias mediações e oportunidades para entrar nesse caminho”.

“Que Deus lhe abençoe e afaste todos os males e perigos de sua vida. E lhe confirme sua missão e te conceda muita saúde e muita paz. Feliz do catequista!”, exorta dom Leomar.

Assista:

.........................................................................................................................................................................

Comissão para a Animação Bíblico-Catequética
divulga carta e propostas de roteiros para celebração



A Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou uma carta aos catequistas, com o título “A alegria do encontro”, por ocasião do dia dedicado a eles, 27 de agosto. A carta é assinada por dom Leomar Antônio Brustolin, presidente da Comissão. Além disso, foram divulgadas também, nesta segunda-feira, 31 de julho, uma proposta de roteiro para a celebração eucarística com bênção dos catequistas e uma outra proposta de roteiro para ser realizada no grupo de catequistas.

Na carta, a Comissão cumprimenta os catequistas pela data festiva na qual comemora-se sua vocação. “Uma primeira palavra que lhe dedicamos é gratidão por tanto comprometimento a serviço da transmissão da fé a todos que lhe são entregues para essa iniciação. Sabemos muito bem dos desafios e preocupações do caminho, por outro lado, conhecemos o incansável esforço que você realiza para responder generosamente à missão que o Senhor lhe confiou de ser catequista em nosso Brasil”.

Igualmente, no texto da carta, a Comissão faz memória agradecendo pelos 40 anos do caminho percorrido no país com a publicação do Documento Catequese Renovada. “Desde então, muito se tem crescido num processo catequético de integração entre fé e vida, culto e misericórdia, verdade sobre Deus e verdade sobre a pessoa. Avancemos ainda mais nesse itinerário”.

No texto, a Comissão afirma que uma expressão deve ser reforçada na catequese –  trata-se de “encontro”:

O núcleo de toda evangelização consiste em favorecer um encontro vivo com o Senhor Jesus, de forma pessoal comunitária”, diz um trecho.

Além disso, reforça que para que a catequese fomente encontro com Jesus é preciso conversão do catequista e de toda a comunidade cristã, para passar de um estilo escolar para uma catequese de inspiração catecumenal.

“(…) o encontro não se realiza apenas por meio de conhecimentos cerebrais, mas numa relação pessoal com Jesus Cristo, vivido em dinâmica vocacional segundo a qual Deus chama, e o ser humano responde. Enfim, caro irmão e irmã, permaneça firme na tarefa de colaborar para que a sua comunidade persevere no ensinamento dos apóstolos (At 2,42)”.

Clique (aqui) e acesse a carta na íntegra.

Clique (aqui) e acesse a proposta de roteiro para a celebração eucarística com bênção dos catequistas.

Clique (aqui) e acesse a proposta de roteiro para celebração em grupos.

Foto de capa: Escola Maria Rainha

.............................................................................................................................................................
                                                                                                                          Fonte: cnbb.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário